Projetos de Estrela-RS destacam-se em seminário nacional


Projetos de Estrela destacam-se em seminário nacional

Professores universitários do Rio Grande do Norte se impressionaram com a diversidade de projetos em vigor no município

Os projetos esportivos que Estrela desenvolve foram destaque em seminário nacional em Natal, no Rio Grande do Norte. A coordenadora da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela, Patrícia Wagner foi a única palestrante do Sul do país a ser convidada para falar da experiência do município com o Programa Segundo Tempo, existente em Estrela desde 2003. O encontro ocorreu entre os dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro. Ela fez um relato de experiência. “Temos uma história dentro do Segundo Tempo, que é um projeto de esportes que trabalha todas as modalidades esportivas como vôlei, basquete, futsal, rugby, atletismo e jogos de mesa. O xadrez também é muito forte no município”. 

Patrícia expôs a professores universitários e aos representantes do Ministério do Esporte, as oportunidades criadas para jovens dentro dos programas sociais. Destacou os 17 projetos existentes na Smel. “Somos um município pequeno com uma vasta oferta de projetos, tanto no esporte, quando em educação e cultura.” A diversidade chamou a atenção do público. “Eles constataram que temos uma realidade avançada quando comparada a outros municípios.”

Segundo Tempo

O Projeto Segundo Tempo é um convênio firmado entre Estrela e o governo federal. Atualmente, envolve 200 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos que interagem com atividades esportivas. Do vôlei ao atletismo, o projeto é uma oportunidade de lazer, desenvolvimento de liderança e autoestima e gera o resgate da cidadania em jovens, valores cultivados no município como o amor ao esporte.

O Ministério do Esporte tem mais de 3,5 mil convênios do Programa Segundo Tempo espalhados por todo o Brasil. “Apenas seis receberam o convite para fazer uma apresentação no evento. A maneira como conduzimos o trabalho aqui foi muito destacada”, descreve Patrícia.

Matéria: Andreia Rabaiolli
Fotos: divulgação

Nenhum comentário: