Plano Municipal de Educação de Estrela-RS é aprovado por unanimidade


Plano Municipal de Educação é aprovado por unanimidade
Documento estabelece metas e estratégia para qualificar as ações na área para os próximos dez anos 

Em conferência realizada na sexta-feira (15), as mais de 130 pessoas presentes na Câmara de Vereadores – representando vários segmentos da comunidade – aprovaram, por unanimidade, o Plano Municipal de Educação de Estrela. O documento estabelece 20 metas e estratégias para alcançá-las. A proposta começou a ser construída em outubro do ano passado e agora deverá receber parecer do Conselho Municipal de Educação. Depois disto será elaborado projeto de lei, a ser encaminhado à apreciação do Legislativo.
O secretário municipal de Educação, Marcelo Mallmann, destaca a participação da comunidade na construção da proposta. “Desde o início houve o engajamento e comprometimento da comunidade como um todo, que reconheceu sua importância”, assinala. Segundo ele, foi uma construção dentro de um processo democrático, cujo resultado pôde ser comprovado pela expressiva participação na conferência, que aprovou o documento por unanimidade. 
Durante a conferência foi instituído o Fórum Permanente, que será responsável pelo acompanhamento da execução do Plano Municipal de Educação. Já é firmado por 26 pessoas, que representam o Executivo (Smed), Legislativo, Conselho Municipal de Educação, Associação dos Professores Municipais (Aprome), gestores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Educação Profissional, 3ª Coordenadoria Regional de Educação, professores, funcionários de escolas e alunos. 
A abertura do evento contou com a presença do secretário de Educação Marcelo Mallmann; do presidente do Legislativo, vereador Ernani de Castro, e do prefeito Rafael Mallmann, que destacou, em sua manifestação a importância do planejamento na área da educação para o futuro do município. "Estrela tem colocado a Educação como prioridade, seja nos investimentos realizados, seja na construção de estratégias e ações que projetam nossa rede como uma das melhores do Vale", enfatiza.

Foto: Conferência de Educação_abertura
Crédito: Jônatas dos Santos
Legenda: Prefeito (dir.) participou da abertura da conferência 

Foto: Conferência votação plano
Crédito: Divulgação
Legenda: Presentes aprovaram o Plano Municipal por unanimidade 

BOX 
Depoimentos
"Participar do processo de construção do Plano Municipal de Educação foi uma honra. Heráclito, pensador pré-socrático, disse: "Nada existe de permanente a não ser a mudança". É nesta dimensão que entendo o novo Plano. Representou a possibilidade de um sentimento de pertencimento, quando se constituiu da participação pró-ativa da comunidade estrelense em sua elaboração, além de propor novos horizontes, mais ambiciosos e ajustados às demandas atuais. Conforme diz o ditado, "...quem não sabe onde chegar qualquer lugar serve". No mesmo sentido, há que se salientar da responsabilidade acrescida, uma vez que, o que agrada muito, exigirá esforços de todas as instâncias da sociedade para seu pleno cumprimento. Em síntese, compreendo o Plano como a trajetória segura para uma educação que orgulhe a todos os estrelenses". Fábio Luís Mallmann, coordenador pedagógico da 3ª Coordenadoria Regional de Educação

"Participar da construção do Plano Municipal de Educação a partir das metas estabelecidas no Plano Nacional constituiu-se em importante momento na proposição de caminhos para alcançar uma educação de qualidade, baseada na construção conjunta da comunidade estrelense. Cabe ressaltar que as metas propostas demandarão esforços e competências de todos envolvidos para que as gerações futuras construam, através do conhecimento, uma sociedade capaz de agir e pensar com responsabilidade, princípios éticos na busca do desenvolvimento e da convivência feliz". Regiane H. Mallmann, participante GT Ensino Fundamental. 

"Uma cidade da grandeza de Estrela, em seu desenvolvimento cultural, social e econômico, demonstra essa condição ao aprovar seu Plano de Educação, com metas e estratégias que proporcionarão grande crescimento na educação de seus cidadãos, especialmente das crianças, adolescentes e jovens. A cidade e seu povo estão de parabéns." Irmão Marcos Corbellini, diretor da Faculdade La Salle

Texto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário: