Vereadores concederam Título de Cidadã Estrelense para Teresa Sessi Baronio


A noite desta segunda-feira (1º/07) foi marcada pela sessão solene que concedeu o título de Cidadã Estrelense à Teresa Sessi Baronio.

A homenagem foi proposta pelo vereador Luiz Fernando Schneider (PMDB), que usou a tribuna para fazer um resgate da trajetória da homenageada. Entre os pontos de destaque da biografia de Dona Teresa, Schneider frisou que mesmo tendo sofrido com dificuldades, jamais deixou de lutar em prol das pessoas portadoras de necessidades especiais. “Logo aos dois anos perdeu a mão, e as pessoas tinham medo” lembra. Schneider ainda rememorou o fato de que Dona Teresa ingressou na carreira de professora, mas mesmo tendo perdido também uma perna em um acidente não esmoreceu na vontade de viver e principalmente de ajudar os outros.

Teresa Sessi Baronio foi professora por 22 anos, e por 40 anos foi catequista. Em 1986 mudou-se para Estrela, onde continuou seus trabalhos como religiosa e dedicando-se também à APAE. Dona Teresa também é mãe de uma menina com necessidades especiais, Josiele Baronio.

Por vários anos Teresa realizou trabalho voluntário com os deficientes no salão paroquial, mas hoje realiza suas atividades no Ginásio Cristo Rei. “Lhe será cedida, após reforma, uma sala no centro da cidade para facilitar o seu trabalho e o transporte dos alunos. Digo isso aqui na frente do senhor prefeito e do secretário Cristiano, assumimos este compromisso” afirma Schneider.

O Prefeito Carlos Rafael Mallmann elogiou a iniciativa do vereador Luiz Fernando Schneider em homenagear Dona Teresa e ressaltou o trabalho por ela desenvolvido. “Eu como prefeito estou muito feliz e emocionado de estar aqui hoje. Essa homenagem que a senhora recebe aqui não é só do prefeito e dos vereadores mas de toda a comunidade de Estrela pelo seu trabalho de tantos anos em nosso município” ressalta.

A homenageada, que se emocionou em diversos momentos da noite tomou a palavra e em tom descontraído brincou. ”O que eu vou falar agora, o Lui já contou toda a minha história” diverte-se.

Dona Teresa comoveu a todos quando escolheu passar uma mensagem de força e fé. “Deus não olha a aparência, possuir um físico aparentemente eficiente não nos torna perfeitos, todos carregam imperfeições, as vezes os maiores defeitos se encontram dentro de nós e não fora. Deus quer o nosso bem” reflete. A homenageada ainda agradeceu pela homenagem e pelo apoio. “Não posso citar só um ou dois nomes de pessoas que me ajudaram durante toda a minha vida. Muito Obrigado a todos, à minha família, obrigado aos vereadores e a todos presentes aqui” finaliza.

Nenhum comentário: