Coluna do Luca - Luiz Carlos Freitag - 19 de janeiro de 2015

Luiz Carlos Freitag 

EXTINTORES I – Interessante. Todos tem que mudar os extintores de seus automóveis de BC para ABC. Segundo informação de Francisco Satkunas, conselheiro da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, esta obrigação de uso de extintor, tem 47 anos e foi feita quando os carros tinha carburadores e o risco de incêndio era bem maior. “Hoje os carros tem injeção eletrônica e compartimentos que tornam quase impossível o vazamento de combustível mesmo em capotagens”.

EXTINTORES II – Segundo ele, a maior parte dos países desenvolvidos deixou de exigir os extintores, incluindo os principais fabricantes de automóveis: Alemanha, China, Japão, Suécia e Estados Unidos. Além do Brasil, o item ainda é obrigatório na Argentina e Bélgica. “Sem treinamento, alguém corre o risco de espalhar a chama em vez de apagar. É hora de rediscutir essa exigência”, disse Satkunas.

EXTINTORES III – Aliás, a troca de extintores acarreta mais gastos. Assim como ocorreu em 1998 quando foi exigido o Kit de Primeiros Socorros, que após polêmica teve a lei revogada. Uma pergunta: Por que aumentar ainda mais os nossos gastos com veículos, se o Brasil já tem uma das gasolinas mais caras do Mundo?

Prefeito Rafael Mallmann e o vereador Andreas Hamester estiveram quarta-feira com o novo Secretário de Estado da Cultura Victor Hugo Silva. O objetivo foi de trocar informações e iniciar uma parceria da área cultural. Parece que foi tudo bem encaminhado e provavelmente poderemos ter sua participação no Festival do Chucrute em maio, quem sabe - convite foi feito. Ele viu a foto e elogiou muito a Casa de Cultura de Estrela. Em breve teremos mais novidades neste setor, que sem dúvida já é de grande participação da comunidade.

A Câmara de Vereadores de Estrela também entrou em férias, a última Sessão Ordinária foi dia 12, segunda-feira passada. A próxima será em 43 dias – ou seja, em 23 de fevereiro. É que além do mês de descanso, deram sorte que a volta, que seria dia 16 cai no Ponto Facultativo do Carnaval. Parece que a intenção ano que vem, é de que as férias sejam sòmente durante o mês de janeiro, daí seriam 31 dias.

Andreas Hamester (PP-) comentou o apoio financeiro que vários deputados federais estão conseguindo para obras em Estrela. “Independente de partido, estamos conseguindo muito apoio”, afirmou. Segundo ele, “temos que votar em quem apóia e ajuda Estrela em não em quem vem prá cá só em época de campanha, buscar votos”.

Muitos elogios de vereadores foram destaque para as obras de cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal Cônego Hugo Volkmer, do Bairro Auxiliadora. Gérson da Silva (PT) disse que sem dúvida isso vai contribuir muito para os alunos do educandário, além dos moradores do bairro. Vanderlei Eidelwein (PR) disse que esta é uma escola de referência no Alto Taquari pela sua estrutura e a cobertura da quadra de esportes sem dúvida vem contribuir para melhorar o trabalho dos professores aos alunos.

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, deu a informação publicada semana passada: Vamos ter mais aumento na conta da energia elétrica. Além dos 11% de janeiro e os 31,5% de 19 de abril, teremos pelo menos mais um ainda este ano. Deve ser um total de 55,9% a mais nas nossas congas de luz. Aí, fica a pergunta: Nos últimos anos, quais as usinas geradoras de energia elétrica foram construídas? Pelo que se sabe, só aumenta o consumo. E as contas, claro.

FRASE DA SEMANA: “ É significativo o número de atendimento de pessoas via Centro Oftalmológico de Encantado, cada vez mais pessoas ficam em dia com sua visão ” (Paulo Birck, Vereador do PTB) 

Nenhum comentário: