Notícias Vale do Taquari - 24 de julho de 2013


O Cineclube Real de Arroio do Meio encerra a programação de julho com sessão matiné nesta quinta-feira, dia 25, às 14 horas. Pais e filhos são convidados a prestigiar a exibição da animação “As aventuras de Azur e Asmar”. A entrada é gratuita. O Cineclube Real está instalado junto ao prédio da Secretaria de Educação.

O primeiro semestre de 2013 foi intenso para a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT). Foram 20 audiências públicas, tratando assuntos diversos, na capital e interior do estado. Muitos deles, que marcaram o noticiário gaúcho, como a violência contra a mulher, que tem apresentado números de homicídios alarmantes no RS.

O governador Tarso Genro e a equipe de secretariado devem percorrer, de 24 a 27 de julho, diferentes regiões do Estado durante a 2ª edição da Interiorização Itinerante. A caravana - que vai passar por dez municípios - tem o objetivo de fiscalizar obras e projetos, além de manter um vínculo direto com as comunidades e dar continuidade à política de desenvolvimento do Governo.

O deputado Aldacir Oliboni (PT) é autor do projeto que propõe a divulgação do número de telefone gratuito Escuta Lilás voltado ao enfrentamento à violência contra a mulher. O telefone 0800 541 0803 (Escuta Lilás) atende e orienta mulheres vítimas de violência.

A Prefeitura de Estrela recebe até o dia 02 de agosto, as inscrições para contratação emergencial e cadastro reserva de profissionais, por tempo determinado, para as funções de coordenador de núcleo, monitor esportivo e técnico administrativo para atuarem no Programa Segundo Tempo. Os interessados devem trazer currículo (documentado) no Setor Pessoal, junto ao prédio da Prefeitura de Estrela.

Propostas para o passe livre estudantil serão debatidas nesta terça-feira, no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Estudantes, movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada discutirão o tema com conselheiros e membros do Governo do Estado, no encontro ‘Diálogos Cdes-RS: Proposta Passe Livre Estudantil'. O evento ocorre às 14h30, na sede do Conselhão, no Centro Administrativo do Estado.

O Governo do Estado realiza amanhã o lançamento da 36ª Expointer. A exposição deste ano ocorre de 24 de agosto a 1º setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O lançamento do maior evento da agropecuária da América Latina ocorrerá durante almoço no Centro de Eventos Casa do Gaúcho, do Parque Harmonia, na Capital.

A população gaúcha já se mobiliza para definir, nos dias 06 e 07 de agosto, quais os projetos regionais e as prioridades estratégicas que irão compor a peça orçamentária de 2014, por meio da votação do processo de Participação Popular e Cidadã, do Governo do Estado. A votação ocorre em todos os municípios gaúchos.

Ocorre nesta terça-feira, às 19 horas, na Amrigs, em Porto Alegre, a assembleia geral dos médicos e estudantes de medicina do RS para decidir sobre greve geral no Brasil.

Com o objetivo de alavancar o setor de moda na região do Vale do Taquari e tornar Lajeado um polo regional do setor, o governo municipal de Lajeado realiza, no dia 30 de julho, a partir das 19 horas, no salão de eventos da prefeitura, um encontro para abordar os desafios, dificuldades e potencialidades do setor de confecção.

Os gerentes de divisões da Dália Alimentos participaram, no dia 19 de julho, de um encontro no Centro de Cultura sobre a temática “Cenários Econômicos e do Agronegócio”. O evento foi promovido em parceria com o Sicredi. Na pauta de discussão e apresentação, as perspectivas para a economia nacional e internacional para o agronegócio, temas abordados pelo gerente de Análise Econômica e Riscos de Mercado, Alexandre Barbosa e pelo engenheiro agrônomo, João Antônio Lapolli, ambos executivos do Banco Cooperativo Sicredi. O objetivo do evento foi contribuir com informações que pudessem ampliar o conhecimento sobre as projeções da economia e do mercado onde a Dália Alimentos atua.

A pedetista Ivanete Fraccaro assumiu ontem a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Lajeado, Ivanete Fraccaro. O ato ocorreu no gabinete do prefeito. Ivanete assume no lugar de Jolci Léo Bolsi (PDT), que pediu afastamento por motivos particulares.

Professores, alunos e funcionários da Univates terão bicicletas para se deslocarem pelo Câmpus do Centro Universitário, em Lajeado. O projeto de mobilidade prevê a implantação de uma ciclovia e a compra de 140 unidades. A instituição quer implementar a novidade até o primeiro semestre de 2014.

O Conselho Municipal de Assistência Social de Marques de Souza realiza no dia 30 de julho, das 08h30min às 16 horas, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O evento ocorre na Sociedade União Centenária.

O ICMS vai diminuir de 17% para 12% nas vendas entre indústrias de 18 setores no Rio Grande do Sul. A medida entra em vigor no dia 1º de agosto. Quarenta mil pequenas empresas do Simples Nacional também pagarão menos ICMS. A indústria gaúcha será fortalecida com a redução da carga tributária na compra de insumos. Consumidores também pagarão menos. O governador Tarso Genro assinou decreto do corte do ICMS ontem no Palácio Piratini.

A Secretaria de Agricultura de Marques de Souza programa para os dias 15 e 21 de agosto, curso de capacitação para produtores de leite. As reuniões ocorrem no Ginásio de Esportes de Picada May. Os interessados devem procurar a secretaria, ou a Emater para realizar as inscrições.

O CRAS de Roca Sales está oferecendo aulas de inglês. O projeto tem como objetivo a inserção dos alunos no mercado de trabalho e na sociedade. As aulas ocorrem nas segundas e quintas-feiras.

Um dos mais fortes e diversificados do país, o agronegócio gaúcho comemorou o lançamento do Plano Safra RS 2013/2014. O Governo do Estado anunciou o aporte de R$ 2,7 bilhões destinados aos processos de produção e comercialização. A terceira edição do programa priorizará ações de inclusão social e produtiva nas áreas rurais com extrema pobreza.

Os produtores rurais de Santa Clara do Sul que não providenciaram o cadastro da propriedade na Inscrição Estadual devem fazê-lo com urgência. Sem a atualização, os benefícios municipais poderão ser suspensos e a inscrição estadual cancelada automaticamente.

A Prefeitura de Taquari planeja abrir inscrições para concurso público em agosto, sob a coordenação da FundaçãoLa Salle. A previsão é que as inscrições aconteçam entre 15 de agosto e 15 de setembro.

Em Teutônia os interessados em aprender a língua alemã podem procurar o Centro Cultural 25 de Julho. O curso abre novas inscrições para grupos de diferentes níveis e idades. As aulas ocorrem uma vez por semana, à tarde e à noite, na sala do Centro Cultural.

Prossegue hoje a programação da XXI Settimana dell’Imigrazione Italiana de Encantado, com a visitação de grupos e pessoas da comunidade à Casa de Cultura e Museu Municipal, que estão tipicamente decorados com motivos italianos. Já nesta quarta-feira, dia 24, os grupos da Associação Encantadense do Idoso (Assedi) farão um desfile em homenagem à imigração italiana, com saída às 10h30min da Praça da Bandeira, seguindo pelas ruas centrais até o CTG Giuseppe Garibaldi, onde ocorre um almoço de confraternização e baile.

No dia 09 de agosto acontece Encontro Regional do Partido Progessista na cidade de Arvorezinha, com a presença de deputados estaduais e federais e da Senadora Ana Amélia Lemos. A reunião acontece às 20 horas, no Ginásio de Esportes.

Hoje acontece a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Roca Sales. O evento inicia às 13 horas e ocorre no Ginásio de Esportes do Centro Social Urbano.

A Secretaria da Agricultura de Fazenda Vilanova promove na quinta-feira, dia 25, uma programação especial alusiva ao Dia do Colono. O evento será realizado no CTG Pousada dos Tropeiros, a partir das 09 horas, com diversas atrações, entre elas uma “Gincana Agrícola”. O evento conta com o apoio da Emater.

Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado.

Estão abertas as inscrições, até o dia 28 de julho, para mais uma edição do curso de Gastronomia Gaúcha da Univates. A atividade tem início marcado para o dia 05 de agosto e será realizada às segundas, terças e quartas-feiras à noite, no câmpus de Lajeado. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao.

Nenhum comentário: