Estrela-RS será cidade polo em estudo da Bacia Taquari-Antas


Estrela será cidade polo em estudo da Bacia Taquari-Antas

Estrela fará parte de mais um estudo promovido pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No ano passado a mesma entidade iniciou o mapeamento de risco no município, material que servirá como referência para a atuação da Defesa Civil.

Nesta segunda-feira (4), a coordenadora técnico-administrativa Alexandra Passuello e a coordenadora do Grupo de Gestão de Riscos e Desastres Eloisa Giazzon apresentaram ao prefeito Carlos Rafael Mallmann e ao coordenador da Defesa Civil de Estrela Jorge Both o escopo deste novo projeto, que visa a implantação de uma estratégia integrada de prevenção de riscos na Bacia Taquari-Antas.

O projeto está inserido no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais e as ações serão distribuídas em quatro eixos: prevenção, diagnóstico, monitoramento e resposta. “São 119 municípios que compõem a Bacia. A ideia é sugerir um caminho comum a ser seguido, uma vez que quando há um desastre natural ele dificilmente ocorre de forma isolada”, comenta a engenheira Alexandra.

Dado ao número elevado de municípios, o estudo focará em três cidades como piloto, para realização de ações práticas. Estrela, Lajeado e Taquari foram as escolhidas. “Nossa escolha passa, no caso de Estrela, pela experiência que já tivemos aqui no projeto anterior. É uma cidade colaborativa, com um vasto conhecimento empírico sobre hidrologia”, afirma Eloisa.

Com prazo inicial para ser entregue em fevereiro de 2015 o projeto contribuirá com ações e informações para todos os municípios envolvidos. “Com mais esta ferramenta Estrela tem potencialidade para tornar-se um município modelo no RS no que se refere a prevenção e resposta a desastres”, finaliza Alexandra. Para o prefeito Carlos Rafael Mallmann, trata-se de mais uma iniciativa a favor da comunidade, em especial aquela mais vulnerável.

Matéria: Jônatas dos Santos
Foto: Jéssica Taís Scheeren

Nenhum comentário: