Notícias Vale do Taquari - 20 de agosto de 2013


Na manhã da última sexta-feira, 16, jovens da classe de 1995, participaram de uma solenidade de juramento à Bandeira Nacional para o recebimento do Certificado de Dispensa de Incorporação. O evento aconteceu na sede do Centro Administrativo de Nova Bréscia onde reuniu os alistados dispensados da prestação do serviço militar de Capitão, Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Pouso Novo e Relvado.

A Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado promove sábado, dia 24, o 1º Festival de Bandas da Juventude, no Ginásio de Esportes do Parque João Batista Marchese, a partir das 22 horas. Dez bandas já confirmaram participação no evento.

Hoje, às 13h30min, a Prefeitura de Estrela irá demolir uma das paredes da antiga Polar. No local há mais um depósito irregular de sofás no subsolo, logo abaixo da Secretaria de Educação. Tudo o que tiver no local terá destinação correta.

A Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa protocolou duas emendas ao Projeto de Lei do Executivo, que busca instituir o passe livre estudantil no transporte intermunicipal. De acordo com os parlamentares tucanos, o PL do governo apresenta distorção ao conceder o benefício de forma desigual.

O Hospital de Caridade São José de Arroio do Meio programou para sexta-feira, dia 23, o 3º Filó Italiano. A programação tem início às 19 horas, com missa celebrada em língua italiana, seguindo com coquetel de confraternização no Salão Paroquial.

A CDL de Lajeado realiza hoje mais uma reunião-almoço. O evento ocorre neste momento na sede da entidade.

No dia 15 de setembro, acontece em frente a Prefeitura de Estrela, o Brechó Solidário. Na oportunidade serão comercializados a preços populares, móveis, eletrodomésticos e outros utensílios em bom estado de conservação. A promoção é da Prefeitura, através do Gabinete da 1ª Dama, Carine Schwingel, e do Lions Club de Estrela. .

Nos dias 29 e 30 de agosto acontecerá o 2º Seminário da Polícia Civil em Gramado: Prevenção à Criminalidade – Aspectos Sociais. O evento é aberto ao público e será realizado no Teatro Elisabeth Rosenfeld, na sede do Poder Legislativo Gramadense.

Desde o mês de março, 16 alunos das escolas municipais de Muçum, ensaiam semanalmente o repertório que deverá ser apresentado pela Banda Municipal, no próximo dia 07 de setembro. Formada a partir do projeto “Som da lata”, a banda está em seu segundo ano de trabalho. O grupo é formado por estudantes de 10 a 18 anos, e se apresenta nos mais variados tipos de eventos.

O município de Estrela obteve uma verba de 250 mil reais, através de emenda parlamentar, para o calçamento de uma rua no Bairro Imigrantes.

Os profissionais da Saúde de Fazenda Vilanova, estarão na tarde de hoje, a partir das 14 horas, realizando atendimentos aos moradores da localidade de Fazenda Juliana.

Na próxima segunda-feira, dia 26, acontece mais um mutirão de cirurgias no Hospital Sant’Ana de Bom Retiro do Sul. A iniciativa é viabilizada através de parcerias com as prefeituras de Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Paverama e Poço das Antas. Serão realizados nove procedimentos de pequenos e médio porte.

Na sessão de ontem da Câmara de Vereadores de Estrela foram aprovados quatro projetos de lei, entre eles o que autoriza o Poder Executivo a contratar operações com a Caixa Econômica Federal, com recursos próprios para obras de infra-estrutura urbana.

Uma estudante de Nutrição da Univates foi destaque no Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul 2013, realizado entre os dias 08 e 10 de agosto, em Gramado. A acadêmica Jéssica Schuster recebeu o segundo lugar na categoria Melhor Tema Livre do Simpósio de Nutrição em Cardiologia, com o trabalho intitulado “Influência do consumo alimentar nos perfis bioquímico, antropométrico e fatores de risco cardiovascular de usuários do Ambulatório de Nutrição de um Centro Universitário”.

Em Paverama a partir da próxima semana o atendimento ao público no gabinete do prefeito, será realizado às terças-feiras, das 08 às 12 horas. Nesta semana não há atendimento, pois o prefeito Vanderlei Markus está em Brasília.

Na próxima quinta-feira, dia 22, o deputado estadual Lucas Redecker (PSDB) estará em Lajeado, prestando conta de suas atividades como parlamentar. O encontro reunindo lideranças locais e regionais ocorre às 19 horas e 30 minutos, no salão da Paróquia do Bairro Moinhos.

No dia 29 de agosto, às 09 horas, no auditório do Prédio 16 da Univates, ocorrerá uma oficina de competitividade com o tema “Propriedade Intelectual”. A atividade objetiva capacitar as empresas brasileiras para melhorar sua competitividade com vistas à consolidação de seu processo de internacionalização e conquista de novos mercados. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de agosto.

A administração municipal de Imigrante recebeu do Governo do Estado, um ônibus escolar avaliado em 214 mil reais. O veículo substitui outro que possuía mais de quinze anos de uso.

Em Teutônia o Centro de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola terá sua estrutura física ampliada. O investimento é de 650 mil reais.

Desde semana passada as 71 escolas e 30 municípios da região estão envolvidos nas disputas dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). Hoje e amanhã ocorre em Teutônia a disputa do futebol de campo. Na quinta e sexta-feira os jogos centralizam-se no Parque do Imigrante e no Centro Esportivo Mário Lampert, ambos em Lajeado, envolvendo alunos do futsal, também em todas as categorias. Nestes quatro dias de jogos serão mobilizados mais de mil estudantes de escolas estaduais e municipais.

Diogo Antoniolli assumiu o comando da Secretaria de Obras de Bom Retiro do Sul, substituindo a Gilberto Martins de Quadros. O antigo titular pediu exoneração do cargo para atuar como assessor parlamentar da bancada do PP, na Assembleia Legislativa.

O Centro Regional de Formação de Agricultores de Teutônia (Certa) realiza nesta quarta e quinta-feira, dias 21 e 22, o primeiro módulo do curso de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares. A capacitação ocorre junto ao Colégio Teutônia, na sede do CERTA. A segunda etapa do urso ocorre nos dias 28 e 29 de agosto.

A terceira edição da promoção Outlet Lajeado, que tem à frente a CDL, ocorre nesta quinta-feira, sexta-feira e sábado, (dias 22, 23 e 24 de agosto). Cerca de 150 estabelecimentos comerciais estão credenciados na campanha e vão liquidar seus estoques de inverno, oferecendo aos clientes produtos com até 70% de desconto.

A Univates oferece a segunda edição do curso “Gestão Estratégica de Compras”. A atividade ocorrerá entre os dias 02 e 30 de outubro, às quartas-feiras à noite. O curso é direcionado a profissionais da área de compras, gerentes, supervisores, auxiliares e micro e pequenos empresários. As inscrições podem ser realizadas até 27 de setembro, na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao.

Os eleitores de Imigrante devem realizar até o dia 14 de dezembro, o recadastramento biométrico. O procedimento deve ser efetuado no Cartório Eleitoral de Teutônia.

A administração municipal de Fazenda Vilanova fez o repasse de 73 mil reais, beneficiando 393 produtores rurais do município. O benefício é concedido aos agricultires que tiveram movimentação no Talão de Produtor.
Em Santa Clara do Sul, no dia 30 de agosto, às 10 horas, acontece o Juramento à Bandeira, dos jovens da classe de 1995, dispensados do Serviço Militar. A solenidade ocorre no Salão Paroquial.

A Administração Municipal de Capitão realiza nesta quarta feira, 21, às 13h e 30 min na sede da Câmara de Vereadores o pagamento do quinto lote de bonificação aos agricultores do município

O Coral Concórdia de São Caetano, Arroio do Meio, promove no dia 31 de agosto o seu tradicional Festival de Corais, que ocorre no salão da Comunidade Evangélica do bairro Aimoré. O evento contará com corais convidados das cidades de Venâncio Aires, Encantado, Estância Velha, Colinas, Mato Leitão, Estrela, Roca Sales e Arroio do Meio. As apresentações iniciam às 20h.

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro segue com a entrega do cheque incentivo nas localidades. O roteiro encerra neste mês, e as datas de entrega são:

-hoje, dia 20 em Três Saltos Médio;

-dia 27 em Cairu encerrando o roteiro.

Em todas as datas de entrega a reunião inicia às 14 horas.

O Coral Municipal de Encantado realiza concerto domingo, dia 25, às 18 horas, no Auditório Itália do Centro Administrativo. Os ingressos podem ser adquiridos na Tabacaria Encantado ou no local do evento.

Será realizada hoje a aula inaugural de abertura do segundo semestre dos cursos de Comunicação Social da Univates, com a palestra do jornalista e escritor David Coimbra. A atividade gratuita é direcionada a alunos de Comunicação Social e demais interessados. O evento ocorrerá no auditório do Prédio 7, a partir das 19h30min. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/eventos.

Nenhum comentário: