Estrela-RS - desenvolvidas atividades relacionadas à Consciência Negra, na EMEF Ruth Markus Huber e EMEI Paraíso


De 19 a 23 de novembro foram desenvolvidas atividades relacionadas à Consciência Negra, na EMEF Ruth Markus Huber e EMEI Paraíso.
Cartazes e relatos de experiências da comunidade escolar, contribuíram para sensibilizar os educandos sobre a importância de conviver bem com as diferenças. 
Durante as atividades, as senhoras Nirce dos Santos e Odete Cardoso falaram da sua infância, dos hábitos e de sua cultura; trouxeram um pilão, com o qual prepararam a paçoca - comida típica apreciada pelos negros na ocasião da sexta-feira santa, salientando a influência da culinária. 
Dentre os cartazes expostos destacou-se o herói Zumbi dos Palmares e Dona Maria que se alfabetizou aos 64 anos, mostrando um exemplo de dizer não ao preconceito e lutando pelos seus direitos.
Na ocasião também teve a presença do senhor José dos Santos que, com seus sábios ensinamentos, trouxe a seguinte frase: "Não importa a cor da pele e nem da raça, todos devem se amar e respeitar uns aos outros".
Como culminância, o Padre Genico, no momento especial de Ação de Graças, contemplou tudo o que foi vivenciado, abençoando e dizendo: "Deus criou tudo ao nosso redor, por isso somos igualmente todos irmãos".

Nenhum comentário: