Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Luiz Carlos Freitag - Jornal Folha de Estrela


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO

MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:
GÉRSON (PT): “Lá no futuro é nosso futuro também”. 
ELIO (PTB): “Ah, agora entrei na conclusão”. 

FRASE: “Tem que votar em quem ajuda Estrela e não em quem vem prá cá só em época de campanha” (Andreas Hamester, vereador do PP).

Vereadores de Estrela entraram em férias de 30 dias. Na verdade serão quase 45 dias porque a volta seria dia 16 de fevereiro, mas por ser Carnaval e aquela segunda-feira será ponto facultativo, a próxima Sessão Ordinária será dia 23 de fevereiro.

O Vice Prefeito Valor Griebeler, durante as férias do Prefeito Titular Rafael Mallmann, assinou o contrato para a obra de cobertura da cancha de esportes da Escola Municipal Cônego Hugo Volkmer, do Bairro Auxiliadora. Gérson da Silva (PT) disse que isso vai contribuir muito para os alunos que lá estudam e para a comunidade. Vanderlei Eidelwein (PR) afirmou que é uma escola de referência na Região pela sua estrutura.

Paulo Birck (PTB) fez um comentário que realmente impressionou, no que se refere ao atendimento de pessoas no Centro de Oftalmologia de Encantado. Disse que a Secretaria da Saúde de Estrela encaminhou em novembro 132 pessoas e em dezembro mais 135, colocando praticamente todos os inscritos em dia. “Cada vez mais pessoas estão sendo atendidas”, afirmou. 

Prefeito Rafael Mallmann e Andreas Hamester estiveram semana passada com o Secretário de Estado da Cultura Victor Hugo Silva, para trocar informações e iniciar uma nova parceria na área cultural. Ele foi convidado para o Festival do Chucrute e é quase certo que se fará presente. Ah, e mostraram a ele fotos da Casa da Cultura, o que arrancou muitos elogios do Secretário. 

Para lembrar: O aumento nas nossas contas de Energia Elétrica não vai ficar só nos 11% de janeiro e 39.5% de abril. O Ministro de Minas e Energia Eduard Braga anunciou que o aumento deste ano deve ficar em 55,9%. Ah, e parece que nada deverá ser aplicado na construção de mais usinas geradoras de eletricidade.

E o Vale do Taquari está diretamente no Governo do Estado. A nossa Miss Brasil 2012, Gabriela Markus, de Teutônia foi nomeada pelo Governador Ivo Sartori Secretária Adjunta do Turismo. Além de beleza, ela tem muita capacidade e trabalho, E esta nomeação gerou comentários positivos em vários órgãos de imprensa do País.

É incrível o número de comentários e matérias a respeito do traficante de drogas brasileiro, executado na Indonésia, País asiático. Por que será que comentários no mesmo nível não sejam feitos também para lamentar o grande número de pessoas mortas por traficantes, no Brasil? 

2014 foi o ano mais quente da história, segundo análise da NASA. Desde 1880 está sendo medida a temperatura no planeta e desde lá o aumento foi de 0,8º e a tendência é aumentar ainda mais. Graças ao aumento da emissão de gás carbônico e desmatamento. Onde vamos parar?

A Secretaria da Saúde de Estrela participa do Projeto Colônia de Férias com a Oficina Nutritiva e Oficina de Saúde Bucal. Da Oficina Nutritiva, será em fevereiro, dia dois no CTG Faça Gaudéria na Boa União, dia cinco na EMEI Criança Feliz no Marmitt, dia 10 na EMEF Odilo Afonso Thomé no Imigrantes e dia 12 na Sede dos Projetos no Centro. Da Oficina Bucal será em janeiro dias 28 na EMEF Odilo Afonso Thomé no Imigrantes, dia 29 na EMEI Criança Feliz no Marmitt e em fevereiro dia três na Sede dos Projetos no Centro e dia quatro no CTG Raça Gaudéria na Boa União. O Secretário Elmar Schneider deverá ter retornado das férias e participará dos trabalhos.

O Secretário Cristiano Nogueira foi indicado pelo PMDB para o Departamento de Portos e Hidrovias do Estado. Será ótimo para Estrela, pois poderá puxar investimentos para o nosso porto. Não está confirmado ainda mas isso deve acontecer. A propósito, o Prefeito Rafael Mallmann ainda não me disse quem será o novo Secretário de Obras...

Falando em Prefeito: Ele não aceitou a exoneração de José Adão Braun, na Secretaria da Agricultura de Estrela. É que ele foi indicado para a Coordenadoria da Cadeia Leiteira do Estado, mas Rafael Mallmann prefere que ele fique como Secretário da Agricultura.

Estão conluídos os projetos para a pavimentação do prolongamento da Rua João Lino Braun, trecho da RS 129 até o Bairro São José. Segunda-feira deve vir a aprovação destes projetos, obra que sem dúvida irá mudar para melhor o acesso a Estrela, via Colinas e Imigrante. Daí será feira a licitação e as obras deverão iniciar sessenta dias após ter sido definida a empresa que irá fazer a pavimentação. Não mais será necessário fazer a volta em Lajeado, para quem quer acessar Estrela. Tudo isso irá incrementar também o comércio daquelas redondezas.

Nenhum comentário: