Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO Folha de Estrela de 14.08.14



Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO
Folha de Estrela de 14.08.14

MAGRA-INVENTIVA

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:

LORENA (PR):

"Não que os homens não pensem, mas as mulheres tem mais idéias"

FELIPE (PPS):

"Tem que vir antes para que tenhamos toda total definição".

BÉLKIS (PPS):

"Na minha infância eu participava de comícios, hoje muita gente nem sabe que bicho é esse".

FRASE: "No esporte não tem vencido nem vencedor, mas sim honra pelos que disputam algo"

(Felipe Schossler, Vereador do PPS).

E o futuro Distrito Industrial, junto ao Loteamento novo entre o Bairro Pinheiros e Novo Paraiso, teve seu reinicio de obras reencaminhado. Uma empresa contratada está realizando o licenciamento ambiental junto a Fepan. Ainda não dá para fazer uma previsão definitiva sobre data, mas sem dúvida ainda este ano tudo deverá ser liberado.

Quanto as 270 casas deste novo loteamento, tudo foi totalmente liberado pela Caixa Econômica Federal na última sexta feira. A empresa já está contratando funcionários para a obra, que deverão ter reinicio nos próximos 15 dias. Pelo que sei, agora sim está tudo perfeitamente encaminhado e aprovado, as obras não irão mais parar.

Quanto a informação dada aqui na semana passada, o Porto de Estrela agora também está com seu futuro sendo delineado. Ele retornou para a administração do Governo do Estado e melhora a interlocução - ou seja, a operação para que a iniciativa privada venha a administrar tudo. Aguardem, novidades aqui na Coluna em breve.

Como a Prefeitura já tem liberados R$ 510 mil para a construção do novo Posto de Saúde do Bairro Boa União, fui me inteirar sobre o andamento dos projetos para o início das obras. A Vigilância Sanitária pediu que fosse alterado o local do tanque de reservatório de água. O projeto está sendo alterado com novo cálculo estrutural e no máximo em duas semanas deverá acontecer a abertura da licitação da obra.

A 40ª Edição do Dia do Porco, sexta-feira passada não teve o público esperado - vieram em torno de 600 pessoas oriundas de algumas Regiões do Estado. Principalmente de onde acontece a maior produção de suinos. A próxima edição, em 2015 ainda não tem local nem data para sua efetivação, mas não deverá ser aqui na Região.

A UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela realiza hoje a noite, a partir das 19h e 30min, sua assembléia mensal. Segundo o presidente, Aloisio Mallmann, vai ser na sede da Associação dos Moradores do Bairro Boa União e foram convidados os Bombeiros e integrantes da Casa de Cultura.

Estava marcado para o próximo dia 22, o 1º Simpósio Municipal do Leite em Estrela, sendo convidados produtores de toda a Região. Mas a data teve que ser alterada, ficou para o dia 26 de setembro. Como Estrela é o 8º maior produtor de leite do País, deveremos ter a participação de um bom número de produtores. A abertura é as 8h da manhã, no Estrela Palace Hotel. Deverão ser discutido e deliberados assuntos sobre problemas técnicos, finanças, panorama econômico e perspectivas para o futuro. Sem dúvida deverá ser um belo evento.

E o turismo, contando com o passeio de trem, foi novamente assunto na Câmara de Vereadores. Lorena Hauschild (PR) disse que o passeio até Guaporé sem dúvida deve iniciar no Porto de Estrela. Andreas Hamester (PP) disse que várias reuniões sobre o assunto estão sendo feitas na Região e hoje ela acontece em Estrela. Segundo Bélkis Carolina Calsa (PPS) os visitantes de Estrela não devem vir só para este trajeto, mas sim também ter condições de um passeio de barco para que possam passar um bom tempo aqui. Disse que no Porto de Estrela tem que ser feita uma estação de trem para que seja determinado o início do passeio ferroviário.

Paulo Birck (PTB) comentou reunião da Secretaria da Saúde com o Hospital Estrela, da qual participou. Disse que foi apresentado o balanço das atividades do mes de junho, sendo que tivemos 4.370 pessoas atendidas no Pronto Socorro e destas, só 19 foram enviados pelos Postos de Saúde. Segundo o vereador, as pessoas estão indo direto ao Pronto Socorro, por isso a preocupação da situação financeira. "Assim vamos ter que aumentar a verba da Prefeitura para o Hospital, para atender a demanda". Disse ainda que destes atendimentos, 79 foram pela traumatologia e está sendo feito um trabalho para reverter o quadro. Quanto a reclamações, Paulo Birck disse que a partir de agora elas vão ser solicitadas por escrito, para que o usuário possa receber respostas. A próxima reunião será em setembro, para analisar os meses de julho e agosto.

A abertura do acesso direto para a Rota do Sol, para quem vem via Trevo de Estrela, continua sendo realizada. Não com a intensidade desejada, mas a EGR, que é a responsavel, deverá fazer um bom trabalho. A parte que é mais demorada, é da infraestrutura e muita coisa já foi feita. Vamos torcer para termos bom tempo.

Até semana que vem deve ser liberado o estacionamento oblíquo na Praça Henrique Roolart. Será um aumento consideravel de vagas - das atuais 11, vai para 32 novos locais para automóveis.

Nenhum comentário: