Mais de 2,2 mil contribuintes passaram pela Prefeitura de Estrela em busca dos carnês do IPTU em nove dias
Tecnologia e setor de arrecadação aberto ao meio-dia facilitam vida de quem precisa retirar carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano
Em nove dias o setor de arrecadação de Estrela entregou 2.225 carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano. Apesar de o número de pessoas ser evidente, a abertura do setor no horário do meio-dia evita a formação de longas filas, facilitando a vida do contribuinte. É chegar, esperar alguns minutos e ser atendido com cortesia. A tecnologia também está “dando uma mão” para a equipe. Os donos de terrenos e prédios fazem a emissão do documento online, sem precisar ir até a prefeitura. A coordenadora do setor de arrecadação, Denise Wagner explica que não há como saber realmente o número de carnês totais retirados por causa do acesso a internet. “Não temos o montante real de carnês emitidos porque muita gente está requerendo via online. As pessoas também solicitam por correio e e-mail. Para este último enviamos mais de cem.” Segundo ela, a Secretaria da Fazenda arrecadou até agora 4,4% de imposto, o que significa montante de R$ 245 mil.
Sem perder o prazo
O estrelense retira o carnê agora para pagar até 13 de março que é o primeiro prazo para se obter o desconto de até 21%. “Muita gente já reservou o dinheiro do 13° salário e planejou o gasto”, estima Denise. Segundo ela, 70% das pessoas pagam o tributo à vista.
É o caso do pedreiro José Valdonir dos Santos (65). Nesta quinta-feira, ele foi cedo ao setor de arrecadação para buscar a guia para pagar o tributo da casa. “Quero conseguir o desconto que é bom, melhor do que deixar na poupança.”
O dono de antiquário Antônio Carlos Berwanger (47) não precisou esperar para ser atendido. Chegou e sentou direto na frente da atendente. Organizado, controla os gastos e tributos. “Fazer o certo é bom para os dois lados.” Segundo Denise, o carnê pode ser pago em qualquer rede bancária, lotéricas ou correio.
Para o secretário da Fazenda, Darlã Bellini pagar os tributos antecipados são uma vantagem ao contribuinte por causa dos grandes descontos. Para o município, é sinônimo de incremento no município de várias formas. “Com esse dinheiro o governo de Estrela planeja executar ações na saúde, educação e principalmente em obras neste ano, como a pavimentação de ruas. Uma aquisição importante para a comunidade. Dinheiro que reverte em melhorias”
Taxa de lixo
Estrela tem 12 mil contribuintes que devem quitar o IPTU este ano. Destes, oito mil pagam o imposto predial e quatro mil, territorial. Prédios e casas também arcam custas com a taxa de lixo. Os terrenos estão dispensados do tributo. Quem paga o IPTU geralmente quita a taxa de lixo para ter direito a um cesto orgânico e colaborar com a reciclagem. Nestes primeiros dias, a Fazenda arrecadou 6,10% do total deste último tributo, valor superior a 57 mil.
No site
É fácil emitir a guia pelo site, com apenas dois cliques, o documento pode ser impresso. Ao entrar no portal (http://estrela.rs.gov.br/) o contribuinte lerá: “Imprima seu IPTU no portal do cidadão”. A guia do IPTU é a primeira a aparecer na lista. Para a impressão, é preciso o número do cadastro. Quem não souber o seu deve ligar para a prefeitura para o telefone 3981 1006.
Datas e vantagens
- Pagando o IPTU e Taxa de Funcionamento até dia 13 de março, a dedução pode chegar a 21%
- Até dia 31 de março, o desconto pode chegar a 15%
- 10 de abril, desconto pode chegar a 11%
- A Taxa de Coleta de Lixo vence dia 13 de março. O contribuinte que pagá-la até o vencimento terá direito uma lata para acondicionamento de lixo orgânico.
- Alvará Sanitário tem seu vencimento marcado para 31 de março.
Texto e fotos: Andreia Rabaiolli
Nenhum comentário:
Postar um comentário