Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal NOVA GERAÇÃO de 29.05.15


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal NOVA GERAÇÃO de 29.05.15

MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as “colaborações” dos 
Senhores Vereadores, as PÉROLAS:

FELIPE (PPS): “Preciso corrigir o vovô desta casa, talvez minha memória esteja me traindo”. 
FELIPE (PPS): “As vezes analfabetos não são os que não sabem ler e sim os que sabem ler e não lêem” 
PAULÃO (PPS): “Somos colegas de um partido que está quase apagando as velas”

FRASE: “Pessoas são os únicos elementos importantes em uma organização e Estrela recebeu milhares de pessoas para festejar sua data, estamos mesmo de parabéns” (Andreas Hamester, vereador do PP).

Na reunião mensal da Uame, semana passada, tivemos a participação do Secretário de Obras, Jorge Both. Foi muito elogiado. Na próxima reunião, dia 11 de junho no Bairro Oriental, já temos confirmada a presença do Prefeito Rafael Mallmann. E novamente o Presidente da Câmara, Ernani de Castro, prometeu se fazer presente.

Boa União em breve vai ter a sua praça privilegiada. Segundo o Secretário de Obras Jorge Both a comunidade do bairro e arredores terá pista de caminhada, academia ao ar livre, cancha de esportes e muitas melhorias. 

Incrivel, mas a Associação Estrelense de Proteção aos Animais, já doou 900 cães nos seus nove anos de existência. Em média 100 cães por ano. E muita gente auxilia, para que a entidade possa comprar alimentos para os animais que abriga. A propósito, dia 27 de junho e AEPA promove mais um galetaço, cartões já estão a venda e a entrega é no Centro Comunitário Cristo Rei.

Cliver Fiegenbaum, Chefe de Gabinete me passou uma informação privilegiada: A permuta da área onde vai ser instalado o restaurante panorâmico, ao lado a recém reinaugurada escadaria junto a ex-Polar está com seu encaminhamento perfeito, já está tudo no Registro de Imóveis. É entre a Prefeitura e a Rodos. “Assim que o documento estiver pronto, começa o asfaltamento da rua e a licitação para instalação do restaurante”. Realmente, aquele lugar será um ponto turístico monumental a Região.

A vacinação contra a gripe influenza foi prorrogada até o dia cinco de junho. Este ano a procura não está sendo muito boa, isso não só em Estrela - mas aqui, da meta de 9.135 pessoas a serem vacinadas, tivemos até agora pouco mais de seis mil doses aplicadas, ou seja, em torno dos 66%. O vereador Paulo Birck (PTB) fez um apêlo para que todos os que estão na prioridade procurem os postos de saúde. O Secretário da Saúde, Elmar Schneider, retorna segunda-feira das férias e deverá fazer um esforço para que a meta seja atingida. Terá muito apoio.

Semana passada, apresentei números e dados do Técnico da Defesa Civil de Estrela Cleto Werle, sobre chuva e tempo bom até 30 de junho. Perguntei a ele sobre possibilidade de enchente este ano e ele informou que isso pode vir a acontecer. “Na semana antes do Dia de São Miguel, em 29 de setembro, poderá chover muito mas ainda não posso confirmar nada porque a avaliação do El Niño está sendo feita”. Mas ele acentuou que o El Niño deste ano é o mais forte dos últimos cinco anos.

O vereador Felipe Schossler (PPS) deixou um parabéns especial a todos os seus colegas, porque a Câmara de Vereadores conseguiu repassar mais uma parte de verba não gasta, para a Prefeitura. “Os R$ 35 mil foram destinados à saúde, por isso cumprimento todos meus colegas que colaboraram para que isso ocorresse”.

Ainda do Felipe: Ele destacou os trabalhos de conclusão de obras no Bairro Auxiliadora, bem como a solução do problema de vazamento de água, por parte da Corsan. “A Secretaria de Obras está realizando um bom trabalho na limpeza do bairro, os moradores agradecem”.

Ernani de Castro (PMDB), autor da Lei Municipal que proibe que sejam jogados panfletos de publicidade nos terrenos das casas, reclamou segunda-feira na Câmara: “Panfletos estão voltando a ser jogados no chão, a chuva leva para as valetas e entopem esgotos”. Andreas Hamester (PP) disse que devem ser avisados fiscais do município, que repassam a reclamação para as empresas que contratam quem faz as entregas. “Não são as empresas que faze isso e sim são firmas terceirizadas”. Paulão Scheeren (PPS) disse que o melhor dia para fazer a fiscalização, é na sexta feira véspera de muitas ofertas.

Falando em Paulão Scheeren: Ele disse que no Brasil é muito fácil fazer Leis, mas poucas são cumpridas. “Mais de R$ 600 milhões em mercadorias entram anualmente no País como contrabando, porque não tem fiscalização”. Acho que ele tem razão. Não só contrabando por viagens ao exterior, mas sim, por inúmeras excursões para o Paraguai, Uruguai, etc...

O Governo Federal está cortando verbas de valores imensos, que seriam destinados aos municípios. Mas a Câmara dos Deputados, em Brasilia, parece não fazer parte disso aí tudo. Eles irão construir um anexo nos padrões de um shopping center. O custo será superior a Um Bilhão de Reais. Quem vai pagar isso? Segundo uma piada de brasilienses, será um “parla-shopping” para comprar deputados.

Amanhã a Ambi - Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias realiza a eleição da nova diretoria. Segundo a presidente Valéria Dolores Wink, todos os associados em dia podem votar das 8h até as 17h. A divulgação dos resultados acontece logo depois das 17h.

A Secretaria da Cultura e Turismo está preparando os shows que teremos na Multifeira e Semana Farroupilha. Segundo o secretário Rudimar Hagemann, em breve teremos os detalhes, mas este ano, deveremos ter novidades. 

Patrício Cabral, da Secultur está organizando para o dia 14 de junho a 1ª Tertúlia Musical Gaúcha. Vai ser na Casa de Cultura das 14h até as 17h com entrada franca. “Vários talentos musicais, canto e poesia irão se apresentar”, afirmou.

Nenhum comentário: