Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, da Folha de Estrela de 11.07.13

Luiz Carlos Freitag

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, da Folha de Estrela de 11.07.13

MAGRA-INVENTIVA:Hoje não tem

FRASE: "O senado, prá mim, é só um local para pessoas ganhar muito dinheiro" (Paulão Scheeren, Vereador do MD)

Quatro jovens usaram a Tribuna da Câmara de Estrela, apresentando 29 reivindicações para os Vereadores. Tudo dentro do movimento que superlotou as ruas pelo Brasil inteiro, nos protestos. A matéria está nesta edição da Folha. Os manifestantes foram muito elogiados pelos Edis. Ah, e na próxima semana provavelmente teremos as respostas para estes pedidos. Se bem que, o apoio foi manifestado por todos os Vereadores que fizeram uso da Tribuna.

A Saúde foi um dos assuntos dos Vereadores de Estrela. Paulo Scheeren (MD), Adriano Scheeren (PSB), Andreas Hamester (PP) e Ernani de Castro (PMDB) reclamaram novamente do Hospital Estrela - mais precisamente, do atendimento do Pronto Socorro. Deixaram claro que os R$ 1.800.000,00 destinados pela Prefeitura ao Hospital, por ano, devem ter melhores resultados no atendimento da população. José Alves (PTB), Presidente, disse que a Comissão da Saúde da Câmara, junto com o Secretário Municipal da Saúde, Elmar Schneider, irão se sentar com a direção do Hospital para discutir o assunto.

Também foram mencionadas duas visitas que os vereadores fizeram segunda-feira à tarde, com o Schneidinha, a dois novos Postos de Saúde que logo deverão entrar em funcionamento. Um deles, o Postão do Oriental, que deverá ficar aberto 24h por dia: "Vai ser um mini hospital". O outro é no Bairro Marmitt, que também deverá prestar bom atendimento à população. Ernani de Castro (PMDB) lembrou que com a construção de 380 novas casas no Bairro Pinheiros, na Rota do Sol, deverá ser também ampliado o Posto de Saúde do Bairro Boa União, que já está no limite.

Andreas Hamester (PP) falou sobre o Porto de Estrela, dizendo que o local deveria ter um movimento bem maior. "Cinco ou seis entidades públicas e privadas estão lá mas a coisa não vai. Tem que reorganizar tudo, para que o Porto volte a andar". Disse que há muitos anos Estrela está de costas para o Rio Taquari, por isso o projeto de revitalização da escadaria é muito bem-vindo. Ressaltou e elogiou também a reforma no final da rua Chá Chá Pereira, outro acesso ao Rio Taquari. Que vem sendo usado para travessias, passeios e pescas.

Estrela tem novo Prefeito. Pela terceira vez este ano. É o Vice, Valmor Griebeler, que assumiu o cargo segunda-feira. Fica até amanhã, quando retorna de Brasilia o titular,. Rafael Mallmann. "Nossa parceria é perfeita, a democracia e o respeito entre nós é o ponto alto da administração". Valmor disse que Estrela vai crescer muito com este trabalho em conjunto.

Parece que foi conseguido um acordo: Os táxis de Estrela terão cor única - branca - e terão taxímetros. E o uso máximo dos veículos será de cinco anos. Foi o acerto da reunião do Detran com a Associação dos Taxistas de Estrela. Agora só falta isso virar Lei, após aprovação da Câmara.

Dia tres passado, aconteceu reunião da Executiva Estadual do PMDB Mulher, em Porto Alegre. Foi apresentada deliberação da Presidente Regina Perondi e pela Secretária Geral Renata Becker (Presidente do PMDB de Estrela), segundo a qual, 30% de toda a Executiva Municipal do PMDB deverá ser composta por mulheres. "Já que a exigência, para eleições, é que 30% dos candidatos sejam mulheres, a reivindicação é de que isso seja igual na executiva", disse Renata. A reivindicação foi entregue ao Presidente Estadual do PMDB Deputado Estadual Edson Brum, durante o encontro Regional do partido dia cinco em Lajeado. Agora, o assunto será estudado.

Felipe Schossler (MD) falou de uma notícia que leu na Zero Hora, de que em um determinado País um político corrupto foi condenado, perdeu todos seus bens e foi condenado à pena de morte. "Se no Brasil aplicassem esta Lei, não teríamos cemitérios suficientes", afirmou. Arrancou muita risada entre os presentes.

Lorena Hauschild (PR) disse que junto com o Presidente da Câmara José Alves (PTB) recebeu a visita de duas senhoras. Foi relatado que muitas famílias estariam abandonando pessoas idosas. "Por que? Temos o Estatuto do Idoso, mas ele não está muito ativo. Precisamos também de um Conselho de Atendimento ao Idoso mais ativo", afirmou. Segundo Lorena, com isso poderia ser conseguido mais verba federal, para ser aplicada na Vovolândia São Pedro.

Dia 10, a extinta Rádio Alto Taquari completaria seus 65 anos. A Folha de Estrela está publicando um caderno especial sobre o assunto. Pena que a Lider do Vale não exista mais. Me lembro quando ingressei na emissora, vim da Rádio Marcelino Ramos direto prá cá, em fins de agosto de 1972. E fiquei na Rádio Alto Taquari até me aposentar em 2000. Realmente lembrar dos velhos tempos trazem muitas recordações. Algumas delas, coloquei no livro Histórias de Rádio, que ainda pode ser encontrado em O Paladino. Ou diretamente comigo, sem problemas. Muitos amigos e ex-colegas já nos deixaram - como Renato Paz, Érico Sauer, Valdomiro Grassi, Eligius Hallmann, entre outros. Já realizamos dois encontros de ex-colegas, em 2011 e 2012 e este ano, provavelmente em setembro, deveremos fazer a terceira edição. Sempre no Estrela Palace Hotel. Vem gente de toda a parte do Estado, até fora dele. É muito bom e vale a pena.

Nenhum comentário: