Notícias Vale do Taquari - 12 de julho de 2013


Notícias Vale do Taquari - 12 de julho de 2013

O CRAS de Santa Clara do Sul não fecha mais ao meio-dia, funcionando em caráter experimental até o final do ano, das 08 às 17 horas. 

De 19 a 25 de julho a Administração Municipal de Encantado promove a XXI Settimana dell’Imigrazione Italiana, com diversas atividades culturais. As secretarias municipais da Juventude, Desporto e Turismo e da Educação e Cultura são responsáveis pela programação. As comemorações terão início dia 19, às 12 horas, com apresentação da esquete “Cariola Envenenada”, por Daniel Burghardt, no hall do Centro Administrativo, aberta ao público.

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung, realiza dias 22 e 23 de agosto, o 1º Seminário Estadual de Educação Profissional e Tecnológica – Novos desafios para o desenvolvimento regional. O evento acontece no auditório do Prédio 7 da Univates, de Lajeado. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de agosto pelo site www.univates.br/eventos.

Nas aulas de Educação Ambiental da Escola Municipal Pedro Pretto de Travesseiro são realizadas atividades de sensibilização e reflexão sobre o cuidado com as riquezas naturais. Os destaques foram os projetos Horta, Água e Direitos Universais da Água.

No dia 20 de julho acontece em Westfália o 3º Encontro da Juventude Rural do Vale do Taquari. A programação inicia às 09 horas, tendo por local a Associação Cultural Fluminense. Devem participar do evento representantes de 27 municípios da região. Entre as atrações do evento estão: jogos de integração, gincana, almoço de confraternização e peça teatral. A promoção é da Regional Sindical do STR's do Vale do Taquari e integra as comemorações do 50 anos da Fetag.

No dia 25 de julho acontece na cidade de Sério, a Festa do Colono e Motorista, promoção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura. A programação será realizada a partir das 10 horas no Ginásio Municipal de Esportes. A expectativa é de que 500 pessoas participem do evento.

O secretário de Agricultura de Estrela, José Adão Braun, participou esta semana da reunião do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Estrela. Na oportunidade Braun apresentou dois novos programas, com recursos estaduais, que estarão à disposição dos agricultores do município: o plantio de pastagem perene e os viveiros para piscicultura.

O prefeito em exercício de Encantado, Jonas Calvi, entregou ontem as chaves da nova sala da Liga Feminina de Combate ao Câncer, no primeiro andar do Centro Administrativo, onde funcionava o CRAS. Participaram da entrega oficial, no gabinete do prefeito, as integrantes da entidade, secretários municipais e vereadores.

O Conselho de Assistência Social e a administração municipal de Santa Clara do Sul promovem na próxima quinta-feira, dia 18, a VI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento será realizado das 13 às 17 horas, no Salão Paroquial. Entre os assuntos a serem discutidos estão a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

O município de Imigrante recebe nesta sexta-feira a Unidade Móvel Sebrae. O veículo está ao lado da Prefeitura, onde permanecerá até às 17 horas. Estão sendo disponibilizados diversos serviços, aos micro e pequenos empresáros, dentre eles, orientações para abaetura de negócios, formalização de empreendedores individuais, assessorias de finanças, marketing, plano de negócios e recursos humanos.

O CRAS de Roca Sales, através do Serviço de Convivência – Turno Inverso – oferece, desde o início do mês, aulas de inglês. Intitulado “Aperfeiçoamento as práticas de comunicação”, o projeto tem como objetivo a inserção dos alunos anos no mercado de trabalho e na sociedade. As aulas ocorrem em dois turnos. Nas segundas-feiras, das 13h30min às 16h30min, e nas quintas-feiras, das 8h às 11h.

O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (CODEVAT) promove reunião na próxima quarta-feira, dia 17, para debater questões relacionadas aos pedágios e as demandas de infraestrutura viária na região. O encontro ocorre às 16 horas, no prédio 3, da Univates, em Lajeado.

Os vereadores de Imigrante receberam esta semana do poder executivo o Plano Plurianual, período 2014 – 2017. Agora, os parlamentares devem apresentar suas sugestões e propostas. O projeto deve ser finalizado até a próxima semana, quando será encaminhado para apreciação do poder legislativo. 

Encerra hoje o período de inscrições para o processo seletivo simplificado de Agente Comunitário de Saúde em Cruzeiro do Sul, para o preenchimento de duas vagas. As inscrições devem ser feitas na prefeitura, até às 17 horas. O edital está disponível no sitewww.cruzeiro.rs.gov.br. O contrato será de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.

As regionais do STR Vale do Taquari e Serra do Alto Taquari promovem nos dias 12 e 13 de agosto, o seminário integrado de aves e suínos. O evento será realizado no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela.

A Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel) passa a disponibilizar aos associados um novo serviço. Trata-se da central de compras coletivas, projeto que foi aprovado na assembleia da entidade, realizada nesta quinta-feira, dia 11, durante a Jornada do Sorvete. A atividade foi realizada no Weiand Hotel, em Lajeado, e coordenada pelo presidente da Agagel, Nilson Gemelli. Por meio do mecanismo, os sorveteiros vão poder adquirir matéria-prima para suas fábricas a preços vantajosos.

Na noite de ontem o deputado estadual Lucas Redecker, do PSDB, realizou uma prestação de contas do seu mandato. O encontro ocorreu no Grêmio Recreativo Canabarrense, em Teutônia. Na ooportunidade o parlamentar também recebeu as demandas da região.

A Coordenadora Regional de Educação, Marisa Bastos, esteve ontem a tarde na Escola Estadual de Ensino Médio Vespasiano Corrêa para fazer a entrega da reforma das instalações elétricas do educandário. O valor da obra foi de R$ 97.963,00.

A Univates promove a 16ª edição da Olimpíada Matemática, que recebe inscrições até o dia 13 de agosto. A prova está programada para o dia 28 de agosto, das 14h às 17h, no Câmpus Lajeado. Podem participar alunos de 4ª a 8ª séries (5º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e de 1ª a 4ª série do Ensino Médio de escolas da região, desde que estejam cadastradas na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática 2013.

O município de Roca Sales conhecerá sua rainha da Terceira Idade 2013 na tarde deste sábado, dia 13. A escolha ocorre durante o Arraial de São João, a partir das 13h30min, na Sociedade Cultural e Recreativa Roca-Salense. Participam do concurso três candidatas: Maria Ferrari (65), Leonelda Agnes Werner (63) e Jonilde Maria Gosmann (73). Atualmente, o cargo é ocupado por Lorquita Baumgärtner, que também foi eleita rainha regional da Terceira Idade 2011.

Oitocentos e sessenta e sete pessoas estão inscritas para a VII Rústica de Inverno de Estrela. A prova ocorre neste domingo, dia 14, a partir das 9 horas, com a largada do infantil e, às 10 horas, com a largada do adulto. A saída será em frente ao Parque Princesa do Vale indo em direção à Transantarita. Durante a prova as ruas estarão fechadas e controladas pelos mais de cem voluntários que atuarão na atividade.

Neste sábado, dia 13, a piscina semiolímpica do Complexo Esportivo da Univates sediará a 6ª edição da Hidro Junina. O evento gratuito busca confraternizar o fim do semestre com um arraial aquático, composto por atividades alusivas ao dia de São João realizadas dentro da piscina. Em seguida, serão servidos pipoca, refrigerante e chimarrão. A atividade tem início programado para às 15h e receberá alunos da piscina, acadêmicos, professores e funcionários, além de toda a comunidade interessada. Os participantes devem levar uma toalha de rosto para a realização das atividades.

A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) está promovendo o 4º Concurso Literário – Escritos Escritores. O período de inscrições encerra no dia 31 de agosto. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail:concursoliterarioalivat@gmail.com. O concurso vai receber textos inéditos de pessoas do Vale do Taquari, que ainda não publicaram livro. Poderão participar as seguintes modalidades literárias: poesia, crônica, crônica histórica, literatura infantil e contos. 

Encerra hoje o período de inscrições para os interessados em cursar o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Teutônia. O procedimento pode ser feito nas secretarias das escolas municipais Teobaldo Closs e Leopoldo Klepker. 

O tradicional Arraial de São João de Roca Sales ocorre neste sábado, dia 13. O evento inicia às 14 horas, no Centro Social Urbano. Na ocasião, as escolas das redes municipal, estadual e particular apresentam danças, quadrilhas e casamentos caipiras.

Marcada para este sábado, dia 13, às 08h30min, a assembleia ordinária da Afubra no auditório do Colégio Mauá,em Santa Cruz do Sul. Prestação de contas, fixação das taxas e valores das contribuições dos benefícios do Departamento de Mutualidade são assuntos que estão na pauta do encontro.

Neste sábado, dia 13, a Fundação Agrícola Teutônia (FAT), entidade mantenedora do Colégio Teutônia, realiza a 12ª edição do seu jantar baile, evento que marca as comemorações pelos 61 anos da instituição, celebrados no próximo dia 17 de julho. O evento terá por local a Associação da Água, no Bairro Languiru, com recepção a partir das 20h.

A Univates está oferecendo mais uma edição do curso de extensão de Formação de Instrutores de Trânsito, que recebe inscrições até este sábado, dia 13. As aulas ocorrem às sextas-feiras e aos sábados, com início no dia 02 de agosto e término no dia 20 de dezembro.

Nenhum comentário: