AMVAT - Estrela-RS - Adequação, captação de recursos e projetos: o novo desafio dos museus 2ª Região Museológica

AMVAT - Estrela-RS - 29 de agosto de 2016

Palestra de capacitação:
"Adequação, captação de recursos e projetos: o novo desafio dos museus"
2ª Região Museológica


No dia 29 de agosto de 2016, tendo por local sede da AMVAT - Associação dos Municípios do Vale do Taquari, foi realizada uma palestra de capacitação: "Adequação, capacitação, de recursos, e projetos - O novo desafio dos Museus".

Os palestrantes foram: João Timóteo Esmério Machado e Lucila Raquel Almeida numa promoção do SEM - Sistema Estadual de Museus.

Durante o evento, o técnico de Assuntos Culturais do SEM-RS - Adriano Franco Calmarino entregou para o diretor cultural do Memorial da Aepan-ONG - Airton Engster dos Santos, um conjunto de livros: Do Atelier ao Cubo Branco; CROMOMUSEU - Pós-Pictorialismo no Contexto Museólogo; Gheno - Artista Plástico; Portinari na coleção de Castro Maya; ALIEN - Manifestação do Disforme; Labirinto da Iconografia; MARGS - Arte na França 1860-1960: O Realismo; Economia da Montagem - Monumento, Galerias, Objetos; O Museu Sensível - Uma visão da produção de artistas mulheres na coleção do MARGS.

O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Estrela-RS, com participação de Angela Simone de Castro e Klaus-George Simon.


O Sistema Estadual de Museus é um órgão da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, que visa sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por estas instituições.

A criação de sistemas foi estimulada desde 1986, com o estabelecimento do Sistema Nacional de Museus. Em 1990 é definida a divisão regional do Rio Grande do Sul em sete Regiões Museológicas e encaminhado projeto ao executivo estadual.

Por meio do Decreto nº 33.791, de 21.01.91 é criado o Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul. Composto por um coordenador geral,  além disso, é constituído por sete coordenadores regionais em exercício voluntário, eleitos diretamente pelos representantes dos museus de cada região. Ainda, o SEM/RS propicia às instituições museológicas participarem nas respectivas sedes das atividades (reuniões, exposições, cursos) promovidas periodicamente.












Nenhum comentário: