COLUNA DO LUCA – 05.01.15 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 05.01.15
Luiz Carlos Freitag 

O prefeito em exercício, vice Valmor Griegeler reuniu a imprensa para um café da manhã, autêntica despedida de 2014, no Salão Nobre da Prefeitura quarta-feira dia 31. Foi um bate-papo bem legal, sendo que ele destacou que “o importante é as pessoas acreditarem no Governo Municipal, o que vem ocorrendo”. Ele agradeceu o apoio da imprensa regional pela divulgação das matérias importantes para o município. Segundo o jornalista Jônatas Dos Santos, esta foi uma forma singela de agradecer a parceria da imprensa do Vale do Taquari que fez o importante papel de levar a informação do município aos seus leitores, ouvintes e telespectadores. Em 2014 foram 2.434 matérias publicadas, 536 entrevistas em rádio e TV e mais de 60 eventos realizados.

Uma boa informação para os Bairros Boa União e Pinheiros, de Estrela. Em breve deve iniciar o asfaltamento da Rua João Fell, que liga a Rota do Sol à BR 386, na altura da fábrica de rações da Cooperativa Languiru. O tráfego será bem mais desafogado porque grande parte dos veículos vai aproveitar este novo acesso. Também vai ser facilitado o acesso para Estrela aos motoristas que vem de Colinas, Costão e São José, pois será pavimentado também o trecho entre os Bairros Boa União e São José.

O vereador Paulo Birck ficou satisfeito com a informação de que o Conselho Nacional do Trânsito prorrogou o prazo de emplacamento de tratores e outras máquinas agrícolas para 2017. Por outro lado, a partir do dia primeiro de janeiro todos os extintores dos veículos tem que ser ABC – se forem pegos com outros, a multa é pesada. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a penalidade gera multa de R$ 127,69, cinco pontos na carteira de habilitação do proprietário do automóvel, além de retenção do veículo para regularização. E que ainda não trocou está tendo dificuldades, porque aqui na Região está difícil encontrar este extintor, foram todos vendidos. 

A Mesa da Câmara de Vereadores de Estrela tem novo Presidente: Ernani Luis de Castro (PMDB). Ele conduzirá os trabalhos no Biênio 2015-2016. A chapa única foi aprovada por unanimidade e tem como Secretário Adriano "Pida" Scheeren (PSB). Hoje os trabalhos já estarão a cargo da nova mesa, que foi empossada logo após a eleição.

O Secretário de Cultura Rudimar Hagemann me mostrou um DVD com A Música Alemã do Nosso Jeito - 190 Anos de Imigração Alemã. O autor, é o conhecido Airton Grave, de Teutônia. Na verdade são dois DVDs com destaques a vários municípios da Região: Teutônia, Westfália, Forquetinha, Roca Sales, Colinas,, Travesseiro e outros. E Estrela, claro, onde o destaque são os 50 anos dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs. E ali participam o Coordenador dos Grupos Andreas Hamester e o Prefeito Rafael Mallmann. E vale a pena ver também a história de Henrique Uebel, o Homem Orquestra - o Homem dos Sete Instrumentos. Tem até um video dele, de 1960, feito na sua visita à Alemanha. O DVD pode ser adquirido na Secultur.

FRASE DA SEMANA: “Preparem-se, o Calendário de Eventos de Estrela para 2015 terá imagens maravilhosas e surpreendentes” (Vereador Andreas Hamester, PP).

Nenhum comentário: