Breve Histórico de Estrela-RS

Postal de Estrela-RS anos 1970

Foto de Estrela-RS - Anos 2000

Breve Histórico de Estrela-RS

Os índios Guananás foram os pioneiros desta região mas, a medida que os colonizadores vieram, foram se retirando para o centro e norte do Rio Grande do Sul. Hoje não existe mais grupos indígenas no município.

A colonização sistemática de Estrela iniciou por volta de 1856, quando foi criada a Colônia de Estrela, na fazenda de Vitorino José Ribeiro, entre os arroios Estrela e Boa Vista. Em 1861, Antônio Vitor de Sampaio Menna Barreto transferiu-se com a sua família para a sede da fazenda e seu padrasto, Vitorino José Ribeiro, obedecendo à legislação vigente, requereu a medição de suas terras constituindo o que é hoje a área urbana e suburbana de Estrela e seus arredores.

Em 1865, Antônio Vitor mandou abrir grandes picadas como a da Boa Vista, Picada Grande e outras, nas quais se estabeleceram colonos que vinham em grande número das zonas de São Leopoldo e Feliz, que foram os pioneiros da colonização alemã em Estrela. Vieram dispostos a enfrentar as dificuldades naturais, que surgiam a sua frente, sem falar na saudades da pátria, dos amigos e familiares, que ficaram na Alemanha, no outro lado do mundo. Mas com fé e com muito esforço, sobrepujaram as intempéries, o clima hostil e a distância da civilização humana. As dificuldades não eram empecilho para cultivarem as tradições que trouxeram da pátria de origem. A alfabetização também não foi esquecida.

Antônio Vitor de Sampaio Menna Barreto percebeu, desde logo, as vantagens que viriam com o estabelecimento de uma capela no povoado de Estrela. Em 02 de Julho de 1870, obteve licença para edificar uma capela, tendo a mesma a invocação de Santo Antônio. A construção do templo foi um passo decisivo para o desenvolvimento do povoado, que foi elevado à Freguesia de Santo Antônio de Estrela pela Lei número 857, de 02 de abril de 1873. Com isso, Estrela conquistou a independência relativa, uma vez que até aquela data pertencia à Freguesia de Taquari.

Pesquisa - Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: