Prefeitura de Estrela-RS - Incentivos garantem aumento da produção no campo


Incentivos garantem aumento da produção no campo

Um mercado em plena expansão. Não é a toa que a agricultura teve em 2013 um incremento de R$ 50 milhões no município. Para chegar nestes números, muitos investimentos são necessários nas propriedades. Parte feita pelos agricultores, parte vêm em forma de incentivos do Governo Municipal.

As terraplanagens estão entre os principais pedidos entregues ao secretário de Agricultura, José Adão Braun. Diariamente ele recebe os agricultores em seu gabinete e estabelece um cronograma para atender a todos. “Agora estamos bem equipados e conseguimos dar uma resposta mais eficiente aos empreendedores rurais”, lembra ele, citando os seis equipamentos pesados entregues a pasta na atual gestão.

Na sexta-feira (22), acompanhado do prefeito Carlos Rafael Mallmann, Braun fez um roteiro pelo interior para acompanhar as obras em andamento ou já executadas. Na propriedade de Dilson Scheeren encontrou o atual aviário, ainda de madeira, sendo desmontado. Ele dará lugar a outro, maior e mais moderno, com capacidade para alojar 28 mil frangos. O investimento será de cerca de R$ 300 mil por parte do agricultor que não vê a hora das máquinas da prefeitura iniciarem a terraplanagem. “O serviço oferecido gratuitamente pela Secretaria de Agricultura nos ajuda muito. Espero em três meses já estar produzindo”, afirma Scheeren.

Poucos quilômetros depois, na propriedade de Irno Aloísio Zarth, uma motoniveladora aplainava o terreno para receber uma pocilga para 500 suínos. “O trabalho é caprichado”, agradeceu o empreendedor. Nas mãos do operador Cleto Plentz, a máquina novinha recebida do PAC 2 faz duas vezes mais o trabalho com a metade do combustível.

O prefeito Carlos Rafael Mallmann salienta que investir no campo é uma das formas de manter os jovens na agricultura. Programas como o da terraplanagem, da limpeza dos açudes e da manutenção das estradas garantem mais renda e qualidade de vida. “Investir no campo é sinônimo de retorno garantido e crescimento para o município”, afirma.

Matéria e Fotos: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: