COLUNA DO LUCA – 15.09.14 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 15.09.14
Luiz Carlos Freitag 

Já tivemos a comemoração do Dia da Independência e agora vem, com muito mais participação e festejos, a comemoração da Data Farroupilha. Dia 20 teremos desfile de várias entidades. Andreas Hamester (PP) disse que este ano, Estrela vai ter a melhor Semana Farroupilha de todos os tempos. A participação será dos dois CTGs e foram convidadas mais 60 entidades - mais de 30 já confirmaram participação.

Com fandango, shows, desfile de entidades e acampamento tradicionalista no Parque Princesa do Vale, Estrela movimenta a Semana Farroupilha com uma programação robusta para festejar a história dos heróis farrapos. 

O Parque Princesa do Vale em Estrela (Parcão) vai aguentar um "repuxo gaúcho" para embarcar no clima das comemorações farroupilhas. Será o palco principal das comemorações que enaltecem o espírito dos heróis farrapos e deve abrigar no acampamento campeiro, tradicionalistas - prendas e peões - que fazem de setembro, um motivo a mais para evocar o brio da gauderiada. A Semana Farroupilha abriu ontem (domingo), com a alvorada festiva e o encontro dos cavalarianos dos dois Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) do município, Raça Gaudéria e o Estrela do Rio Grande (Cristiano Nogueira da Rosa). A chegada da chama crioula ao Parcão foi no sábado, conduzida pelos homens do Raça Gaudéria, a chama deve arder até o encerramento, no sábado seguinte. Seguiu-se um costelão na vala e fandango com animação do Grupo Os Centauros.

O Parque Princesa do Vale recebeu toda a infraestrutura para as comemorações. Os tradicionalistas e seus amigos estão vivenciado em Estrela, pela primeira vez, a tradição campeira gaúcha. Esta é a primeira vez que o município montou um acampamento no Parcão. A entrada é gratuita tanto para acampar quanto para assistir aos shows e a expectativa é de que a comunidade participe dos festejos farroupilha. A estrutura armada para os festejos foi possível graças a Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O município investiu R$150 mil nas celebrações farrapas, dinheiro proveniente da LIC - cinco empresas proporcionaram por meio da Lei de Incentivo, a oportunidade para CTGs e município poderem articular a programação.

Durante a Semana Farroupilha, o Parcão está recebedo cinco shows de artistas de repercussão no Rio Grande do Sul: Os Centauros, Os Campeiros, Grupo Quinteto Canjerana, Grupo Bate Casco e Tchê Guri, faz o grande final. Com café campeiro, almoços e jantares, a gastronomia também é destaque no acampamento. Na quinta-feira, o acampamento recepciona as escolas do município, a partir das 9h. Os estudantes assistirão a uma peça de teatro bem no estilo gaudério. "Mas Bah tchê, como é grande o meu Rio Grande", deve despertar o orgulho dos alunos gaúchos e a ensinar a amar o Estado, que tem um povo hospitaleiro e audaz.

A abertura dos festejos foi no sábado e o ponto alto foi o fandango no Parcão com Os Centauros, no domingo o Show foi com Cristiano Quevedo e hoje, as 7h teve Café Campeiro, as 12h Carreteiro de integração, as 20h Jantar campeiro e as 21h Apresentação artística. Amanhã, terça-feira tem café, almoço e jantar típico durante o dia e as 21h Show com Os Campeiros. Na quarta-feira de novo café, almoço, culto e jantar durante o dia, as 20h30 Recital de violão e as 21h Show com Quinteto Canjerana. Na quinta-feira entre as 9h e 14h acontece Integração com as escolas, 10 e 15h Teatro para os alunos e as 21h Show com grupo Bate Casco. Sexta-feiras

18h30 teremos Show com Maragato Missioneiro e as 20h Show com Amigos do Sul. E o ponto alto será dia 20 de setembro, sábado com Café Campeiro e mateada as 7h seguindo-se as 8h30 o Grande Desfile Cívico Farroupilha. As12h teremos o Almoço - Boi no rolete e as 16h o encerramento com show do Tchê Guri.

FRASE DA SEMANA: “Ontem eu era inteligente, queria mudar o mundo. Hoje eu sou sábio, estou mudando a mim mesmo.” (Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo)

Nenhum comentário: