COLUNA DO LUCA – 18.05.15 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 18.05.15
Luiz Carlos Freitag 

Foi um sucesso o dia de vacinação especial em Estrela no Posto de Saúde Central, da rua Coronel Brito. Segundo o Secretário Elmar Schneider foram vacinadas 253 crianças, 24 gestantes, 13 profissionais da saúde, sete puérperas e 299 idosos, totalizando 596 pessoas. No total, Estrela tem a meta de vacinar 9.135 pessoas e já foram aplicadas em torno de quatro mil vacinas. O vereador Paulão Scheeren (PPS) fez um destaque especial para o trabalho dizendo que o trabalho realizado durante todo o sábado foi sem remuneração, “os funcionários da saúde não exigiram pagamento, nem hora extra por isso meus parabéns pelo gesto de grandeza, isso sim faz nosso município crescer”.

Com o lançamento da Maifest iniciaram os festejos dos 139 anos de Estrela e os 50 anos do Festival do Chucrute e dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela, os maiores do Brasil. E já tivemos o primeiro Baile do Chucrute no Centro Comunitário Cristo Rei - lotado. Sábado é o segundo, com uma novidade: O estrelense Ito – Clairton Carvalho – filho do Sertãozinho vai cantar com a Banda K’Necus uma música que ele mesmo compôs, em homenagem aos 50 anos do evento. E a decoração, está simplesmente fantástica. Alemães que vieram diretamente da Alemanha acharam estar de volta ao seu País, assim que entraram no local. 

Quinta feira tivemos a Primeira Palestra do Projeto Parceiros da Segurança, promovido pela AES Sul em parceria com a prefeitura municipal. O local foi a Câmara de Vereadores que ficou lotada, o que foi elogiado pelo vice prefeito Valmor Griebeler. O palestrante foi o Coordenador de Segurança da AES Sul, Mateus Alves da Silva, que agradou a todos os presentes. “Eletricidade é essencial, tudo depende dela, mas o trabalho tem que ser com segurança”, alertou.

Vale a pena ir visitar o andamento das obras das novas casas populares - local que em breve será o mais novo bairro de Estrela. Os trabalhos seguem tranquilamente, tudo indo muito bem. E segundo informação do Prefeito Rafael Mallmann, o local só será entregue para que as pessoas possam ali morar quando tudo estiver pronto. “Não só as casas, mas também a infraestrutura total, como água luz, esgoto, pavimentação, calçadas, etc”. E outra obra anexa também estará concluída, ou seja, o acesso ao local, completamente asfaltado.

O Presidente da Câmara Ernani de Castro (PMDB) passou uma informação muito boa, para os colegas e os presentes na reunião da semana passada. A próxima Sessão Ordinária, hoje as 18h30min será no Centro Comunitário Cristo Rei, local dos Bailes do Chucrute. O objetivo é comemorar no local os 139 anos de Estrela e para isso, todos estão convidados.

Günther Wagner me disse que a sua empresa, a Iccila está construindo 101 torres que irão gerar energia elétrica na cidade do Chuí, sul do nosso Estado. “Destas, 70 já estão concluidas e as demais ficam prontas em junho”, informou. Tudo foi contratado pela Eletrosul e em Livramento já foram construidas pela empresa estrelense 25 novas torres eólicas.

O ex-Prefeito de Estrela, Leonildo José Mariani assumiu em Porto Alegre o cargo de Coordenador da Política Estadual da Pessoa Idosa. Ele foi empossado pelo Secretário Estadual da Justiça e Direitos Humanos, César Faccioli. Segundo Mariani, “Este cargo significa uma luta para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas”.

FRASE DA SEMANA: “Nunca desfaça o trabalho de um amigo. Dê-lhe bons conselhos, se souberes.”  (Filósofo decepcionado, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Nenhum comentário: