Estrela-RS sedia oficina regional para crianças e adolescentes


Estrela sedia oficina regional para crianças e adolescentes
Iniciativa faz parte das ações realizadas pelo Projeto Protagonismo de Crianças e Adolescentes

O estudante do 7° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Sereno Hugo Wolkmer, de Estrela, Iago Luiz Wermann (12), será um dos participantes da Oficina Regional de Crianças e Adolescentes que ocorre no próximo dia 3 de junho, no município. O evento faz parte das ações do Projeto Protagonismo de Crianças e Adolescentes, ao qual Iago está engajado desde o ano passado. Ele já esteve em encontros, palestras, oficinas de teatro e outras atividades e destaca o aprendizado obtido por meio da iniciativa.
“Os adolescentes não devem ter vergonha de expor suas opiniões”, diz Iago. O projeto, conforme o estudante, proporciona novos conhecimentos e a troca de experiências entre jovens de várias cidades. Mais do que isso, o direito à participação, que segundo Iago deve ocorrer de forma igualitária, com o direito à manifestação de todos e não apenas de pequenos grupos.

Oficina
A Oficina Regional contará com representantes de Grêmios Estudantis, dos quais 20 jovens de Estrela, cinco de Teutônia e cinco de Cruzeiro do Sul. Cada uma das sete escolas da rede municipal com grêmios constituídos terá dois participantes. As oficinas ocorrem durante todo o dia e serão ministradas por meio da ONG Amencar, que é a organizadora do evento. 
Pela manhã, a partir das 8h30min, será na Faculdade La Salle. À tarde a programação se desenvolve na Escola Estadual 20 de Maio. Dança e expressão corporal são algumas das atividades que serão realizadas. 
O projeto Protagonismo de Crianças e Adolescentes no Rio Grande do Sul é um convênio entre a secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a ONG Amencar, além de contar com o apoio do Conselho Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Conanda). Participam 52 municípios, divididos em quatro pólos regionais. 
A iniciativa visa fortalecer políticas públicas e estratégias que promovam e viabilizem o direito à participação e livre expressão de crianças e adolescentes, promovendo o protagonismo juvenil nos vários espaços de convivência social. Em Estrela as ações contam com apoio do Governo Municipal, através das secretarias da Educação e da Saúde, e também do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário: