Estrela-RS - UAME apóia o CAPS


UAME apóia o CAPS

A UAME – União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela – realizou quinta-feira (dia 11) à noite sua assembléia mensal, tendo por local a Associação dos Moradores do Bairro Moinhos.

O presidente Aloisio Mallmann destacou a presença do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – o PAS de Estrela – e sua coordenadora, a psicóloga Lilian Maria Schmidt fez um amplo relato das atividades.

É que o CAPS realiza tratamento de portadores de sofrimentos psíquicos graves e persistentes, além de dependentes de álcool e outras drogas.

Atualmente são atendidos em torno de 550 pessoas por mês – todas de Estrela – e o trabalho é realizado, além da coordenadora, por mais três psicólogas, um terapeuta ocupacional, dois psiquiatras, uma enfermeira, um técnico em enfermagem, duas administrativas e uma servente.

O atendimento é de segundas a sextas feiras das 8h as 18h sem fechar ao meio dia – menos nas quartas feiras pela manhã.

Segundo a coordenadora Lilian é dado atendimento afetivo aos pacientes porque a maioria tem muito sofrimento no seu dia a dia.

Atualmente o Hospital Estrela tem 11 leitos par a saúde mental, mas usuários de drogas que fogem são colocados, na medida do possível, em unidades fechadas.

Dia 25 de outubro será realizado um chá pelo CAPS no Cristo Rei, a R$ 16,00 por cartão a partir das 16, com a apresentação do Coral da entidade – e a promoção tem todo o apoio da UAME – deixou claro o presidente Aloisio Mallmann.

Meio Ambiente

Outro assunto foi a realização pela Secretaria do Meio Ambiente, dia 16 de outubro, o Primeiro Dia da Alimentação.

Vai ser a partir das 14h na Faculdade La Salle e cada bairro deverá ter pelo menos um representante – o limite é de 120 participantes.

O assunto será Produtos Orgânicos e o palestrante será Jorge Mariane.

Semana Farroupilha

Cada bairro também deverá participar do Desfile da Semana Farroupilha, dia 20 as 8h e 30min – e deverão portar uma faixa de identificação.

Ao meio dia acontece um almoço de confraternização da UAME na sede da Associação dos Funcionários da Caixa Econômica Federal.

Também foi discutido com a SMEL – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – a realização dos Jogos Interbairros que iniciam segunda-feira.

A próxima assembléia da UAME acontece dia nove de outubro, na sede dos funcionários da Corsan junto ao Parque Princesa do Vale.

Matéria e foto – Luiz Carlos Freitag

Nenhum comentário: