Coluna do Luca - Folha de Estrela - Dezembro de 2012



Luiz Carlos Freitag

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 13.12.12

MAGRA-INVENTIVA: Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

GILBERTO (PP): “Não estou entregando o cargo mesmo que tenha que entregar no fim do ano”.

CRISTIANO (PMDB): “Nossas ruas estão parecendo ruas do Paraguai”. 

ALOISIO (PSD): “Desde de manhã até as 17h da tarde não conseguimos contato com a Aes Sul”. 

ALOISIO (PSD): “É neste encontro de trabalho que as pessoas trabalham”. 

JOSÉ ALVES (PTB): “Nosso estado Gaúcho é o Rio Grande do Sul e o homem é mais machista”. 

JOSÉ ALVES (PTB): “Muitas vezes pedimos para a Aes Sul fazer um trabalho mais melhor para o município”. 

FRASE: “A Terra é Azul!” (Filósofo Gremista lembrando Yuri Gagarin no Salão do Hermes e Leonardo).

Gilberto Fensterseifer (PP), chateado, disse na Tribuna que depois da chuva e com o sol, “piorou a situação da macega na RS 129 entre o Bairro São José e Costão. E o DAER não faz nada”. Disse que neste aspecto, a Prefeitura está fazendo o seu trabalho.

Mas Gilberto falou ainda da paralisação das obras de reforma da ponte sobre o Arroio Boa Vista, entre os Bairros Boa União e São José, por parte do DAER. “O movimento dos caminhões e carretas cruzando o Bairro São José está terrivel, arrebentam canos da Corsan quase todos os dias, a rua está cheia de buracos”. Mas o vereador disse que, por outro lado, os buracos até que deveriam ficar assim mesmo, porque nem caminhão nem automóvel respeita os 60km/h, “passam a 90km/h mas com os buracos são obrigados a diminuir”

Aloisio Mallmann (PSD) destacou a participação de Júlia Tomasi no concurso A Mais Bela Comunitária do RS, promovido pela Fracab em Lagoa Vermelha. Elogiou a participação dos pais da nossa Garota Uame, do apoio da Uame e Associações de Bairros mas lembrou que já tivemos problemas no concurso da Fracab em 2010 3e 2011, e agora se repetiu. “A Júlia estava indo muito bem mas levamos um balde de água fria no final”. Ele, como presidente da Uame vai se reunir com os demais integrantes da Diretoria e em principio a intenção é a entidade se afastar da Fracab. Como integrante da Diretoria, eu concordo plenamente. E também concordo com a frase do Aloiso: “A Júlia Tomasi representa muito bem a beleza de Estrela, e tem nosso apoio nos demais concursos”. 

ACESSOS A BR 386 I - Semana passada comentei a falta de acessos de Estrela à BR 386 e hoje teremos a opinião do Prefeito eleito Rafael Mallmann sobre o assunto:

ACESSOS A BR 386 II - Sobre a primeira sugestão, acessar a rua João Lino Braun à rodovia, desviando o trânsito que vem de Teutônia e da Serra, que não precisaria mais congestionar o Trevo. Rafael disse ter gostado da idéia: “Vou fazer uma consulta aos comerciantes da área e ao DNIT”. Realmente os comerciantes vão gostar, pois terão muito mais veículos passando diariamente por suas lojas.

ACESSOS A BR 386 III - Sobre o acesso direto ao Bairro das Indústrias, na entrada do Trevo, para quem vem de Lajeado: Rafael disse que isso inclusive está no seu Plano de Governo: “Vamos fazer esta entrada”. Muito bom. Vai tirar centenas de veículos que tem que passar hoje pela Rótula em frente a Rodoviária, criando um grande congestionamento.

ACESSOS A BR 386 IV - O Prefeito eleito Rafael Mallmann comentou ainda minha sugestão de prolongar a nova iluminação da BR 386, concluida a pouco pelo atual Prefeito Celso Brönstrup, até o Trevinho da Trans-Santa-Rita: Disse que a idéia é ótima: “Vou logo tentar viabilizar recursos financeiros para isso, mas quem sabe estender esta iluminação até o Laguinho”. Segundo Rafael, daí este trecho da BR 386, até a Ponte sobre o Rio Taquari, se transformará num grande Centro Empresarial. 

ACESSOS A BR 386 V - Aliás, Rafael quer também, emergencialmente, tentar amenizar o trânsito no Bairro Boa União, abrindo logo após o viaduto do Trevo, uma segunda pista em direção ao Bairro: “Daí teremos um acesso direto para a Rota do Sol e outro direto para a Boa União”. Realmente ótima idéia.

E a Programação Natalina de Estrela, promovida pela Prefeitura Municipal, CACIS e CDL, prossegue. Domingo tem o 8º Concerto de Natal da Comunidade Evangélica, na Igreja Evangélica a partir das 20h e na terça dia 18, Orquestra Jovem do Sesi no Santuário Santo Antônio as 20h. 

Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari voltam a se reunir. O próximo encontro é dia 20 em Encantado. E como é a última reunião do ano, bem próximo ao Natal, acontecerá o tradicional Amigo Secreto.

A EMEF Pedro Jorge Schmidt, da Delfina, que tem como diretora Bárbara Schmitt, recebeu pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Agrinho - Meio Ambiente. Desta vez foi a professora Lisia Plentz, que tirou o segundo lugar no Projeto Pedagógico, competindo com mais 32 mil professores de 2.500 escolas de 496 municípios do RS. Levou uma TV 32 polegadas, a entrega foi semana passada. A promoção é do Senar e do Sebrae, com a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela. O presidente Lécio Gregory ficou satisfeito com mais esta projeção de Estrela.

FURO DE REPORTAGEM: O Banco Bradesco está comprando o Banco Santander, que inclusive já demitiu mais de seis mil funcionários. O anúncio oficial deve ocorrer nos primeiros dias de janeiro.

Nenhum comentário: