As 56 entidades que compõem o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas nos próximos dois anos tomaram posse


As 56 entidades que compõem o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas nos próximos dois anos tomaram posse nesta sexta-feira, dia 21. A solenidade ocorreu durante reunião do colegiado realizada em Caxias do Sul. Dentro do Comitê, elas representam 13 categorias, que se dividem em usuários da água e representantes da população dos 119 municípios que integram a Taquari-Antas. A eleição ocorreu no dia 30 novembro e teve 86 entidades inscritas, sendo que 56 se elegeram. Destas, 33 foram reeleitas e 23 ocupam cadeira no colegiado pela primeira vez. 
Para o presidente do Comitê, Daniel Schmitz, o momento é o início de uma nova caminhada rumo ao objetivo prioritário: garantir água para o abastecimento humano das atuais e futuras gerações. "Hoje é a oportunidade de nos conhecermos como Comitê, que tem uma gestão descentralizada e participativa", destacou. 
Reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e um dos pioneiros do Comitê Taquari-Antas, Izidoro Zorzi relembrou o início dos trabalhos do parlamento das águas, sua importância no Sistema de Recursos Hídricos e alertou: "Que sejamos realmente representantes das nossas categorias, pois o Comitê precisa de substância. Esse para mim é o maior desafio". 
A nova plenária terá como principal trabalho em 2013 e 2014 a gestão do Plano da Bacia Taquari-Antas. Isso significa que os membros do Comitê terão que determinar, avaliar e definir as intervenções para que as metas de qualidade das águas propostas para 10 e 20 anos sejam atingidas, sendo que a execução das ações ficará a cargo do Poder Público.
Na reunião também foram aprovados os relatórios de prestação de contas da última gestão (2010/2012) e do processo eleitoral deste ano. Além disso, os membros foram esclarecidos sobre o Sistema de Recursos Hídricos e atuação do Comitê de Bacia.

Nova diretoria será eleita dia 25 de janeiro
Já a nova diretoria do Comitê Taquari-Antas, formada por um presidente e um vice-presidente, será eleita no dia 25 de janeiro, em reunião no Centro Universitário Univates, em Lajeado. As chapas interessadas poderão se inscrever até o dia 20 de janeiro. Os atuais presidente e vice-presidente, Daniel Schmitz e Júlio Salecker, que representam a UCS e a Certel, respectivamente, manifestaram o desejo de ficarem à frente do parlamento das águas.


Fonte: Assessoria de Imprensa Comitê Taquari-Antas

Nenhum comentário: