Leandro Vuaden: “Só vou olhar para frente”


Único árbitro Fifa do Estado, Leandro Vuaden, 37 anos, vai participar da pré-temporada dos juízes do Gauchão, dia 11, em Flores da Cunha. Ele ainda está aborrecido por ter falhado nos testes físicos no Paraguai, dia 13, o que diminui muito as suas chances de atuar na Copa do Mundo de 2014:

O que aconteceu?

Leandro Vuaden – (pensa) ... Não sei. Não estava num dia legal, aconteceu. Choveu, a pista estava encharcada, havia poças no piso, muito vento. Eu estava cansado, vinha de uma maratona de jogos. Eram 20 tiros de 150 metros que precisavam ser percorridos em 30 segundos. Parei no 16º. Não deu mesmo. Mas tentei.

Sentiu a pressão do teste da Fifa?

Vuaden – Eu já apitei jogos para 70 mil pessoas. Não senti nada. Mas naquele dia eu não estava bem. Vou olhar para a frente.

Onde você errou mesmo?

Vuaden – Acho que estranhei a pista de testes. Eu estava acostumado a treinar numa pista de saibro. Agora vou mudar de tática. Trabalhar mais em pista. Uma semana antes eu fiz o mesmo teste em Estrela, às 16h, com 38ºC e consegui os tempos exigidos. Azar!

Você está fora da Copa?

Vuaden – Ninguém falou nada. A Fifa não avisou. Continuo trabalhando duro. Estou em férias, mas ainda não parei. Corro todos os dias. Vou passar o Ano-Novo em Estrela, só não vou correr no dia 1º de janeiro. Aí, é folga merecida (risos).

Quem o auxilia?

Vuaden – Tenho dois personal trainers, um fisiologista e uma acupunturista. Me ajudam, são parceiros, caso contrário gastaria cerca de R$ 1,5 mil por mês só cuidando da parte física. O árbitro não tem muito apoio. Precisa tirar dinheiro do bolso para manter a sua preparação física em dia.

Quando será o próximo teste?

Vuaden – Tenho o da FGF, dia 16, aí em Porto Alegre. Depois, em fevereiro, outro da Fifa, que se repetirá em setembro. Estou em forma, vou superar tudo. O que aconteceu no Paraguai foi puro acidente. Foi como uma má performance numa partida de futebol.

Entrevista para Zero Hora

Nenhum comentário: