Estrelenses visitam o Memorial do Rio Grande do Sul




















































Visitando o Memorial do Rio Grande do Sul

Acompanhado dos colegas Klaus Simon, Angela Simone de Castro e Vomberto Teixeira, visitamos o Memorial do Rio Grande do Sul. A iniciativa teve por objetivo conhecer o espaço de arte e cultura, aprender mais sobre nossa história, e buscar subsídios para instalação da nossa exposição que contara através de imagens e texto, em linha de tempo, a História de Estrela que terá lugar no novo Centro Cultural.

O Memorial do Rio Grande do Sul foi criado através de um convênio entre o governo federal e o governo estadual, como um centro histórico voltado para a preservação da cultura gaúcha. 

O prédio, foi construído entre os anos de 1910 e 1914, pelo arquiteto alemão Theo Wiedersphan, com influência do estilo barroco-germânico. Utilizado inicialmente como Alfândega, durante muitos anos foi sede dos Correios e Telégrafos. As torres com cúpulas em bronze lembram os capacetes do exército prussiano. Ao centro do prédio está Atlante, personagem da mitologia grega condenado a sustentar o mundo em suas costas. Ao seu lado, uma figura feminina representa o velho continente e a figura de um jovem, que faz as vezes do novo mundo. Foi tombado em 1980 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foi escolhido para ser a sede da instituição. 


Após um processo de restauração, objetivando preservar suas características originais e adequá-lo para a instalação do Memorial, o prédio, de 3.600m², foi adaptado às novas funções, recebendo infra-estrutura necessária, como a climatização das áreas destinadas ao Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e às Salas do Tesouro.

Assim surgiu o centro de informação e divulgação da história do Estado, onde estão reunidos objetos, mapas, gravuras, fotos, livros, imagens iconográficas e depoimentos importantes sobre os principais fatos ocorridos no Rio Grande do Sul. O acervo está exposto através de uma concepção museográfica moderna aliada a novas tecnologias, permitindo, assim, a integração com o público e o fácil entendimento dos conteúdos.

Atendimento ao público:

O Memorial do Rio Grande do Sul está aberto ao público de TERÇA a SÁBADO, das 10h às 18h, domingos e feriados das 13h às 17h. O endereço é Rua 7 de Setembro, nº 1020, Porto Alegre – RS – Cep.: 90010-190. F: (51) 3227.0882
Para maiores informações escreva para memorial@sedac.rs.gov.br

Memorial do Rio Grande do Sul
Rua Sete de Setembro, 1020 – Centro Histórico
CEP 90010-191
Telefone: 3227.0882

Exposição - A Linha do Tempo de História do RS

Nos dias atuais, o Memorial busca revisar suas ações, realizar novos projetos e retomar sua trajetória de instituição de memória a partir da reinstalação da Exposição que o identificou com a sociedade riograndense, a Linha do Tempo de História do Rio Grande do Sul.

Durante sua trajetória, o Memorial foi evoluindo e se adaptando às demandas – em constante transformação – do mercado cultural. Hoje, encontra-se consolidado como um verdadeiro centro cultural de todos os gaúchos, com uma programação versátil, dinâmica e multidisciplinar, que atende às expectativas culturais dos mais diversos segmentos da comunidade, de crianças a adultos, de estudantes ao público em geral. 

Nenhum comentário: