Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 07.08


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 07.08.14
MAGRA-INVENTIVA

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:

GÉRSON (PT):

"Projeto as vezes se encami-nha, reencaminha e reencaminha de novo"

FELIPE (PPS):

"Os municípios tem de volta muito pouco retorno".

FELIPE (PPS para Luiz PMDB):

"Fala meu nobre colega Lazier Martins".

FRASE: "Eu preferia ter estado na Arena do Grêmio, mas tive que ir até o gigantinho"

(Bélkis Carolina Calsa, Vereadora do PPS).

Andreas Hamester (PP) disse na Tribuna que o Brasil tem ótimos pensadores e leis interessantes, "mas sempre está esperneando, com problemas". Afirmou que deveria acontecer o aumento do FPM - Fundo de Participação dos Municípios, "pois tudo acontece nos municípios". Felipe Schossler (PPS) endossou suas palavras, dizendo que os municípios pagam muito imposto e tem muito pouco retorno financeiros.

E novamente a Cascata de Santa Rita foi assunto no Legislativo: Andreas Hamester (PP) disse que Vereadores foram conversar com o Secretário do Meio Ambiente Hilário Eidelwein e foi comentado que Estrela poderá ganhar muito transformando o local em atração turística. Lorena Hauschild (PR) disse que poderia ser constituida uma Comissão de Vereadores para trabalhar neste projeto. "Algo devemos fazer"

Gérson da Silva (PT) elogiou muito o trabalho junto a Praça Henrique Roolart, dizendo que a Feira do Produtor vai contar com um estacionamento bem mais amplo. É que a Secretaria de Obras está transformando em oblíquo o estacionamento comum que ali existia. Gérson também disse que em breve também acontecerá ampliação no local da feira do peixe, facilitando para todos, tanto para a compra como para a venda.

Paulo Birck (PTB) destacou o evento do Dia do Porco, que acontece nesta sexta-feira dia oito. "Depois de 14 anos teremos este evento novamente em Estrela". Ele acentuou que "carne de porco gordurosa é um mito, ela é cada vez mais magra e mais saudável. Teremos mais de 1.200 pessoas de todo o Estado visitando Estrela", afirmou.

Ainda sobre o Dia do Porco: O criador do evento, há 40 anos, atual Secretário da Agricultura José Adão Braun, na época primeiro presidente da ACSURS - Associação dos Criadores de Suinos do Rio Grande do Sul, que tem sede em Estrela, me disse que está tudo muito bem encaminhado e que teremos uma expressiva participação. "Além da palestra sobre o assunto, teremos a participação de todos os candidatos a Governador do Estado - isso garante o sucesso da promoção". Robério Heemann, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais foi enfático ao afirmar que o 40º Dia do Porco virá de encontro ao sucesso que já foi a primeira festa do Dia do Colono.

Felipe Schossler (PPS) procurou o setor de engenharia da Prefeitura, para se inteirar dos motivos da paralisação das obras de pavimentação de ruas, do PAC, que iniciou no Bairro Auxiliadora. "É que o sistema de drenagem e pluvial teve que ser alterado por exigência da Caixa Econômica federal. Não foi um problema da engenharia, mas a CEF poderia ter mencionado isso antes", afirmou.

No fim de semana teremos um Domingo Cultural, tendo por local a Câmara de Vereadores de Estrela. Segundo Andreas Hamester (PP) o horário de início é as 19h, quando a Secretaria da Cultura e o Núcleo Cultural de Estrela promovem apresentação do Grupo de Sopros e Cordas do SESI, na comemoração do Dia dos Pais. Será com entrada franca.

E olha a confirmação do adiantamento da informação aqui da Coluna, semana passada: Até hoje a tarde acontece a liberação oficial do reinício das obras das 250 casas populares no local que será o novo Bairro de Estrela, entre o Bairro Pinheiros e Novo Paraiso. Possivelmente as obras também reiniciam no dia de hoje, mas a maior garantia é que elas vão reiniciar na segunda-feira.

Quanto a novidades referentes ao Porto de Estrela, elas deverão vir a tona na próxima semana. Mas aguardem, informação quente teremos dentro de poucos dias. E pelo que sei, serão informações muito boas e importantes para Estrela.

O Hospital Estrela recebeu confirmação dada por Luiz Carlos Busato de que mais R$ 500 mil de emenda parlamentar serão liberados em 2015. Este dinheiro vai ser utilizado para a compra de uma mesa cirúrgica elétrica pneumática, um gerador, um transformador, um intensificador de imagens e uma bomba de infusão alvo controlada. Este equipamento será utilizado no Centro Cirúrgico. Bela notícia, assim nosso Hospital fica a cada momento com mais capacidade para bem atender a população.

Bélkis Carolina Calsa (PPS) retorna por três Sessões Ordinárias ao Legislativo de Estrela. O titular da cadeira, Paulão Scheeren teve que fazer uma cirurgia no braço, devendo retornar após o dia 19.

Outra coisa: Se alguém duvidava da informação dada semana passada aqui na Coluna, pode ir conferir. As obras de restauração da escadaria de acesso ao Rio Taquari, junto a ex-Polar, reiniciaram.

Nenhum comentário: