COLUNA DO LUCA – 24.02.14 - Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 24.02.14 - Jornal O Informativo do Vale - Lajeado
Luiz Carlos Freitag 

O Deputado Federal, Secretário de Estado de Obras Luiz Carlos Busato esteve em Estrela e junto com os Secretários Municipais Elmar Schneider e José Alves, visitaram o novo Núcleo Habitacional, que está com as obras em pleno andamento. Ele ficou entusiasmado: “É um bairro novo, uma cidade nova, são 379 casas e mais uma área de 20 hectares para o novo Distrito Industrial”. Busato disse que isso é uma visão de administração com planejamento, “Tem que enaltecer o Prefeito Rafael Mallmann e seu vice Valmor Griebeler, bem como os Veradores pela visão que eles tem por Estrela”. Ele disse que isso é extremamente correto, pois passada a eleição o trabalho tem que ser em conjunto para o município.

No dia do seu 58º aniversário, quarta-feira passada, a Certel trocou o último de seus postes de madeira, por um de concreto, no Bairro Moinhos D’Água, em Lajeado. O vice-presidente da Cooperativa Languiru Renato Kreimeier e o presidente da Certel, Egon Édio Hoerle. São mais de 65 mil postes em 47 municípios. Egon disse que a vida útil de um poste de madeira é de 15 anos e de concreto, no mínimo, de 60 anos. A propósito, segundo pesquisa da Univates, a Certel tem 97% de satisfação entre seus clientes. Quando falta luz, o prazo máximo para que ela retorne é de 70 minutos.

O mesmo não acontece com a AES Sul. Foram incríveis as críticas na Câmara de Estrela, nove vereadores não pouparam palavras. Inclusive o presidente Marcelo Braun disse estar “intimando e convocando” o coordenador da AES Sul para que se faça presente na Câmara – isso deve acontecer esta semana. Andreas Hamester (PP), depois de muitos elogios de colegas para a Certel, sugeriu que a AES Sul fosse “se informar na Certel como eles fazem para atender bem seus consumidores”.

Situação está ficando preocupante. No Rio Grande do Sul, 39 veículos novos entram por hora nas estradas. São 947 por dia, 345 mil carros, motos, ônibus e camionetes por ano. E nossas rodovias continuam as mesmas. Quando Governador, Antônio Brito duplicou a BR 386 entre Tabaí e Porto Alegre. Agora ainda não está pronta a duplicação de Estrela a Tabaí. E esta rodovia de Lajeado em direção a Serra, nem tem data para que as obras iniciem. Como vamos ficar? Por certo, daqui a Porto Alegre nem deveriam ser duas pistas e sim já teria que ser no mínimo igual a Freway.

Semana passada tivemos o retorno às aulas nas escolas municipais, hoje é nas escolas estaduais. A maioria dos alunos, sem dúvida, retorna pronto para matar a saudade e reencontrar amigos, que ficaram sem contato durante as férias. Só que este ano será diferente, teremos muito mais feriados devido a Copa do Mundo. Cada dia de jogo da Seleção Brasileira será feriado tanto nas escolas como no comércio, indústria, órgãos públicos. Realmente este será um ano diferente: Além do Carnaval, festa nacional e tradicional, teremos a Copa do Mundo e logo depois eleições. Ah, e segundo especialistas, devido ao verão intenso que tivemos, o inverno também deverá ser muito rigoroso. Que ano!

Coisa curiosa que está sendo divulgado: Em nivel de Brasil, o IBGE mostra que as vendas do comércio foram menores em dezembro do que em novembro de 2013. Cairam 0,2% e o motivo seria a inflação, alta da gasolina, dos alimentos (10%), dólar (15%). Em 10 anos, 2013 teve o menor crescimento nas vendas dos últimos 10 anos, pois a inflação foi de 5,91% e os preços no comércio 7,3% - em nivel de País. Outro motivo pela falta de dinheiro para gastar em dezembro, seria que a maioria dos aposentados teria retirado seu 13º salário antecipadamente, o que é possivel em alguns bancos.

FRASE DA SEMANA: “A Certel é indispensável para toda a Região do Vale do Taquari, tanto para nosso desenvolvimento como para a distribuição de renda”. (Luiz Fernando Schmitt, Prefeito de Lajeado.)

Nenhum comentário: