Prefeitura de Estrela - Inovação busca desburocratizar abertura de empresas em Estrela


Inovação busca desburocratizar abertura de empresas em Estrela

Um pedido de abertura de empresa, que aparentemente deveria ser um processo simples e rápido, em alguns casos pode se tornar uma dor de cabeça para o empreendedor. No atual modelo o pedido é protocolado na Prefeitura e passa pela avaliação individual de diversos setores como engenharia, fazenda, meio ambiente e vigilância sanitária. A cada passo, pode trancar por falta de documentos ou pelo simples fato de tramitar entre os setores.

Agora, o Governo de Estrela traz uma proposta diferenciada. A Sala do Empreendedor/Empresário foi apresentada na terça-feira (19), em reunião com os profissionais contadores do município. A ideia é de juntar forças com a categoria para a implementação do projeto ainda este ano. “O profissional é o primeiro procurado por alguém que quer abrir uma empresa. Depois encaminha-se a papelada na prefeitura. Todos tem pressa e querem isso ágil”, enfatiza Marcos Quadros, que coordenará o processo.

A intenção do município é desburocratizar o processo. Com a sala, as avaliações de abertura de empresa passarão pelo crivo semanal de uma comissão formada por profissionais de todas as secretarias envolvidas. “O processo entra, é deliberado, pede-se os documentos necessários e sai da sala com o Alvará na mão”, explica Quadros. Toda segunda-feira pela manhã ocorrerá a assembleia e o objetivo é reduzir em no mínimo 50% o período atual, que pode chegar a 15 dias em alguns casos.

Conforme o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marco Aurélio Wermann, como todas as pastas estarão reunidas, o investidor saberá após a reunião quais os documentos precisam ser providenciados e poderá fazer tudo de uma só vez. O prefeito Carlos Rafael Mallmann lembra que em 2013 cerca de 200 novas empresas instalaram-se no município, a maioria na área dos serviços. “O empreendedor tem pressa. O nosso desejo é acompanhar a velocidade dos seus anseios e fazer o município crescer”, explica.

Informações para todos

Uma maneira de facilitar ainda mais o processo de abertura de uma empresa é o acesso à informação. Para isso, o setor de meio ambiente estará disponibilizando também na sala softwares que permitem visualizar, em poucos cliques no computador as áreas de preservação permanentes (APP), as inundáveis (enchentes) e as determinações do Plano Diretor do município. Com isso, ainda antes de alugar ou construir um imóvel para uma futura empresa o empreendedor poderá ter a informação precisa sobre a área, se é permitido ou não o tipo de estabelecimento desejado. “Colocaremos também estas informações no site da Prefeitura, com acesso para toda comunidade”, explica Rafael Meneghini, responsável pelo levantamento.

Matéria e foto: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: