Notícias Vale do Taquari - 21 de agosto de 2013


A Secretaria de Educação de Putinga está realizando um cadastramento das famílias que possuem crianças com idade entre 4 e 5 anos.

O papa Francisco vai anunciar em 30 de setembro as datas de canonização dos papas João Paulo II e João XXIII. Ambos são beatos, última etapa, de acordo com a Igreja Católica Apostólica Romana, para o processo de canonização.

Na próxima sexta-feira, dia 23, acontece a coleta de lixo reciclável nas localidades do interior de Arvorezinha. O material deve ser deixado nas capelas das comunidades.

Durante o 1º Salão de Turismo dos Vales - Turisvales, as cidades que compõe o G10 - Grupo dos 10 municípios da Região Alta do Vale do Taquari – lançaram a segunda edição da revista da Rota da Erva-Mate. Com textos produzidos em três idiomas – português, espanhol e inglês -, o material mostra as belezas naturais, históricas e culturais e os pontos turísticos de Anta Gorda, Encantado, Ilópolis, Doutor Ricardo, Putinga, Arvorezinha, Relvado, Itapuca, Nova Bréscia e Coqueiro Baixo.

Em Itapuca a localidade de São Carlos receberá uma rede de água, beneficiando 34 famílias. Os recursos para realização da obra, giram em torno de 193 mil reais, e são oriundos da Prefeitura e do Governo do Estado

Nesta quinta-feira, dia 22, acontece encontro do Grupo da Melhor Idade Felicitá de Doutor Ricardo.O evento inicia às 13h30min e será realizado no Centro Municipal de Convivência.

Na cidade de Ilópolis as ervateiras estão realizando reuniões nas comunidades para qualificar o processo de produção da erva-mate. Hoje, às 19 horas, a Marsango realiza encontro no Salão Santo Antônio.

Foram encerradas as inscrições para o concurso que elegerá a soberana e princesas do Cinquentenário de Anta Gorda. No total são 35 meninas que vão estar na passarela no desfile que ocorre no dia 09 de novembro. Na categoria minissoberana, 18 candidatas estão inscritas. Para a corte oficial, serão 17 garotas na disputa.

As agentes de saúde de Doutor Ricardo estão realizando um curso de capacitação. Os encontros que iniciaram esta semana e prosseguem até o dia 29, são coordenados pela enfermeira do ESF, Cristiana Bergmann Sgari. As agentes serão divididas em cinco microáreas.

O deputado Alexandre Postal (PMDB) ratificou críticas que fez, na semana passada, à administração da Escola Bandeirantes, de Guaporé, que sofreu intervenção do Ministério Público em razão de suas más condições. Criticou o governo do Estado pela falta de investimentos nas escolas gaúchas. Também defendeu o imediato início das obras da rótula que ligará o frigorífico da Cooperativa Languirú, em Poço das Antas, até a rodovia local.

A APAE de Bom Retiro do Sul realiza Café Colonial no próximo domingo, dia 25 de agosto. O evento será realizado no Centro Comunitário Evangélico das 16 às 20 horas. Os cartões estão sendo comercializados a 12 reais.

No último sábado a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado realizou um Café Colonial, no Salão Paroquial. O evento contou com a presença de 560 pessoas.

A Prefeitura de Estrela, em parceria com o Lions Club, realizará no dia 15 de setembro, das 9h às 12h, a primeira edição do Brechó Solidário. O evento consiste na doação de móveis, eletrodomésticos e utensílios usados, em bom estado, que serão comercializados em um brechó, em frente à Prefeitura. Todas as peças arrecadadas serão vendidas a preços acessíveis e o valor arrecadado será destinado a entidades assistenciais. O material doado será recolhido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

No dia 12 de outubro acontece o baile festivo para escolha da rainha e princesas do município de Relvado. A programação ocorre no Ginásio de Esportes, a partir das 22h30min. As interessadas em concorrer podem realizar a inscrição na Secretaria de Educação até o dia 06 de setembro.

Em Arvorezinha foram realizadas obras de melhoria na Escola de Educação Infantil Professora Diva Maria Sabedotti Fornari. O investimento da administração municipal foi de 8 mil reais.

O Sicredi Região dos Vales entregou na última semana, na cidade de Encantado, o quarto prêmio do ano referente aos sorteios semanais do Sicredi Seguro Residencial ou Vida. Desta vez, o premiado foi Eduardo Bazanella.

A Secretaria da Agricultura do município comunica aos produtores que já podem realizar reserva para mudas de aipim e sementes de feijão. Os interessados em realizar reserva, devem fazer a mesma até o próximo dia 30 de agosto, na Secretaria da Agricultura.

No próximo sábado, dia 24, às 08 horas e 30 minutos, acontece plenária do Partido dos Trabalhadores de Lajeado na Câmara de Vereadores. Na pauta as Eleições de 2014 e o Programa de Eleições Diretas do PT.

O Gabinete do Deputado Federal Onix Lorenzoni (DEM) promoveu encontro na cidade de Teutônia, sob a coordenação do assessor do parlamentar Felipe Diehl. Na oportunidade foram debatidos assuntos de interesse dos municípios de Teutônia, Paverama, Cruzeiro do Sul, Colinas, Bom Retiro do Sul e Imigrante.

Os eleitores de Forquetinha devem realizar até o dia 02 de outubro, o recadastramento biométrico. O procedimento deve ser feito no Cartório Eleitoral de Lajeado.

No dia 29 de agosto, às 15 horas e 30 minutos, acontece o encontro para capacitação das Agentes Comunitárias de Saúde de Capitão. A reunião será coordenada pela Dra. Kátia Civardi.

Na última sexta-feira, dia 16, a Faculdade La Salle de Estrela fez a entrega dos certificados aos alunos que concluíram o MBA em Gestão de Projetos e o MBA em Gestão Financeira - 2ª edição. A solenidade contou com a presença da Miss Brasil, Gabriela Markus, que foi responsável pelo cerimonial.

No próximo domingo, dia 25, o município de Nova Bréscia sedia a segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Enduro. A promoção é do grupo Mentirosos Moto Clube. Os interessados em participar podem realizar a inscrição no site www.agpe.com.br.

Hoje, a partir das 11h45min, a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia, em parceria com o Sebrae/RS, promove Almoço Empresarial gratuito. O evento ocorre no Baviera Park Hotel e terá como pauta a trajetória de sucesso da empresa X Picanha Delivery, apresentada pelos empresários e sócios-proprietários da franquia, Ticiano Bottoni e Tatiano Bottoni.

Está sendo realizada hoje a 5ª Jornada da Enfermagem do Hospital Bruno Born de Lajeado. A programação prossegue a tarde com a realização de três palestras. O encerramento está previsto para às 17 horas.

A Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (CACIS) realiza de 26 a 30 de agosto o curso Gestão e Técnicas de Produção, ministrado pelo instrutor Adriano Antônio Felipe Alves. A capacitação é destinada a empresários, gerentes, líderes de equipe, supervisores e colabores de empresas do setor industrial.

Na manhã de hoje aconteceu na Prefeitura de Estrela o lançamento do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A cerimônia contou com a presença do Secretário Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara.

O 11° Seminário de Contabilidade do Vale do Taquari terá entre seus palestrantes o consultor empresarial e professor Christian Tudesco. No evento que ocorre em 19 de setembro, ele vai falar sobre “Desafios Multiconectados: o mercado mudou, os clientes mudaram e nós...”. As inscrições para o evento devem ser feitas através do site do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat):www.sincovat.com.br.

Foram prorrogadas as inscrições, até o dia 09 de setembro, para a 6ª Mostra de Dança Univates e a 1ª Mostra de Dança da Terceira Idade, que ocorrem no mês de outubro, no Ginásio de Ginástica Olímpica do Complexo Esportivo da Univates. Inscrições podem ser efetuadas no Setor de Atendimento ao Aluno, Prédio 9.

Nos dias 08, 09 e 10 de novembro acontece a 4ª Forquetinha Expofest. O Centro de Cultura Alemã, promotor do evento, já está comercializando os estandes para feira.

O PC do B pode ter um candidato na região a deputado federal, trata-se do suplente de vereador de Bom Retiro do Sul, Marcelo Hauschild.

Antes da sessão da Câmara de Vereadores de Estrela desta semana, os vereadores estiveram reunidos com o presidente do Estrela FC, Gustavo Gewehr. O motivo do encontro foi de ouvir da direção do clube esclarecimentos sobre a destinação da verba aprovada pelo legislativo ainda no mês de julho. Segundo Gewehr os recursos serão destinados exclusivamente à manutenção das escolinhas de futebol e não no futebol profissional.

A administração municipal de Arroio do Meio busca recursos junto ao Governo Federal para pavimentação de ruas nos bairros São Caetano e Aimoré.

Na próxima segunda-feira, dia 26, acontece mais um mutirão de cirurgias no Hospital Sant’Ana de Bom Retiro do Sul. A iniciativa é viabilizada através de parcerias com as prefeituras de Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Paverama e Poço das Antas. Serão realizados nove procedimentos de pequenos e médio porte.

Na sessão de ontem da Câmara de Vereadores de Estrela foram aprovados quatro projetos de lei, entre eles o que autoriza o Poder Executivo a contratar operações com a Caixa Econômica Federal, com recursos próprios para obras de infra-estrutura urbana.

Uma estudante de Nutrição da Univates foi destaque no Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul 2013, realizado entre os dias 08 e 10 de agosto, em Gramado. A acadêmica Jéssica Schuster recebeu o segundo lugar na categoria Melhor Tema Livre do Simpósio de Nutrição em Cardiologia, com o trabalho intitulado “Influência do consumo alimentar nos perfis bioquímico, antropométrico e fatores de risco cardiovascular de usuários do Ambulatório de Nutrição de um Centro Universitário”.

A Administração Municipal de Capitão realiza hoje, às 13h e 30 min na sede da Câmara de Vereadores o pagamento do quinto lote de bonificação aos agricultores do município

A Secretaria de Planejamento de Teutônia realiza terça-feira, dia 27, às 09 horas, uma reunião com os taxistas do município, para discutir a nova lei dos táxis.

Em Paverama a partir da próxima semana o atendimento ao público no gabinete do prefeito, será realizado às terças-feiras, das 08 às 12 horas. Nesta semana não há atendimento, pois o prefeito Vanderlei Markus está em Brasília.

Na próxima quinta-feira, dia 22, o deputado estadual Lucas Redecker (PSDB) estará em Lajeado, prestando conta de suas atividades como parlamentar. O encontro reunindo lideranças locais e regionais ocorre às 19 horas e 30 minutos, no salão da Paróquia do Bairro Moinhos.

No dia 29 de agosto, às 09 horas, no auditório do Prédio 16 da Univates, ocorrerá uma oficina de competitividade com o tema “Propriedade Intelectual”. A atividade objetiva capacitar as empresas brasileiras para melhorar sua competitividade com vistas à consolidação de seu processo de internacionalização e conquista de novos mercados. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de agosto.

O Centro Regional de Formação de Agricultores de Teutônia (Certa) realiza hoje e amanhã, o primeiro módulo do curso de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares. A capacitação ocorre junto ao Colégio Teutônia, na sede do CERTA. A segunda etapa do urso ocorre nos dias 28 e 29 de agosto.

No dia 24 de agosto acontece em Fazenda Vilanova, o segundo sorteio da campanha “Nota Premiada” e a “2ª Pernada Vilanovense”. A programação se desenvolve no Parque Municipal, a partir das 13 horas e 30 minutos.

A terceira edição da promoção Outlet Lajeado, que tem à frente a CDL, ocorre nesta quinta-feira, sexta-feira e sábado, (dias 22, 23 e 24 de agosto). Cerca de 150 estabelecimentos comerciais estão credenciados na campanha e vão liquidar seus estoques de inverno, oferecendo aos clientes produtos com até 70% de desconto.

A Univates oferece a segunda edição do curso “Gestão Estratégica de Compras”. A atividade ocorrerá entre os dias 02 e 30 de outubro, às quartas-feiras à noite. O curso é direcionado a profissionais da área de compras, gerentes, supervisores, auxiliares e micro e pequenos empresários. As inscrições podem ser realizadas até 27 de setembro, na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao.

Os eleitores de Imigrante devem realizar até o dia 14 de dezembro, o recadastramento biométrico. O procedimento deve ser efetuado no Cartório Eleitoral de Teutônia.

A administração municipal de Fazenda Vilanova fez o repasse de 73 mil reais, beneficiando 393 produtores rurais do município. O benefício é concedido aos agricultores que tiveram movimentação no Talão de Produtor.

O município de Estrela obteve uma verba de 250 mil reais, através de emenda parlamentar, para o calçamento da Rua Princesa Isabel no Bairro Imigrantes.

A administração municipal de Imigrante recebeu do Governo do Estado, um ônibus escolar avaliado em 214 mil reais. O veículo substitui outro que possuía mais de quinze anos de uso.

Em Teutônia o Centro de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola terá sua estrutura física ampliada. O investimento é de 650 mil reais.

Desde semana passada as 71 escolas e 30 municípios da região estão envolvidos nas disputas dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). Hoje ocorre em Teutônia a disputa do futebol de campo. Na quinta e sexta-feira os jogos centralizam-se no Parque do Imigrante e no Centro Esportivo Mário Lampert, ambos em Lajeado, envolvendo alunos do futsal, também em todas as categorias. Nestes quatro dias de jogos serão mobilizados mais de mil estudantes de escolas estaduais e municipais.

Diogo Antoniolli assumiu o comando da Secretaria de Obras de Bom Retiro do Sul, substituindo a Gilberto Martins de Quadros. O antigo titular pediu exoneração do cargo para atuar como assessor parlamentar da bancada do PP, na Assembleia Legislativa.

Visando agilizar a confecção de carteiras de trabalho, a Administração Municipal adquiriu neste mês três aparelhos para coleta digital de dados – câmera, aparelho biométrico e coletor de assinatura digital. Com a utilização dos equipamentos, o envio dos dados para o Ministério do Trabalho e Emprego, de Porto Alegre, será por e-mail, o que agilizará a confecção e entrega do documento.

Em Travesseiro o atendimento do médico pediatra no Posto de Saúde, acontece nas quintas-feiras de manhã. 

A solenidade de formatura da primeira turma do PRONATEC de Encantado – Curso de Auxiliar Administrativo está marcada para o próximo dia 28 de agosto, às 19 horas, no Auditório Itália, do Centro Administrativo.

O Governo municipal de Estrela realizou ontem a derrubada das paredes e retirada de sofás velhos, estofados e colchões que lotam uma sala fechada do Complexo da Polar. Após um incêndio no prédio, no final de julho, um servidor municipal comunicou o Executivo sobre a existência de mais um depósito irregular. Uma sindicância foi instaurada para apurar as responsabilidades pelo depósito clandestino.

A Defesa Civil de Lajeado realiza hoje, às 15 horas, um simulado de incêndio na Escola de Educação Infantil Pequeno Cidadão, do Bairro Montanha. A atividade deve ser repetida em outros treze educandários nos próximos meses.

O Cineclube Real de Arroio do Meio exibe nesta quinta-feira, dia 22, às 19h30min, o filme “O céu sobre os ombros”,do diretor Sérgio Borges. A entrada é franca e a classificação etária é de 16 anos.

Nas tardes de quintas-feiras, das 13h30min até as 17 horas, a Assessoria Jurídica, da Prefeitura de Forquetinha atende a população local. Os atendimentos devem ser previamente agendados.

A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Imigrante planeja o Calendário de Eventos de 2014. As entidades locais que tiverem interesse em solicitar a inclusão de atividades devem encaminhar as informações até o dia 19 de setembro.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subeseção de Lajeado realiza audiência pública hoje, às 16h, no Salão do Júri do Foro de Lajeado. O objetivo é discutir e buscar melhorias para o trabalho em órgãos de justiça, para advogados e clientes.

O município de Roca Sales sedia nesta quarta-feira, dia 21, a etapa municipal do campeonato Guri e Guria Bom de Bola. A abertura ocorre às 8h, no campo do Concórdia, onde haverá o pronunciamento das autoridades e hasteamento das bandeiras. Participam da competição escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino. As partidas ocorrem nos campos do Concórdia e do Copalto e têm duração de 20 minutos para os times masculinos e 15 minutos para os femininos.

O Centro de Referência de Assistência Social de Santa Clara do Sul realiza o serviço de proteção social básica a domicilio para pessoas idosas. O serviço possibilita conhecer a realidade dos idosos e das famílias, verificando a necessidade de reinseri-los nas atividades, além da inclusão ou continuidade deles no grupo de idosos.

As entidades empresariais, de trabalhadores, do sistema “S” e de ensino reunidas no Programa de Estimulo à Capacitação do Vale do Taquari – Evoluir – convidam a comunidade regional para visitarem e conhecerem as oportunidades de trabalho expostas na 2ª Feira de Emprego e Capacitação do VT. O evento acontece sábado, dia 24, das 9h às 16h, no ginásio de esportes Professor Nelson Brancher, no Parque dos Dick em Lajeado.

A Juventude Cristã Muçunense realiza hoje, a partir das 19h15min, uma reunião com a diretoria da Paróquia Nossa Senhora da Purificação. O objetivo da reunião é a reativação do grupo, além da definição de ações para motivar a participação da juventude na Igreja.

Na próxima sexta-feira, dia 23, a Câmara de Vereadores de Arvorezinha realiza o descerramento da Placa “Carta Testamento de Getúlio Vargas”, enviada ao município em 1962, pelo então governador, Leonel Brizola. A solenidade tem início às 18 horas e 30 minutos.

Em Capitão, no sábado, dia 24 de agosto, acontece a multivacinação para crianças que possuem vacinas de rotinaem atraso. Para regularização das vacinas, o Centro de Saúde estará aberto das 08 às 13 horas. 

A Secretaria da Agricultura de Marques de Souza realiza hoje no Ginásio de Esportes de Picada May, curso de capacitação para produtores de leite. Participam da atividade produtores de Tamanduá, Picada May, Picada Serra, Bela Vista do Fão, Vasco Bandeira e Linha 12 de Outubro.

Foi realizada ontem a aula inaugural de abertura do segundo semestre dos cursos de Comunicação Social da Univates, com a palestra do jornalista e escritor David Coimbra. 

Nenhum comentário: