Notícias Vale do Taquari - 26 de dezembro de 2012


Notícias Vale do Taquari - 26 de dezembro de 2012

A festa de Natal na praça da cidade de Sério ocorre hoje, a partir das 19 horas. Entre as atividades uma celebração religiosa e apresentação da Orquestra Municipal. Haverá transporte escolar por todas as localidades.
       
Hoje, às 18 horas e 30 minutos, acontece sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio, quando serão apreciados 12 projetos de lei. Neste ano o poder legislativo apreciou 84 projetos, rejeitando apenas uma matéria de origem do poder executivo.  
        
A Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul realiza hoje, às 19 horas, a última sessão ordinária da atual legislatura. Na ordem do dia, três matérias para serem apreciadas.
       
Hoje, às 14 horas, as famílias de Travesseiro que foram contempladas com casas pelo projeto habitacional do MPA, devem comparecer na prefeitura para receberem o bônus de mil reais, referente a participação do município no projeto.
       
Cinco municípios da região alta do Vale do Taquari, comemoram aniversário de emancipação nesta semana.  Hoje é o aniversário de criação dos municípios de Ilópolis e Anta Gorda que completam 49 anos, e, na sexta-feira, dia 28, será o aniversário de Vespasiano Corrêa, Nova Bréscia e Doutor Ricardo.
       
O pagamento antecipado do IPVA pode  ser feito até o dia 02 de janeiro com desconto que pode chegar a 23% para os motoristas que nos últimos dois anos não sofreram multa.
       
Em Anta Gorda a comunidade de Itapuca está preparando a festa de Nossa Senhora de Lourdes programada para o dia 10 fevereiro, esperando romeiros de diversos estados.
                 
As culturas da erva-mate e de nogueiras devem substituir aos poucos as grandes extensões de eucalipto em Capitão. A Secretaria de Agricultura está com um projeto de incentivo ao plantio consorciado de erva-mate com nogueiras, resgatando tradições perdidas nas últimas quatro décadas.
       
Faltando menos de uma semana para a posse de vereadores as expectativas voltam-se para a formação das mesas diretoras das câmaras. Na formatação já podem ser encaminhados os primeiros desalinhamentos das alianças políticas formadas para vencer as eleições.

Os prefeitos reeleitos de Encantado e Capitão, Paulo Costi e Cezar Beneduzzi respectivamente, ainda não definiram o secretariado para o próximo governo.
       
Em Travesseiro o vereador Marcello Relly (PP), que não tentou o seu quinto mandato por problemas de saúde, apresentou um relato de seu trabalho nas 230 sessões ordinárias e 100 sessões extraordinárias ou solenes que participou. “Com apenas o curso fundamental e preparado para ser caminhoneiro precisei me adaptar, passar por uma reciclagem, mas os resultados mostram que fui feliz” disse o vereador ao deixar o poder legislativo.
       
O prefeito eleito de Marques de Souza, Ricardo Kich quer definir hoje o secretariado. Durante o feriadão realizou as últimas reuniões com as executivas do PP e PMDB, para definição dos nomes.
       
Em Pouso Novo o prefeito eleito Luiz Butini, deixa claro que  vai apostar no setor primário. Quanto aos setores de comércio e turismo, Butini salienta que serão necessários recursos extras, que no momento a prefeitura não tem. 
       
“O trânsito no centro de Arroio do Meio está doente e precisa de ajuda urgente”, a afirmação é do vereador Aldemir Gregóry (PP). Ele não entende como a Comissão Municipal de Trânsito foi dissolvida, sendo que a mesma apresentava projetos alternativos que poderiam encaminhar melhorias no fluxo do trânsito.
       
A Secretaria de Educação e Cultura de Roca Sales, implantou o Sistema de Informatização, adaptando os serviços das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Escolas de Educação Infantil. O sistema gerencia a vida escolar dos alunos a partir do cadastro individual e de turmas, incluindo notas, transferências, histórico escolar e atas de resultados finais. 
        
O ex-prefeito de Travesseiro, Genésio Hofsteter, que perdeu a eleição em outubro para o atual prefeito Ricardo Rockenbach admitiu ontem que voltará a concorrer para tentar o quinto mandato. Segundo Hofsteter, o uso da máquina administrativa nos últimos dias antes do pleito influenciou o processo eleitoral.            

A Prefeitura de Muçum em parceria com a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais realizaram domingo a abertura da colheita da uva. Em Muçum são produzidas uvas de excelente qualidade para o consumo in-natura e fabrico de sucos e vinhos. Segundo o técnico Jairo Bellini, Muçum conta com um micro-clima favorável para a produção e maturação precoce da uva de mesa. 

Estão definidas as posses dos prefeitos eleitos nos municípios da região:
-em Capitão, dia 30-12, às 19 horas, na Câmara de Vereadores;
-em Arroio do Meio, dia 31-12, às 16 horas, na Câmara de Vereadores;
-em Marques de Souza, dia 31-12, às 17 horas;
-em Travesseiro, dia 31-12, às 20 horas, no Colégio Monsenhor Seger;
-em Relvado a posse também ocorre dia 31, em horário a ser confirmado;
-em Coronel Pilar, a posse ocorre na manhã do dia 1º de janeiro, na igreja da cidade, logo após a missa;
-em Muçum, dia 01-01, às 08h30min;
-em Vespasiano Corrêa, às 09 horas;
-em Coqueiro Baixo, Anta Gorda, Nova Bréscia e Doutor Ricardo, dia 01-01, às 10 horas;
-em Pouso Novo, será dia 01-01, às 15 horas, na Câmara de Vereadores.
-em Encantado, dia 01-01, às 19 horas;

O Tribunal de Contas do Estado promete ser flexível na análise das contas municipais da gestão 2009-2012. Responsável por realizar auditoria nas prefeituras, o órgão assumiu o compromisso de considerar a perda de receita dos municípios na avaliação dos balanços financeiros, que podem apresentar déficits em função da defasagem no repasse de recursos federais, em relação aquilo que fora estimado pela União.

Mais de 8 mil presos beneficiados com a saída temporária de Natal e Ano Novo ou que cumprem pena no regime semiaberto serão monitorados eletronicamente, através de tornozeleira eletrônica, nas festas de fim de ano no país. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, ao menos cinco estados já usam o aparelho: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Rondônia. A tornozeleira permite que a polícia acompanhe a movimentação dos detentos que saem dos presídios, assegurando que eles cumpram as medidas impostas pelo juiz. O Rio Grande do Sul deve usar a ferramenta em 2013.
       
Já está em vigor a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que permite que os consumidores gerem energia elétrica em casa a partir de fontes renováveis e integrem à rede elétrica comum. O objetivo da permissão é baratear a conta de luz. A medida, aprovada em abril, vale para geradores domésticos que utilizem fontes como pequenas centrais hidrelétricas, matrizes eólicas, solar ou biomassa. O consumidor que aderir à resolução receberá um crédito que poderá ser abatido na conta de luz em um prazo de 36 meses. O sistema de geração de energia elétrica doméstica já existe há alguns anos em países da Europa, como a Alemanha.
       
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou em caráter terminativo projeto de lei que determina a criação de fundo para o amparo de mulheres vítimas de violência doméstica. O Fundo Nacional de Amparo à Mulheres Agredidas, que segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados, beneficiará as mulheres que se separaram de seus cônjuges por causa de violência doméstica, com ajuda financeira a partir de R$ 622 mensais durante 12 meses. Além do auxílio, as vítimas também participarão de treinamento profissional com o objetivo de realocar as mulheres no mercado de trabalho e garantir independência financeira. O autor do projeto, senador Jayme Campos (DEM-MT), disse que 28,9% das brasileiras que vivem nas grandes cidades são vítimas de violência doméstica e no restante do país o percentual cresce para 36,9%.


Nenhum comentário: