Informativo Independente Vale do Taquari - 19 de julho de 2013


O STR de Sério e a prefeitura municipal programam uma festa no dia 25 de julho, em homenagem ao Dia do Colono e do

O STR de Sério e a prefeitura municipal programam uma festa no dia 25 de julho, em homenagem ao Dia do Colono e do Motorista. O evento ocorre no ginásio municipal de esportes, a partir da 10 horas.

Estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para o Prêmio Responsabilidade Social 2013. O edital está disponível no site da Assembleia Legislativa. Nesta 14ª edição, os temas norteadores serão Educação e Cultura. O Prêmio tem como objetivo destacar, incentivar e divulgar práticas de responsabilidade social no estado. O evento para anúncio dos vencedores está previsto para ocorrer no dia 13 de novembro.

O município de Colinas firmou um convênio no valor de 700 mil reais com a Rede de Fomento Badesul Desenvolvimento. O recurso será aplicado para a pavimentação e recapeamento de ruas e implantação de uma ciclo faixa interligando a Rua Parobé a Linha Ano Bom.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela oferece uma série de oficinas com o objetivo de fortalecer vínculos entre as famílias. Uma delas é a oficina de Danças de Invernada e Aulas de Montaria, que ocorreu no CTG Raça Gaudéria, contou com a participação de 12 crianças.

Continuam abertas as inscrições para o IV Concurso Fotográfico Retratos de Progresso, este ano sob o tema “Rios, riachos e cachoeiras”. Interessados em participar podem inscrever-se até o dia 28 de agosto.

O vereador de Encantado Sander Bertozzi, PP, quer estimular a participação de alunos no processo democrático e político. O vereador apresentou projeto de lei que prevê a criação da Câmara Mirim, que pretende envolver alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas do município.

Foi assinado nesta semana o termo de compromisso entre o município de Imigrante e a Sociedade de Água Potável da Linha Rex. O repasse aprovado na Câmara de Vereadores, no valor de R$ 78 mil será utilizado para custear as despesas relacionadas à perfuração de poço artesiano. A obra irá beneficiar 18 famílias.

Trinta alunos do município de Marques de Souza viajam na próxima segunda-feira, 22, para um intercâmbio esportivo e cultural na cidade de Rosário na Argentina.

A sequência de furtos e arrombamentos de casas e estabelecimentos comerciais no município de Muçum obrigou o prefeito Lourival Seixas a se reunir com o comandante do CRPO do Vale do Taquari, Tenente Coronel Antônio Scussel. Durante o encontro, o tenente confirmou o aumento do efetivo para a Brigada Militar do município. Após as tratativas, assumiu o comando da BM de Muçum, o Sargento Sérgio Taborda.

A Secretaria da Agricultura de Fazenda Vilanova promove no dia 25 de julho uma programação especial alusiva ao Dia do Colono. O evento será realizado no CTG Pousada dos Tropeiros, a partir das 09 horas, com diversas atrações, entre elas uma “Gincana Agrícola”. O evento conta com o apoio da Emater.

De hoje até o dia 25 de julho a Administração Municipal de Encantado promove a XXI Settimana dell’Imigrazione Italiana, com diversas atividades culturais e que prestam homenagens aos imigrantes que colonizaram o município. As secretarias municipais da Juventude, Desporto e Turismo e da Educação e Cultura são esponsáveis pela programação.

A abertura oficial ocorreu na manhã de hoje no hall do Centro Administrativo, quando foi realizado um ato solene aberto ao público, onde a Administração recebeu oficialmente a tela “Encantado”, pintada por Emil Zelinski e que pertencia à Caixa Econômica Federal, logo após aconteceu a apresentação cultural da esquete “Cariola Envenenada”, por Daniel Burghardt e cia.

No sábado, dia 20, às 13h45min, haverá Baile dos Idosos (Assedi), na Linha Auxiliadora. À noite, um Jantar Italiano na Comunidade Nossa Senhora da Saúde, no Bairro Porto XV, celebra a gastronomia típica.

O tradicional programa La Voce d’Itália, da Rádio Encantado AM, com Neucir Bigolin e convidados integra a programação no domingo, dia 21, e será transmitido a partir das 9h30min, diretamente da Casa de Cultura.

Quatro pessoas tiveram homologados os nomes para concorrer ao cargo de Agente Comunitário de Saúde de Cruzeiro do Sul. A prova será realizada amanhã, às 09 horas, no Salão de Eventos da Prefeitura.

Inicia em setembro, na Univates, mais uma edição dos Cursos Preparatórios para Concursos oferecidos pela Instituição. As modalidades Português Nível I, Português Nível II, Matemática e Informática integram o programa. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1, ou pelo sitewww.univates.br/cursosdeextensao, até 23 de agosto.

Neste sábado, dia 20, acontece na Sociedade Recreativa e Cultural Rocassalense, a escolha das soberanas do município. O desfile das nove candidatas inicia às 22 horas e 30 minutos. As candidatas são: Carolina Bratti, Jéssica Rodrigues, Natália Volken Lutz, Hélen Schüssler, Janeffer Scottá, Jéssica Eneas, Joseane Weirich, Giulia Momberger e Bruna Kautzmann.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que regulamenta a impugnação de pesquisas eleitorais. Autora da proposta, a senadora Ana Amélia Lemos (PP) explicou que seu objetivo é evitar, por exemplo, que "institutos de pesquisa de fundo de quintal, contratados em cima da hora, influenciem o voto de eleitores em municípios do interior". O projeto será encaminhado agora à Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para votação em Plenário.

Em Lajeado o suplente Ricardo Ewald (PT) assumiu uma cadeira na Câmara de Vereadores, substituindo a seu colega de partido Sérgio Rambo que solicitou licença para tratar de assuntos particulares. 

O PP (Partido Progressista) realiza Encontro Regional no dia 09 de agosto, em Arvorezinha. A reunião acontece às 20 horas, no Ginásio de Esportes, e contará com a presença da Senadora Ana Amélia Lemos.

Em Relvado, o Dia do Colono e Motorista, será celebrado neste sábado, dia 20, com jantar-baile no salão paroquial. Na ocasião, o grupo de cantoria italiana La Felicitá lança o seu segundo CD.

A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari realiza o quarto encontro neste ano neste sábado, dia 20, em Doutor Ricardo. A reunião ocorre no Centro de Convivência Municipal Padre Giocondo Vaccaro.

Está programada para este sábado (20) e domingo (21) a 32ª Festa do Colono Alemão, em Nova Santa Cruz – Santa Clara do Sul. Organizado pelo EC Cruzeiro, o evento é um dos mais tradicionais do Vale do Taquari, e, engloba uma série de atividades artísticas e culturais, com destaque também para gastronomia germânica.

Hoje, às 16 horas, será realizada a entrega de uma nova viatura ao Corpo de Bombeiros de Estrela originária da Consulta Popular. O ato acontecerá na sede do batalhão, no Bairro dos Estados.

O Hospital Bruno Born e a Prefeitura de Lajeado assinam hoje convênio para realização de 500 cirurgias eletivas de média e pequena complexidade. No total, o poder público repassará de forma parcelada à casa de saúde, 374 mil reais. O convênio também prevê a realização de mil consultas médicas. 

Representantes dos cinco polos ervateiros do Rio Grande do Sul, membros da Secretaria Estadual da Agricultura e do Instituto Brasileiro da Erva Mate, participam neste final de semana, na Argentina, da 35ª Festa Nacional da Erva-Mate. Conforme o responsável pelo Ibramate, em Ilópolis, Roberto Ferron, o objetivo da viagem é a troca de experiências entre os países produtores de erva mate.

A Liga de Cantores 25 de Julho de Teutônia realiza o Encontro Paroquial de Coros, que acontece no dia 27 de julho, com início às 9h30min, no Clube Recreativo Teutoniense.

Nos dias 22 e 23, segunda e terça-feira a Secretaria de Educação de Travesseiro realiza a jornada pedagógica na Escola Pedro Pretto para os professores municipais.

A Secretaria da Agricultura de Fazenda Vilanova promove no dia 25 de julho uma programação especial alusiva ao Dia do Colono. O evento será realizado no CTG Pousada dos Tropeiros, a partir das 09 horas, com diversas atrações, entre elas uma “Gincana Agrícola”. O evento conta com o apoio da Emater.

Nenhum comentário: