COLUNA DO LUCA – 25.05.15 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 25.05.15
Luiz Carlos Freitag 

A Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari – AESAVAT – realizou semana passada sua reunião mensal, desta vez em Roca Sales. Eles mostraram-se preocupados com a situação da agricultura, em alguns municípios. Acreditam que deve-sse pensar em dar mais apoio, pois alguns municípios (poucos no Vale do Taquari) para preservar a permanência dos jovens no meio rural. A solução seria dar mais apoio ao trabalhador rural, porque se cair a produção agrícola, muitos municípios serão prejudicados. Foi também nomeado o novo Coordenador da AESAMVAT, o estrelense Hilário Eidelwein substituirá por um ano, Cirio Schneider, de Lajeado. A próxima reunião será dia seis de junho, ao meio dia, em Nova Bréscia – “e isso não é mentira”, deixaram claro os participantes.

Foi um sucesso o 50º Festival do Chucrute – quase duas mil jantas foram servidas em cada um dos dois bailes. O Prefeito Rafael Mallmann e esposa Carina, mostrando o olhar de satisfação pelo evento, bem como pelos 139 anos de Estrela. Inclusive na Sessão Especial da Câmara de Vereadores, segunda-feira, ele ao saudar os presentes afirmou que a data desta a maior marca de Estrela, que é a união. “Estamos atingindo os objetivos muito mais rapidamente pois aqui representamos o povo de Estrela”. Deu os parabéns a todos os que trabalharam para o sucesso do Festival do Chucrute, afirmando que realmente estamos de parabéns pelo sucesso do evento.

O técnico da Defesa Civil de Estrela, Cleto Werle é dos maiores especialistas sobre previsões do tempo. Nunca errou. Agora me passou a dica: até três de junho teremos chuvas em intervalos, de cinco a 16 de junho tempo bom sem chances de chuva. Mas de 22 a 30 de junho teremos um período bem mais chuvoso. Mas por hora, não temos risco de enchentes. A propósito: O Cleto sabe tudo sobre o tempo já uma semana antes de que qualquer coisa aconteça. A Defesa Civil de Estrela começa os preparativos para enchentes sete dias antes que ela ocorra.

O Prefeito Rafael Mallmann está em Brasilia onde fica até quinta-feira. Participa da Marcha dos Prefeitos, onde eles pleiteiam um aumento no repasse financeiro aos municípios e está sendo pedida a Reforma Política. E esta reforma muda o mandato dos cargos do Executivo - Presidente, Governadores e Prefeitos - para cinco anos, termina com a reeleição , acaba com as coligações proporcionais e fixa a eleição única em todos os níveis.

FRASE DA SEMANA: “Gente tem pouco, o que tem mais é alemão aqui.” (Vereador Marcelo Braun (PSDB) elogiando o Festival do Chucrute). 

Nenhum comentário: