Notícias Vale do Taquari - 25 de fevereiro de 2014


No período de 21 a 25 de maio acontece a Festa de Maio 2014, evento que ocorre no Centro Administrativo e marca as comemorações pelos 33 anos de Teutônia. Entre as atrações estão show nacional com o cantor Daniel na noite de sexta-feira, dia 23 de maio, e da dupla sertaneja Fernando & Sorocaba, na noite de sábado, dia 24 de maio. Antes disso, na quinta-feira, dia 22, haverá show com o Guri de Uruguaiana. O público poderá assistir aos shows em espaço com cobertura, com capacidade para cerca de 10 mil pessoas.

A administração municipal de Estrela anunciou a reabertura das capatazias do interior. O prefeito Carlos Rafael Mallmann, em reunião com os vereadores e secretários municipais apresentou o novo parque de máquinas do município. Ao todo, são três retroescavadeiras, uma pá-carregadeira, uma motoniveladora e um caminhão-caçamba novos que serão destinados à Secretaria da Agricultura e irão abastecer as capatazias no interior do município, sendo uma na Delfina e uma no Costão. A expectativa é que os novos espaços públicos iniciem o trabalho em março.

Nos próximos meses a administração municipal de Estrela contará com o apoio do Governo do Estado para a recuperação das estradas do interior. Numa parceria com a Secretaria Estadual de Obras Públicas, uma escavadeira hidráulica fará o serviço de retirada de cascalho no município vizinho de Bom Retiro do Sul.

A administração municipal de Muçum realiza audiência pública na próxima quinta-feira, dia 27, às 10 horas, no Auditório Adelaide Boniatti da Prefeitura. Na ocasião, será apresentada a Prestação de Contas da Gestão Fiscal, relativo ao 3º Quadrimestre do ano de 2013.

O 1º Encontro de Churrasqueiros de Nova Bréscia encerrou no último domingo. Cerca de 80 mil pessoas circularam pela Praça da Matriz durante as festividades. O evento deve estampar as páginas do Guinness Book, o Livro dos Records. Foram 192 horas interruptas de churrasco. Foram servidos cerca de 15 mil quilos de carnes, 2.100 pães caseiros e outros 7 mil e 500 do tipo francês. Para realização do churrasco foram utilizadas 3,5 toneladas de carvão,

A Administração Municipal de Arroio do Meio, em parceria com o STR de Lajeado, promove através do SENAR, o curso de Macramê - Módulo 2, a ser realizado no período de 10 a 13 de março. O curso é gratuito e as aulas serão realizadas nos períodos da manhã e tarde, com oito horas de aula diárias, totalizando certificado de 32 horas ao final do curso. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Educação e Cultura.

A Polícia Rodoviária Federal registrou no ano passado, 186.474 acidentes em rodovias federais, que deixaram 103.559 feridos e 8.415 mortos. Em comparação ao ano de 2012, em termos absolutos, houve um aumento de 1% no número de acidentes.

Em decisão proferida pelo ministro João Otávio Noronha, o Tribunal Superior Eleitoral suspendeu a eleição suplementar em Taquari e determinou o retorno ao cargo do prefeito Emanuel Hassen de Jesus e do vice André Barcellos Britto. Eles haviam ingressado em ação cautelar, com pedido de liminar, acatada pelo tribunal, até o julgamento final do recurso, que segue em tramitação, mas não tem prazo para ser apreciado.

Segundo a ANATEL as ligações locais e interurbanas feitas de telefone fixo para celular ficarão, em média, 13% mais baratas para o usuário a partir de março. Com as mudanças, o preço médio das ligações locais de fixo para celular passará de R$ 0,45 para R$ 0,39.

A CDL Lajeado promove nesta quinta-feira, dia 27, o evento de posse da sua nova diretoria. A programação festiva vai ocorrer a partir das 20h, no Weiand Hotel, em Lajeado. Será empossado como presidente da entidade o empresário Daniel Dullius, que permanecerá no cargo no biênio 2014-2015. Dullius substitui a Ricardo Diedrich que presidiu a entidade nos últimos dois anos.

Cerca de dois mil alunos das redes municipal e estadual de ensino de Cruzeiro do Sul retornaram às salas de aula nesta segunda-feira. Na rede municipal, são cerca de 570 estudantes nas sete Escolas de Ensino Fundamental e 230 nas quatro escolas de Educação Infantil. Na rede estadual, cerca de 1.170 alunos retornaram às salas de aula.

No dia 11 de março acontece assembleia da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari, para escolha da nova diretoria. O empresário Ito Lânius confirmou sua candidatura à presidência da entidade.

Ontem a noite aconteceu a aula inaugural da Faculdade La Salle Estrela. A palestrante foi a juíza da 1ª Vara Cível de Lajeado, Débora Gerhardt de Marque, que abordou o tema “O papel do cidadão na construção do estado democrático de direito”. O evento ocorreu no auditório da instituição.

A Coordenação dos Grupos da Terceira Idade de Travesseiro realizará quinta-feira, dia 27, reunião com os representantes dos grupos de idosos do município para programar as atividades de 2014. O encontro ocorre às 14h30min, na Câmara de Vereadores.

A partir do dia 15 de março começarão a ser confeccionadas novamente as carteiras de trabalho, em Doutor Ricardo. Oaviso é da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

A Cia de Patinação Sobre Rodas que ministra aulas de patinação no Ginásio de Esportes do Parque João Batista Marchese de Encantado, numa parceria com a Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo, retornará com as atividades no dia 10 de março, a partir das 17 horas.

A Secretaria da Agricultura de Doutor Ricardo recebe até o dia 31 de março as encomendas de calcário.

Hoje, às 14 horas, ocorre na sede da AMVAT, em Estrela, reunião dos prefeitos da região com o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco.

A Prefeitura de Marques de Souza está fazendo o levantamento dos talões de produtor. A apresentação dos talões, com as vendas efetuadas em 2013, deve ser feita no Setor de ICMS, junto à Secretaria da Agricultura, até o dia 14 de março.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela realizará um encontro com todas as famílias beneficiárias do Bolsa Família e também do Programa Social RS Mais Igual. A reunião ocorre nesta amanhã, às 09 horas, no salão da OASE, junto a Comunidade Evangélica.

No período de 10 a 13 de abril, acontece no Parque Poliesportivo de Cruzeiro do Sul, a 6ª Expocruzeiro e Festa do Aipim.

Neste ano o tradicional encontro em homenagem ao Dia Internacional da Mulher promovido pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Meio, Capitão e Travesseiro, em conjunto com as prefeituras dos três municípios será realizado no dia 08 de março, no salão do Esportivo Travesseirense, em Travesseiro. A programação inicia às 08h30min.

Está em andamento o roteiro de assembleias do Sicredi Região dos Vales. Hoje, às 20 horas, o encontro ocorre na cidade de São Valentim do Sul.

Na próxima quinta-feira, dia 27, das 19h às 23h, a CIC Teutônia e o Ponto de Atendimento do Sebrae no município promovem a oficina “Administrando fluxo de caixa”. Mais informações e inscrições pelo e-mailcomercial@cicteutonia.com.br.

Por motivos de férias da funcionária responsável pelo setor, neste mês não estão sendo feitas carteiras de Identidade e de Trabalho na cidade de Capitão.

O município de Relvado está realizando a 2ª Campanha de Recolhimento do Lixo Eletrônico. O material deve ser entregue até sexta-feira, dia 28, no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura.

Os agricultores de Muçum devem apresentar o Talão de Produtor na Exatoria, junto a Secretaria de Agricultura, até o dia 28 de fevereiro.

O ano letivo na rede estadual que iniciou ontem, tem previsão de término para 19 de dezembro. O recesso escolar de inverno será entre 19 de julho e 03 de agosto.

Hoje acontece mais uma assembleia da Dália Alimentos, para apresentação dos resultados obtidos pela cooperativa no ano de 2013. A assembleia desta terça-feira será para os associados da região de Anta Gorda. 

Na próxima sexta-feira, dia 28, ocorre a coleta de lixo sucata em todo município de Travesseiro. A coleta será feita pela equipe da Secretaria de Obras, a partir das 07h30min.

Em Estrela a vereadora Lorena Hauschild (PR), apresentou projeto de lei que concede o título de Cidadã Estrelense a Eni Pizzato Vier.

No dia 12 de março, o município de Encantado recebe as documentações e propostas do edital para contratação de empresa para execução de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Rua João Lucca, esquina com a Rua Duque de Caxias, no Centro.

A Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros, promoveu no último sábado, mais um encontro de capacitação para o Grupo de Pronta Resposta em Desastres de Lajeado. O segundo módulo focou o resgate em altura, uso de macas e identificação de equipamentos utilizados em técnicas verticais. Cerca de 40 pessoas participaram deste módulo.

A Ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, esteve no Vale do Taquari no último final de semana. Durante a manhã de sábado ela esteve em Arroio do Meio, onde visitou a sede do Centro de Referência da Assistência Social. À tarde Maria do Rosário esteve em Nova Bréscia no Festival do Churrasco.

No dia 15 de março o PMDB realiza Encontro Estadual para definir o candidato do partido ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Dois nomes estão despontando no momento e deverão disputar a indicação dos peemedebistas, o ex-prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, e, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski.

No dia 1º de março, no Clube Caça e Pesca, em Linha Constância - Roca Sales, acontece a palestra “Qualidade de Vida”, com o terapeuta ortomelecular Ari Vieira Marques. A programação inicia às 10 horas. Promoção da Emater e STR de Roca Sales.

No dia 27 de março, às 09 horas, acontece em Linha Argola – Encantado, palestra com o terapeuta ortomolecular Ari Vieira Marques, que abordará o tema “Qualidade de Vida”. A promoção é do escritório da Emater de Encantado.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, confirmou ontem em encontro com integrantes do diretório metropolitano do PMDB, sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Ziulkoski definiu a bandeira municipalista como o principal tema a ser defendido na pré-convenção em 15 de março, quando concorre à indicação contra o ex-prefeito de Caxias do Sul José Ivo Sartori.

A Administração Municipal de Travesseiro fez o repasse de uma verba de 23 mil reais ao SC Cairu. O recurso será investido na reforma do piso do salão da entidade.

No mês de fevereiro a Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia e o Ponto de Atendimento do Sebrae promoveram o curso “Boas práticas para o setor de mesa e distribuição”. Participaram da primeira turma da formação 22 pessoas.

Durante a última sessão da Câmara de Vereadores de Encantado, assumiu o suplente de vereador Jonecir Turatti (PSDB) pelo período de 15 dias na ausência de Adroaldo Conzatti pela solicitação de licença saúde.

A Câmara de Vereadores de Lajeado vota hoje, às 17 horas, o Projeto de Lei pelo qual o município concede direito real de uso de um terreno à Corsan. A administração Municipal afirma que a medida é necessária para continuidade do projeto de implantação de um reservatório no Bairro Montanha.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou ontem (24) que o ex-deputado federal José Genoino passe por uma nova avaliação médica. Após o resultado do laudo, Barbosa vai decidir se ele poderá cumprir a condenação de quatro anos e oito meses de prisão, definida na Ação Penal 470, o processo do mensalão, definitivamente em casa.

O Coral Municipal de Teutônia retomará suas atividades no dia 05 de março. Os ensaios ocorrem às quartas-feiras, a partir das 19h30min, na sede do Sínodo Vale do Taquari, junto ao Centro Administrativo.

O município de Bom Retiro do Sul irá receber 450 mil reais para investimentos nas áreas de Agricultura e Saúde. Os recursos são oriundos de emendas do deputado federal Enio Bacci (PDT).

Arroio do Meio vai escolher sua nova corte de soberanas. O evento será realizado no dia 13 de abril, na Rua de Eventos, abrindo oficialmente a programação especial em comemoração aos 80 anos do município.

O Centro de Referência de Assistência Social de Imigrante irá realizar nova campanha de doação de roupas para pessoas carentes na sexta-feira, durante todo o dia.

A Univates retoma em março, as edições mensais do Café & Cultura. No dia 06, às 20h30min, a apresentação será do cantor Lucas Brolese. O evento ocorre na Cafeteria do Prédio 9.

Nenhum comentário: