Prefeitura de Estrela-RS - Obras de drenagem solucionarão problema de chuvas no Bairro Pinheiros


Planejamento e Desenvolvimento Econômico
Obras de drenagem solucionarão problema de chuvas no Bairro Pinheiros

Ao mesmo tempo em que a pavimentação asfáltica está em execução no Bairro Pinheiros, obras de drenagem são realizadas em várias ruas para acabar com o transtorno das fortes chuvas

O Bairro Pinheiros em Estrela está em obras. Pavimentações e operações de drenagens estão sendo feitas nestas últimas semanas para melhorar a vida da população. A maioria dos moradores não se importa com o transtorno provisório, se for para melhorar a qualidade de vida no bairro.
As ruas Oscar Leopoldo Kasper e Julio Carlos Lohmann vão receber pavimentação asfáltica pelo Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), com isso, o barro no inverno e a poeira no verão vão ser banidos e não irritarão mais as donas de casa. É longo o trecho que será asfaltado nas duas vias: 5.557 metros quadrados.
Drenagem
Além das obras do PAC, o bairro está transformado com a implantação de novas redes de drenagens para acabar com o problema da água da chuva. O engenheiro da prefeitura Gerson Hepp diz que as “obras de drenagem passam por várias ruas.” Segundo ele, a pavimentação está sendo feita em duas ruas, mas a troca de tubulação precisa vir do ponto mais alto de cada uma das ruas até o mais inferior, por isso a drenagem abrangerá outras vias. 
Na Rua Nova Geração, a tubulação foi implantada recentemente pela Conpasul, serviço que é visto com bons olhos pelo morador Orlando Tressoldi. “Aqui é o ponto-chave dos alagamentos. Quando dá uma enxurrada forte, a vazão dos cantos não era suficiente.” Ele agora espera que a instalação dos canos possa resolver o problema. “A última enxurrada do ano passado foi feia, nossa expectativa é de que mude para melhor.”

“Agora não acumulará mais”
Carlos Behrens e Dejalmo de Aquino moram próximos e estavam observando nesta quarta-feira as obras de ampliação da rede de drenagem na Rua Gernot Costa. “As águas vinham pela estrada e entravam nessa casa ali”, dizem eles apontado para uma residência em um nível inferior. Em outras habitações, a enxurrada alagava os pátios. “Entupiam os bueiros e era ali que os problemas começavam”, salienta Behrens. O nível de água subia até meio metro na estrada. Era um transtorno para famílias, fábricas e comerciantes. Com as obras executadas esta semana, estão esperançosos. “As obras vão despachar a água abaixo, agora não acumulará mais”, prevê Aquino. Para Behrens, a execução tem cem por cento de apoio. “Nos deixa mais tranquilos, a meta é que agora o problema esteja solucionado porque antes a água represava no pátio da minha casa.”
Maria Zenite Leisma é outra vizinha que está satisfeita com as obras de drenagem. Com a chuvarada, a água invadia os fundos de sua casa. Em tempo ruim, ela ficava torcendo para não ficar no prejuízo. “Com os canos será uma segurança a mais”.
O prefeito Rafael Mallmann comenta com satisfação as obras realizadas dentro do município. “Estrela está virado em um canteiro de obras, o que muito nos orgulha porque demonstra que estamos nos engajando para proporcionar bem estar e aumentar a autoestima da população. Os recursos estão sendo bem aplicados, em obras estratégicas dentro de cada bairro”

Nenhum comentário: