Rio Taquari - Marinha do Brasil capacita civis e bombeiros de Estrela


Marinha do Brasil capacita civis e bombeiros de Estrela

Bombeiros que ajudarão a salvar na água, civis que enfrentarão as frequentes cheias do município com maior aptidão em suas embarcações. Desde a semana passada, a Marinha do Brasil está em Estrela sediando curso especial para ajudar pessoas a fazerem o resgate adequado dentro da água.

O Curso Especial para Tripulação de Embarcações do Estado no Serviço Público foi trazido à região pelo Corpo de Bombeiros de Estrela e está sendo feito na sede da unidade. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, primeiro-tenente André Rodrigues de Oliveira, 27 integrantes estão sendo capacitados, entre eles, nove bombeiros de Estrela e oito homens ligados a Defesa Civil da Prefeitura de Estrela. Também há participantes de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul. “Em função de a nossa região ser anualmente atingida por enchentes, precisamos de pessoas aptas para conduzir embarcações”, frisa o comandante. O barco do Corpo de Bombeiros atende as emergências. “A idéia é somar a força da Defesa Civil e habilitar pessoas no plano de contingência do município para fazer esse tipo de atividade.”

Treinamento

O curso de aula teórica de lancha foi ministrado pelo Delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre, o capitão-de-fragata Carlos Henrique de Lima Zampieri. Durante a semana, os civis aprenderam sobre regras de navegação, utilização de equipamentos de segurança e primeiros socorros. “O treinamento ajudará a evitar acidentes e legalizar os serviços da Defesa Civil”, enfatiza o coordenador da DC de Estrela, Jorge Both.

Matéria: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: