Notícias do Vale do Taquari - 16 de julho de 2013

Notícias do Vale do Taquari - 16 de julho de 2013

Nesta quarta-feira, dia 17, às 14 horas, ocorre na Câmara de Vereadores de Travesseiro, a reunião do Conselho da Saúde.

A 3ª Coordenadoria Regional de Educação realiza hoje, às 13 horas e 30 minutos, no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado, um curso de formação continuada, voltado para professores e gestores das escolas estaduais. O palestrante será Celso Vasconcellos, que abordará o tema: “Educar educando, construindo conhecimentos na perspectiva da promoção da autonomia”.

Na tarde de hoje haverá recolhimento de lixo seco em Lajeado, nos bairros Carneiros, Santo André e Campestre.

Os produtores rurais da região que precisam adquirir milho da CONAB devem procurar as unidades de Cachoeira do Sul e Garibaldi. Para unidade de Estrela não há previsão de liberação de novas cotas do produto.

O município de Estrela sedia no dia 06 de outubro o encontro do Movimento Sindical do Rio Grande do Sul. O evento é comemorativo aos 50 anos da Fetag. Na oportunidade serão sorteados diversos prêmios entre os associados dos sindicatos rurais, entre eles, dois tratores e dois automóveis.

Em Doutor Ricardo, 279 títulos de eleitor foram cancelados, em função da falta do recadastramento biométrico. As pessoas que não fizeram o procedimento devem comparecer no Cartório Eleitoral de Encantado até a próxima quarta-feira, para regularizar a situação.

No Vale do Taquari alguns municípios estão passando pelo recadastramento biométrico. Em Canudos do vale o procedimento deve ser feito até esta quarta-feira, dia 17. Em Dois Lajeados o recadastramento ocorre até o dia 28 de agosto. Na cidade de Fazenda Vilanova o trabalho se estende até o dia 21 de agosto. No município de Capitão o recadastramento biométrico ocorre até o dia 04 de setembro.

No dia 22 de julho inicia o recadastramento biométrico para os eleitores de Poço das Antas e Forquetinha.

O TRE do Rio Grande do Sul pretende realizar até março de 2014 o recadastramento biométrico para os eleitores de 184 cidades gaúchas.

O Hospital Bruno Born e a Prefeitura de Lajeado assinam na próxima sexta-feira, dia 19, convênio para realização de 500 cirurgias eletivas de média e pequena complexidade. No total, o poder público repassará de forma parcelada à casa de saúde, 374 mil reais. O convênio também prevê a realização de mil consultas médicas, num período de seis meses.

A administração municipal de Bom Retiro do Sul, em parceria com a Emater está formatando o Roteiro Turístico Rural, que integra o projeto “Caminhos de Bom Retiro do Sul”. Entre os atrativos turísticos estão a Agroindústria de Produtos Vegetais; o Artesanato de Flaviane Hauschild, na localidade de Cupido; a produção de plantas medicinais e aromáticas, de propriedade de Lúcia Klafke e Renata Estray, no bairro São João; o Sítio Moinhos do Campo; o Sítio Primavera, em Pinhal; o Artesanato de Gisele Eckel, em Pinhal; ; e, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Goiabeira.

Este ano no RS já foram registrados 16 óbitos por Gripe A e 152 confirmações da doença. Na região foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde a morte em Taquari, de um homem de 54 anos, que não havia tomado a vacina. Outros três óbitos que ocorreram na região ainda estão sob investigação do LACEN (Laboratório Central do Estado).

Os produtores rurais de Imigrante interessados em adquirir máquinas e equipamentos para produção de leite devem realizar as inscrições junto ao escritório da Emater até o dia 26 de julho.

A Secretaria da Saúde de Fazenda Vilanova está desenvolvendo o projeto de “Reeducação Alimentar”. O trabalho é realizado por profissionais da secretaria, entre les, médico, enfermeira, nutricionista, psicóloga e professores de Educação Física. As atividades ocorrem todas às segundas-feiras, às 15 horas, no auditório da Escola Edgar da Rosa Cardoso.

Em Bom Retiro do Sul, a administração municipal realizou audiência pública no Centro Administrativo, para prestar contar dos primeiros seis meses da atual gestão. Na oportunidade o prefeito Pedro Aelton Wermann destacou que assumiu a prefeitura com 3,17 milhões de dívidas, sendo que deste montante, 1 milhão e 940 mil reais já foram pagos.

Nos dias 02, 03,04, 09, 10 e 11 de agosto acontece a “Mostra Guaporé”, a maior feira do sul do país de exposição e comercialização de joias e lingerie. O evento que tem como tema “A beleza com a bola toda”, também contará neste ano com a exposição de máquinas e implementos agrícolas. A programação será desenvolvida no Autódromo Internacional de Guaporé. O valor do ingresso será de 10 reais.

Em Imigrante está em andamento o projeto “Amigos da Leitura”, que disponibiliza livros aos trabalhadores de empresas do município. Hoje, às 16h40min, os integrantes do projeto estarão na empresa Simonaggio. Já nesta quarta-feira, às 12h30min, a atividade ocorre na Metalúrgica Hassmann, e, às 17h30min na Spalim, unidade de Centro. Na quinta-feira o projeto “Amigos da Leitura” tem seqüência das 11h40min às 12h40min na empresa Bertolini, e, às 17h30min na Spalim, no bairro Daltro Filho

O CRAS de Roca Sales recebeu a doação de material esportivo da empresa Calçados Beira Rio S/A. Foram doados bonés, bolas de vôlei, niqueleiras e pares de meias. Os itens serão destinados para as atividades realizadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Turno Inverso, beneficiando cerca de 60 crianças e adolescentes entre seis e 15 anos.

No primeiro semestre foram abertas 80 novas empresas na cidade de Bom Retiro do Sul. 

Mais duas acadêmicas da Univates foram selecionadas para bolsas de estudos do Programa Ciência sem Fronteiras: Ângela Priscila De Gásperi, 22 anos, estudante de Arquitetura e Urbanismo e moradora de Lajeado, e Luana Cristina Kich, 24 anos, aluna de Engenharia Civil e moradora de Arroio do Meio. Elas entram para a história da Instituição como as primeiras intercambistas com destino à China, onde permanecerão por dois anos.

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Travesseiro divulga amanhã a relação dos candidatos aptos a concorrerem ao cargo de Conselheiro Tutelar. A eleição ocorre no dia 30 de julho, sendo que todos os eleitores do município podem comparecer nos locais de votação para votar. A posse dos conselheiros eleitos ocorre no dia 05 de agosto

A greve dos funcionários do DNIT começa a atrasar pagamentos para empresas no Rio Grande do Sul. Há pelo menos cinco dias os depósitos foram suspensos por falta de funcionários. Empreiteiras ameaçam com a paralisação de obras. Obras de grande porte ligadas à Copa do Mundo e à BR 448 (Rodovia do Parque) sofrem ameaças de paralisação.

Teve início em Teutônia, a Campanha de Dia dos Pais, iniciativa da Câmara da Indústria e Comércio. A promoção se estende até o dia 11 de agosto e irá sortear três vale compras de R$ 500,00 cada. As compras a partir de R$ 50,00 nas mais de cem empresas participantes dão direito a um cupom para participar do sorteio que ocorre no dia 14 de agosto.

Na semana passada a equipe da Secretaria de Obras de Travesseiro realizou alguns trabalhos de limpeza na terraplanagem da agroindústria de beneficiamento de leite Rancho Belo e atendeu aos serviços emergenciais.

A Câmara de Vereadores de Lajeado realiza sessão ordinária hoje, às 17 horas.

Em Bom Retiro do Sul, a sessão do poder legislativo ocorre às 19 horas desta terça-feira.

No dia 08 de agosto, às 20 horas, na cidade de Encantado, o Sicredi Região dos Vales estará promovendo a palestra “O empreendedorismo da região que conquistou o Estado”, com o diretor-presidente da Fruki, Nelson Eggers. O evento faz parte do ciclo de palestras “Experiência Empresarial”. Os ingressos são gratuitos, limitados e podem ser retirados nas unidades de atendimento do Sicredi Região dos Vales.

Em Estrela os produtores interessados em implantar pastagem perene devem fazer a inscrição junto a Secretaria da Agricultura. Os pedidos devem ser feitos até esta quarta-feira, dia 17 de julho. O programa é desenvolvido com recursos do Governo do Estado.

Estão abertas, até o dia 12 de agosto, as inscrições para mais uma edição do Curso de Informática para a Terceira Idade da Univates. Serão oferecidas cinco modalidades de aprendizagem, com início programado para os dias 19 e 21 de agosto. Os cursos contarão com 15 encontros realizados no turno da tarde. As inscrições podem ser efetuadas na Secretaria de Extensão, sala 110 do prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao.

Nenhum comentário: