Semana Farroupilha em Estrela - Prendas e peões celebram Semana ouvindo vanerões e farta gastronomia no Parque Princesa do Vale



O pampa fala com vozes privilegiadas na Semana Farroupilha em Estrela

Prendas e peões celebram Semana ouvindo vanerões e farta gastronomia no Parque Princesa do Vale. 

Chamamés, vanerões, vozes privilegiadas e gastronomia prá lá de especial são a tônica da Semana Farroupilha em Estrela que abriu neste domingo com uma programação diferenciada no Parque Princesa do Vale. A missa crioula, realizada pela manhã, mostrou a espiritualidade dos gaudérios. A tropa de cavalarianos dos dois Centros de Tradições Gaúchas (CTGS) de Estrela, com as bandeiras em punho, honraram a tradição e mostraram que a cidade, por meio de representantes que vivem o legado da cultura rio-grandense o ano inteiro. À tarde, autoridades locais como o prefeito, Rafael Mallmann e o presidente da Câmara, Marcelo Braun, juntamente com os patrões dos CTGs Estrela do Rio Grande, Rafael Dani Becker e Raça Gaudéria, Jair Paulo Hemming fizeram a abertura oficial do evento, com o acendimento da pira com a chama crioula trazida por cavalheiros de ambos os centros. Mais tarde, show com Cristiano Quevedo atraiu público e mostrou que o Rio Grande do Sul é favorecido musicalmente.

Durante toda a Semana, o Parcão estará lotado de atrações. Na terça-feira, o show com Os Campeiros, às 21h, pretende ser o entrevero principal de integração. Na quarta, no mesmo horário, apresenta-se o Quinteto Canjerana, que executa a música gaúcha contemporânea. O grupo é formado por músicos criados em âmbito nativista gaúcho e músicos pesquisadores da música advinda de outras partes do Brasil.

Na quinta-feira, vai animar a noite da gauderiada, também às 21h, o Grupo Bate Casco. Sexta, às 18h30min, tem show com Maragato Missioneiro e, às 20h, apresenta-se o grupo Amigos do Sul. A Semana Farroupilha encerra no sábado, com o show do Tchê Guri, a primeira banda gaúcha a ocupar um espaço na mídia nacional com a música “Guria”. Em 23 anos de estrada, a banda fez mais de 3 mil apresentações de norte a sul do Brasil e algumas apresentações no exterior, sendo as mais importantes Las Vegas, nos EUA, e Lisboa, em Portugal.

Juventude veste a camisa

Com os desfiles, rodeios, fandangos e as atividades nos Centros de Tradições, a cultura se espraia entre a juventude que adere ao nativismo com amor no coração, pelo chimarrão e pela indumentária. No Parque Princesa do Vale o exemplo da garotada do CTG Estrela do Rio Grande é singular. Bruna Zart (16), Jeferson Caye (15), Guilherme Silveira (15) e a prenda Jenifer Sossmeier (15) cuidavam do quartel general do Centro em quanto divulgavam, com suas presenças e vestimentas, o espírito farroupilha. “Eu ajudo a entidade por honrar a camisa, amor ao tradicionalismo e aos amigos”, acentua Bruna. Eles enfatizaram que a ala jovem está ajudando a glorificar a cultura. 

Desfile no sábado

No sábado de feriado (20), Estrela prepara-se para o Desfile Cívico Farroupilha. Cerca de 40 entidades do município vão celebrar a honra tradicionalista. O evento inicia-se às 8h30min, na Rua Júlio de Castilhos, em frente ao Parque Princesa do Vale.

A Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela aproveitará o desfile para valorizar o verde fazendo a distribuição de mudas de árvores nativas e folders informativos para a população. 

No material constam dicas de como plantar uma árvore e a explicação sobre a importância das plantas na melhoria das condições de vida da cidade. Além do embelezamento urbano, promove a purificação do ar, reduz a velocidade dos ventos, fornece abrigo e alimento à fauna e amortecimento de ruídos. A atividade é feita em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado 21 de setembro.

Matéria: Andreia Rabaiolli 
Fotos: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: