Notícias Vale do Taquari - 14 de fevereiro de 2014


A Secretaria de Educação e Cultura de Encantado em preparação ao início do ano letivo 2014 reuniu na última terça-feira, os diretores das escolas municipais de ensino fundamental, juntamente com a equipe pedagógica da secretaria. Já na quarta e quinta feira, reuniram-se as coordenadoras pedagógicas das escolas municipais, com a coordenação da SMEC para organizarem o trabalho pedagógico nas escolas.

Os contribuintes de Travesseiro tem até o dia 28 de fevereiro para efetuar o pagamento do IPTU em cota única com desconto de 20%. Os carnês de pagamento estão a disposição no banco Sicredi. Existe também a possibilidade de parcelamento do imposto com vencimentos em fevereiro, março e abril, neste caso sem desconto.

Na próxima quarta-feira, dia 19, numa parceria com os municípios da região alta: Doutor Ricardo, Relvado, Nova Bréscia, Putinga, Ilópolis, Arvorezinha, Coqueiro Baixo e Itapuca o município de Encantado sediará a abertura oficial do ano letivo recebendo todos os professores destes municípios. Na oportunidade haverá palestra com o professor Serrano Freire, diretor do Instituto Prof. Serrano Freire, Niterói-RJ que abordará o tema “Seja o professor que você gostaria de ter” e “(Re)volução humana para uma escola contemporânea com ênfase na formação de valores na educação infantil”.

As escolas estaduais e municipais de Encantado iniciam suas atividades com os alunos no dia 24 de fevereiro.

Faltando menos de um mês para a 6ª ExpoRoca e 9ª Fecarpa, a comissão organizadora já contabiliza a venda 80% dos espaços da Feira Comercial, Industrial e de Serviços. São quase 100 estandes divididos nas áreas externa e interna, reunindo o setor de máquinas, veículos, artesanato, vestuários, móveis e praça de alimentação.

A Brigada Militar de Estrela estará aceitando a partir do dia 24, as inscrições para o projeto Brigada Mirim. São 60 vagas, sendo metade para o turno da manhã e metade para o turno da tarde. Podem participar crianças de 9 aos 12 anos de idade, moradoras de Estrela e cujas famílias recebam até três salários mínimos. O projeto visa trabalhar questões como disciplina, direitos e deveres e a formação do cidadão. O projeto Brigada Mirim tem o apoio das secretarias de Esportes e Lazer e de Educação de Estrela e é 100% gratuito.

O Departamento de Esportes e Lazer da Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado abriu as inscrições para o Torneio de Vôlei de Duplas que acontecerá no dia 09 de março, na quadra de areia no Camping do Pretto, em Jacarezinho. Ocertame será disputado nos naipes masculino e feminino. As inscrições vão até o dia 05 de março e podem ser realizadas na secretaria. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 por dupla.

A Vigilância Ambiental em Saúde registrou focos de larvas do mosquito Aedes Aegypti nos bairros Florestal, Montanha e Olarias, em Lajeado. O combate do transmissor da dengue é a única forma de prevenção à doença, que soma, neste ano, dois casos confirmados na Região Metropolitana de Porto Alegre e outro em Erechim. Armadilhas foram instaladas pelo município para detectar pontos de proliferação do mosquito transmissor da dengue.

A Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto organiza, para o dia 15 de março, o 1º Passeio da Lua Cheia de Canoagem de Marques de Souza. O objetivo é mostrar a importância do Rio Forqueta e conscientizar a população sobre a necessidade de preservar os recursos naturais. Além disso, será uma maneira de incentivar a prática de atividades físicas e proporcionar momentos de descontração.

Duas garotas estarão representando Encantado neste final de semana em concursos de beleza. Na noite de hoje a jovemHeloísa Sangalli Beneduzzi, 19 anos, disputa uma das quatro vagas da região para a final do Garota Verão 2014. O evento ocorre em Lajeado, no Parque dos Dick, a partir das 19h30min. Já no sábado e domingo, em Candelária, no Vale do Rio Pardo, o tradicional concurso Musa do Sol RS, contará com a participação da encantadense Jéssica Turatti Rabaiolli, 19 anos.

As altas temperaturas e a falta de chuva provocam transtornos e prejuízos em propriedades de Canudos do Vale. Segundo informações da administração municipal, alguns agricultores já sofrem com a falta de água. O problema é mais grave para quem possui aviários e chiqueirões.

Dos 256 inscritos no concurso público da Prefeitura de Anta Gorda, 57 não compareceram para fazer as provas, representando uma abstenção de 22,6%. O concurso oferece 60 vagas para 18 cargos. Os resultados serão divulgados dia 27, com exceção do cargo de professor de Educação Infantil, que será divulgado no dia de hoje em função do início do ano letivo.

As dez famílias beneficiadas pelo programa Brasil Sem Miséria têm reunião dia 20, às 13h30min, na Câmara de Vereadores de Itapuca. Na ocasião, será explanado sobre o funcionamento da iniciativa. Além das famílias, estão convidados a participar representantes dos conselhos municipais e entidades. Também será apresentado o Comitê Gestor Municipal do Programa Brasil Sem Miséria.

Em Nova Bréscia, um galpão rústico em madeira foi erguido no centro da Praça da Matriz. É o primeiro sinal de que uma festa típica do Rio Grande do Sul se aproxima. Trata-se do 1º Encontro dos Churrasqueiros que será realizado domingo, quando Nova Bréscia irá fazer jus à fama de Capital dos Churrasqueiros. O município promete inovar com o evento que será aberto às 10h30min. Durante uma semana, durante 24 horas por dia, a carne irá assar. Serão oito toneladas degustadas pela comunidade e convidados na Praça da Matriz.

Equipe do Programa Nacional de Controle de Raiva em Herbívoros estará em Taquari na segunda-feira, dia 17, para conter o surto da doença que matou dezenas de animais na região desde o início do ano. Casos foram confirmados próximo à divisa de Bom Retiro do Sul. Transmitida por morcegos hematófagos, a raiva herbívora compromete o sistema nervoso de animais de produção, como eqüinos, bovinos, ovinos, suínos e bubalinos. Não há cura. Em 2013, morreram mais de 4 mil animais no Estado.

As diretorias as comunidades e dos clubes de mães participam, hoje, às 14 horas, de uma reunião no auditório do Centro Administrativo de Doutor Ricardo. Em pauta, a definição da programação do Dia da Mulher e do 3º Fórum da Mulher Ricardense, programados para 08 de março.

Cerca de dois mil alunos da rede municipal de ensino de Arroio do Meio retornam às salas de aula na próxima quinta-feira, dia 20. Antes disso, 170 professores e as equipes diretivas das 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental preparam-se para recebê-los, com atividades internas de planejamento e palestra de acolhimento que iniciam na segunda-feira, dia 17.

Agricultores dos municípios de Anta Gorda, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Marques de Souza, Progresso, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Sério, Taquari e Teutônia, na região Vale do Taquari, vão receber protetores solares na fase piloto do programa Saúde na Pele, do Governo do Estado. O programa vai distribuir gratuitamente 300 mil bisnagas com fator de proteção solar 30, para cem mil trabalhadores rurais, da pesca e da aquicultura do RS. No total, são 129 municípios beneficiados, em um investimento de R$ 2 milhões da Secretaria Estadual da Saúde.

Nova lei exige taxímetro e tabela de valor em Encantado. O município discute desde o ano passado normas de padronização dos serviços de táxi. Alterações no projeto de lei vigente dependem da aprovação do Legislativo. A votação deve ocorrer semana que vem. Parte dos taxistas contesta a obrigatoriedade do taxímetro com receio de aumento nas tarifas e perda de clientela.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela realizará um encontro com todas as famílias beneficiárias do Bolsa Família e também do Programa Social RS Mais Igual. A reunião ocorrerá no dia 26 de fevereiro, às 9h, no salão da OASE, junto a Comunidade Evangélica.

O 1º Encontro dos Arranjos Produtivos Locais das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari será realizado no dia 14 de março em Ilópolis. O evento é um projeto selecionado por meio de edital publicado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, em que empresas e agroindústrias familiares que fazem parte da cadeia produtiva de alimentos, principal foco dos Arranjos Produtivos Locais poderão participar. O objetivo é compartilhar as experiências de outros APLs.

O prefeito de Roca Sales, Nélio Vuaden, reassumiu as atividades frente ao Executivo Municipal. Vuaden esteve afastado por 15 dias, em virtude de suas férias. No período, o vice-prefeito Eloí Machado dos Santos respondeu pela administração municipal.

Os candidatos que não foram selecionados nas duas chamadas do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem aderir à lista de espera ainda nesta sexta-feira. Com a adesão, poderão concorrer às bolsas eventualmente não preenchidas nas chamadas regulares. Para isso, basta acessar a página do ProUni e confirmar a participação.

Está confirmado para a próxima quinta-feira, dia 20, na Casa do Morro, o coquetel de lançamento da 6ª Expocruzeiro e Festa do Aipim, programada para o período de 10 a 13 de abril, no Parque Poliesportivo de Cruzeiro do Sul. Durante o coquetel serão apresentadas as atrações e novidades do evento.

As atividades do Programa Viver Bem estavam previstas para serem retomadas no dia 17 de fevereiro, porém devido ao extremo calor do nosso verão, a Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado decidiu adiar o retorno do projeto para evitar complicações de saúde aos frequentadores, visto que as aulas são ministradas em salões e/ou ginásios das comunidades do município. As aulas reiniciam no dia 10 de março em todos os núcleos atendidos conforme ano anterior.

Nas últimas semanas a Secretaria de Obras de Encantado vem realizando a manutenção das ruas e estradas das zonas urbana e rural do município. Na Linha Alegre foi realizada a execução de limpeza de barrancos e valas, nivelamento da via e colocação de saibro e brita.

Outra localidade atendida pela Secretaria de Obras de Encantado foi a de Linha Azevedo, onde foram realizados trabalhos nas vias públicas e também dentro do acesso à propriedade do produtor Roque Bampi.

A Secretaria de Obras de Encantado instalou placas de sinalização de quebra-molas nas ruas Severino Augusto Pretto, Estrada dos Imigrantes e Avenida Antonio de Conto.

Os professores do Ensino Fundamental, da rede municipal, das cidades de Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul e Canudos do Vale, participam hoje na Faculdade La Salle, em Estrela, do 1º Encontro Intermunicipal de Formação de Professores – Escola e família de mãos dadas. O evento reunirá cerca de 200 educadores.

Estão em andamento as atividades na Academia de Saúde de Capitão, com alongamentos, caminhadas e pilates. As atividades são coordenadas e monitoradas pelo professor de Educação Física Dimael Finger e pela Fisioterapeuta Amanda Gasparotto. O horário de funcionamento é das 07h30min às 12h e das 13h às 16h30min.

Amanhã ocorrem as atividades de integração entre os alunos da escolinha de futebol de Imigrante, com jogos de futebol sete e Torneio de Pênaltis. A programação inicia às 08 horas, no campo do Esporte Clube Arroio da Seca.

A jovem Natália Bouvier, 17 anos, representa o município de Roca Sales hoje na etapa regional do concurso Garota Verão. O evento ocorre no Parque dos Dick, em Lajeado, a partir das 19h30min. Três meninas da região serão selecionadas para a grande final, em Capão da Canoa.

Está em andamento o roteiro de assembleias do Sicredi Região dos Vales. Na segunda-feira, dia 17, às 20 horas, o encontro ocorre na cidade de Vespasiano Corrêa.

Na próxima semana, de 17 a 20 de fevereiro, a CIC Teutônia oferece o curso “Dicção, desinibição e oratória – módulo II”. Os encontros ocorrem no auditório da entidade, das 19h15min às 22h15min. O instrutor será o jornalista, radialista e professor Fabiano Conte. Mais informações e inscrições pelo e-mail comercial@cicteutonia.com.br.

O início do ano letivo para alunos da rede municipal de Capitão está marcado para segunda-feira, dia 17 de fevereiro. Já na Escola Estadual de Capitão, as aulas serão retomadas no dia 24 de fevereiro.

O início do ano letivo para os professores do Colégio Teutônia será na próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro. Com o tema “Colégio Teutônia – uma seleção num mundo de possibilidades”, os docentes participam de formação continuada. No dia 18, terça-feira, a programação segue com foco no planejamento e metodologia, envolvendo desde a Educação Infantil e Anos Iniciais até os Anos Finais e Ensino Médio.

No dia 19 de fevereiro começa o ano letivo para os estudantes do Colégio Teutônia. A direção do educandário prepara uma programação especial para recepcionar os alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Hoje acontece no Parque dos Dick, em Lajeado a etapa regional do concurso Garota Verão. A representante de Muçum nesta fase do concurso será Taís Demarchi (17 anos). Já a cidade de Vespasiano Corrêa será representada no concurso por Gabriela Borsatto (20 anos).

Nenhum comentário: