Prefeitura de Estrela - Limpeza urbana define o visual atrativo do município


Secretário de Obras Cristiano Nogueira da Rosa falou no Redação Studio
com Airton Engster dos Santos


Limpeza urbana define o visual atrativo de Estrela

A limpeza e a organização visual de Estrela contribuem para aumentar o visual atrativo do município. Hoje, metade do efetivo da Secretaria de Obras Públicas atua na varreção, capina e recolhimento de entulhos. “Não deixamos a cidade suja”, destaca o secretário Cristiano Nogueira da Rosa. Com três máquinas e três caminhões, a equipe zela pela faxina dos loteamentos e bairros. O trabalho é feito dentro de um cronograma que amplia a eficiência da equipe e abrange todos os 13 bairros. O recolhimento de entulhos e lixo verde é feito uma vez por semana em cada local. A capina é realizada uma vez ao mês. “A partir de setembro intensificaremos a capina mecânica”, avisa Nogueira. Ela é feita com maior frequência no verão porque é a estação em que a vegetação cresce rapidamente.

Com um grande contingente de funcionários mobilizados a favor da assepsia, surge também o sentimento de admiração por ter uma cidade limpa. “Quem visita a cidade elogia a limpeza e a organização. O visual da cidade é nosso orgulho”.

Entulhos

Uma equipe de limpeza atua forte na coleta de entulhos: restos de construções, cimento e tijolos são recolhidos próximo a obras ou ampliações de imóveis. O secretário Nogueira alerta que não é da alçada da prefeitura recolher entulhos de obras. “Existe uma lei que torna o morador responsável por este tipo de material”. A orientação é de que lojas, loteadoras, empresas e moradores tenham um contêiner para acondicionar o entulho, sobretudo no Centro da cidade. “O tráfego é intenso e pode ser perigoso para a segurança.”

Outra equipe faz a coleta de sofás e pneus. Por mês são recolhidos cerca de 40 sofás. A prefeitura dá o destino correto: os envia para reciclagem. O conselho é para que a população coloque o sofá no lixo somente no dia da coleta. “As pessoas devem ligar para a Secretaria e solicitar a data em que o veículo passa pelo local. Queremos manter a cidade com a melhor estética.”

No Centro, 14 varredeiras atuam para manter ruas e praças agradáveis visualmente. Nos bairros, os homens do caminhão de entulho suam a camiseta para manter o aspecto harmônico. No Bairro dos Estados, o motorista de pá carregadeira informa que a limpeza da cidade foi intensificada nos últimos anos. Com os colegas, ele retirava a montanha de terras da beira da calçada. O serviço não é dos mais leves, mas o visual compensa. “A cidade está bonita.”

Organizada

A monitora de creche Lisemar Ely diz que cidade está organizada. “Eles (equipe de obras) cuidam e vão a todos os bairros”. Para ela, uma cidade bem tratada é mais bela. “Acredito que a limpeza deve ser trabalhada nas escolas, junto com as crianças e Estrela faz isso.”

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: