COLUNA PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 28.08.14 - Luiz Carlos Freitag


COLUNA PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 28.08.14

MAGRA-INVENTIVA

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:

PAULÃO (PPS):

"Algos aconteceram nos últimos dias".

PAULÃO (PPS):

"Fizeram uma reunião e encheram tripa".

FELIPE (PPS):

"Lá deve ter vasinho também".

PAULÃO (PPS):

"Faz dias que não falei, tinha que descarregar a pilha".

MARCELO (PSDB):

"Tu simplesmente lançou a m..... para o outro lado".

ERNANI (PMDB):

"A discutição ocorrida aqui há pouco..."

ADRIANO (PSB):

"Foram mil e seiscentos quilômetros pavimentados na Julio de Castilhos".

FELIPE (PPS):

"São Pedro colaborou mas não foi feito e lá não tem vasinho".

FRASE: "Frio, quente, frio, quente... Que tipo de inverno nós temos este ano?"

(Filósofo irritado com a variação de temperatura, no Salão do Hermes e Leonardo).

O vice presidente da Associação dos Municipios de Turismo do Vale do Taquari, Gilberto Keller, deu uma boa notícia: Está confirmado que o Estado vai ter mais uma via férrea turística a partir do ano que vem, até Guaporé. são 60 quilômetros com 33 túneis e 17 viadutos - um deles o mais alto das Américas. o Viaduto 13. O investimento será de R$ 1 milhão. A empresa que vai tratar disso é a Serra Verde Express que já atua este tipo de linhas no Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Paraná e o diretor da empresa Adonai Aires Filho disse que será pago aluguel para a ALL pelo uso dos trilhos.

Andreas Hamester (PP), instrutor de danças dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela, desta vez está organizando uma excursão diferente. Trata-se de uma viagem de estudos e intercâmbio cultural entre o Brasil e a Alemanha. Devido as grandes relações de vivência entre estes dois países - já foram feitas cinco turnês artísticas para a Europa, em especial para a Alemanha - agora, por solicitação de muitas pessoas interessadas em aprender o modo de vida, cultura e tecnologia de diferentes áreas alemãs, ele está organizando uma reunião para tratar deste assunto. Ali será explicado o que será visitado, bem com dias, duração e organização da viagem. A reunião - vai durar uns 50 minutos - acontece segunda-feira as 17h na Câmara de Vereadores e caso seja formado um bom grupo de viagem, ele segue com a organização.

Os Prefeitos da AMVAT na reunião em Travesseiro acertaram com a Coordenadora de Projetos da Secretaria de Saúde do Estado, Dra. Rosângela Dornelles a criação da Central de Distribuição de Medicamentos do Vale do Taquari. Esta Central é através do CONCISA - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari - e a partir de sua atuação, esta entidade vai adquirir os medicamentos para todos os municipios associados da Região. A partir de outubro todos os pedidos vão ser regionalizados nesta compra centralizada. Isso fará com que as secretarias municipais da saúde vão ter os 129 itens da farmácia básica e como as compras serão maiores, conseguirão preços muito mais baixos.

Outra boa notícia para o Vale do Taquari, é que semana que vem, dia dois de setembro, as 14h será inaugurada Clínica Oftalmológica de Encantado que terá a possibilidade de fazer até 240 cirurgias por mes para atender pessoas dos municípios da Região Isso melhora muito pois os necessitados não precisarão mais ir a Porto Alegre ou Taquari. E tudo isso também é através do CONCISA - e esta sem dúvida é outra grande conquista para a Região.

Em breve o Banrisul de Estrela vai ter novo acesso. A obra já iniciou e teremos no local um melhor acesso principalmente para cadeirantes pois uma nova rampa está sendo construida.

Adriano Scheeren (PSB) elogiou a atividade agrícola pela sua evolução. Disse que quase nem dá mais para chamar trabalhador agrícola de agricultor, mas sim, deveriam ser todos chamados de empreendedores rurais. É que está sendo investido muito no interior, principalmente com máquinas, o que está aumentando consideravelmente a produção de frangos, suinos, galinhas poedeiras e vacas leiteiras. "O setor está se ampliando cada vez mais e os empreendedores rurais cada vez estão tendo uma vida melhor", afirmou.

Falando nisso, dia 26 de setembro acontece o 1º Simpósio Municipal do Leite em Estrela, sendo convidados produtores de toda a Região. É que nós somos o 8º maior produtor de leite do País, deveremos ter a participação de um bom número de produtores. A abertura é as 8h da manhã, no Estrela Palace Hotel. Deverão ser discutido e deliberados assuntos sobre problemas técnicos, finanças, panorama econômico e perspectivas para o futuro. Sem dúvida deverá ser um belo evento.

Os ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari realizaram semana passada sua reunião mensal em Capitão. E foi muito interessante o assunto debatido, veja os detalhes em notícia aqui na Folha. Mes que vem não vai ter reunião devendo a próxima acontecer dia 10 de outubro, após a eleição, em Encantado. Possivelmente o mesmo tema poderá voltar à tona, com uma participação maior de ex-secretários. O interessante nestas reuniões é a troca de idéias e o interesse em ajudar o setor agrícola de nossa Região.

Nenhum comentário: