Escadaria do Rio Taquari - Patrimônio Histórico de Estrela


Definição



Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.


Preservação e proteção

Há uma preocupação mundial em preservar os patrimônios históricos da humanidade, através de leis de proteção e restaurações que possibilitam a manutenção das características originais.

Mundialmente, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) é o órgão responsável pela definição de regras e proteção do patrimônio histórico e cultural da humanidade. 

No Brasil, existe o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Este órgão atua, no Brasil, na gestão, proteção e preservação do patrimônio histórico e artístico no Brasil. 

Exemplos de patrimônios históricos 

Lista de alguns patrimônios históricos mundiais: Pirâmides de Gizé (Egito), Machu Picchu (Peru), Estátua da Liberdade (Estados Unidos), Muralha da China (China), Torre de Piza (Itália), Coliseu de Roma (Itália), Palácio de Versalhes (França), Torre Eiffel (França) e Acrópole de Atenas (Grécia).

Lista de alguns patrimônios históricos do Brasil: Cidade Histórica de Ouro Preto (Minas Gerais), Centro Histórico de Olinda (Pernambuco), Pelourinho, Estação da Luz (São Paulo), Ruínas de São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul), Cristo Redentor (Rio de Janeiro), Conjunto Urbanístico de Brasília, Palácio do Catetinho (Brasília).

Patrimônio Histórico de Estrela:

Alguns espaços que podemos classificar como históricos em nosso município: Praça Menna Barreto, Parque Princesa do Vale, Belvedere, Escadaria na Rua Chá-Chá Pereira, Calçadão, Praça Henrique Roolart, Cascata de Santa Rita, Santuário Santo Antônio, Igreja IECLB, Porto de Estrela, Prefeitura Municipal, Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, Museu da Família Schinke, Câmara de Vereadores e Escadaria do Rio Taquari.

Você sabia?

- É comemorado em 17 de agosto o Dia do Patrimônio Histórico.

Escadaria do Rio Taquari – Patrimônio Histórico de Estrela:

Vamos falar hoje especificamente da Escadaria do Rio Taquari em Estrela, que passou por diversas transformações ao longo da sua história.

Estrela nasceu, cresceu a partir do local na Rua da Praia (desde 1970 – Arnaldo J Diel). Em 1924 foi inaugurado o antigo Porto de Estrela que foi determinante para o desenvolvimento do município. A produção agrícola e industrial do município era embarcada em vapores e gasolinas que seguiam para os centros consumidores. O comércio era abastecido com produtos que chegavam de Porto Alegre e outras regiões do Estado. As operações de carga e descarga eram feitas em Trapiches e maxambombas estruturadas no antigo Porto.

Visitantes de diversas regiões chegavam para realizar negócios em nosso município. Outras pessoas embarcavam em Estrela para viagens à diversos municípios e finalidades.

E se seguiu assim até 1941 quando ocorreu a grande cheia do Rio Taquari. Caiu em torno de 640 mm de chuva elevando o nível do Rio Taquari para mais de 29 metros. Foi o caos. Muita destruição, prejuízos econômicos e sociais. 

O Rio Taquari ficou assoreado prejudicando grandemente a navegação. A linha regular de barcos para Muçum foi desativada, pois o leito do Rio sofreu transformações praticamente impossibilitando a navegação.

A navegação declinou, e com o passar dos anos foi totalmente desativada, porém não esquecida.

Em 1974, por necessidade da cervejaria Polar, a Rua Arnaldo J Diel em diversos quarteirões foi entregue para ampliação da indústria de bebidas, sendo edificado um prédio exatamente em cima do espaço da Escadaria. As estátuas que representam a indústria e o comércio local foram transferidas para a Escadaria da Rua Chá-Chá Pereira. Em assim seguiram-se os anos...

Em 2006 a cervejaria foi fechada. O Governo Municipal adquiriu juntamente com a iniciativa privada o espaço em 2007. Em 2008 as ruas foram reabertas.

Em 2014 o Governo de Estrela reconstruiu o espaço público procurando manter as características do antigo Porto construído em 1924. As estátuas “Adão e Eva” finalmente retornaram para casa. Estava restabelecida a relação da cidade com seu Rio Taquari.

Milhares de pessoas já passaram pelo local desde sua inauguração. Visitantes chegam todos os dias para fotografar e divulgar nas redes sociais da internet para todo mundo, as belezas naturais e arquitetônicas da Escadaria com as duas esculturas que dão um toque todo especial ao nosso Patrimônio Histórico.


É neste contexto que surgiu à um ano o evento “Arte na Escadaria”.

Conversamos com Dôca Müssnich sobre o primeiro aniversário do "Arte na Escadaria", e do sucesso que alcaçado:

Folha: Quem compõe a Comissão de Organizadora do Arte na Escadaria?
Dôca: As Organizadoras são: Ane Mallmann, Doca Mussnich, Lylian Cândido e Pati Pedotte.

Folha: Como e onde surgiu a ideia do Arte na Escadaria?


Dôca - O evento Arte na Escadaria surgiu com a vontade de muitos em levar Arte pra rua, mas o pontapé inicial, foi com o incentivo de Laura Peixoto,uma das idealizadoras do Arte na Praça de Lajeado, onde eu participo como expositora.

Ela com muita experiência me fez acreditar que não era nada difícil organizar. Conversando com Lylian Cândido, também expositora e muito envolvida com arte, resolvemos apostar no desafio. Convidei então Ane Mallmann e assim nós 3 organizamos o primeiro Arte na Escadaria, que aconteceu no dia 29 de agosto de 2015. Para o segundo evento convidamos Pati Pedotte para fazer parte do grupo. Somos 4 organizadoras.



A Inspiração do Arte na Escadaria, foram o Bric da Redenção, Feira Tristán Narvaja, a feira das pulgas de Montevidéo, Feira de San Temo em Buenos Aires o Arte na Praça e tantas outras que levam Arte e Cultura para as ruas.

Folha: Porque a escola da Escadaria para o evento?

Dôca - A Escadaria escolhemos porque faz parte da história do nosso município. Era a porta de entrada da cidade.

O Rio Taquari já foi a nossa praia. A antiga Rua da Praia, onde hoje acontece o nosso evento era uma rua movimentada, e por anos ficou fechada. Com a revitalização o lugar ficou lindo e merecia mais vida, mais circulação de pessoas.

Acho que foi perfeita a escolha. A Arte e cultura, rodas de conversa, poesia, artesanato, brincadeiras, exposições, para todos e para um mundo melhor!!

Folha: Como você define o sucesso do Arte na Escadaria - quais fatores contribuiram?


Dôca - O Arte na Escadaria está crescendo a cada edição. As pessoas nos dizem: "está cada vez melhor! O sucesso se da muito por ser um movimento artístico cultural independente. Idealizado e organizado por amigas ativistas culturais e moradoras de Estrela e por não possuir qualquer vínculo com nenhuma entidade, seja privada ou pública.

Os shows musicais são de qualidade, as exposições culturais interessantes o artesanato diversificado, a gastronomia também. O sucesso é de todos nós que podemos ocupar esse espaço público e usufruir da ARTE e CULTURA 

Exposição Folha de Estrela:


Chegamos à edição 891 - este é o número de vezes em que o Folha de Estrela entrou na casa dos leitores para contar histórias. A marca é alcançada nesta quinta-feira, dia 1º de de setembro de 2016. Desde o dia 20 de maio de 1999, quando o jornal publicou sua edição de número 1, circula semanalmente com notícias e prestação de serviço para comunidade estrelense.


Com esta trajetoria não poderíamos ficar fora da Festa do 1º aniversário do Arte na Escadaria.

Conheça a história da Folha de Estrela, dos primeiros passos até os dias atuais com 17 anos de história. Uma exposição de quadros com as matérias especiais publicada ao longo dos anos, e cadernos com todas edições do Jornal Folha de Estrela estarão a disposição da comunidade para relembrar fatos e acontecimentos que marcaram o município de Estrela-RS.

Esse periódico tem uma história de tradição e de desafios que vão além da esfera jornalística. Atualmente é um periódico “de qualidade”, com abrangência municipal e prestígio regional.

Da mesma forma um caderno especial contando a trajetória do "Arte na Escadaria" foi elaborado para comemorar o aniversário do Arte na Escadaria e será distribuído durante o evento que ocorrerá no domingo, 04 de setembro de 2016.
PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO ARTE NA ESCADARIA

PROGRAMAÇÃO MUSICAL - 04 DE SETEMBRO DE 2016

10h - Augusto Darde

10h 40 - Bruna Moraes e Raphael

11h 30 - Alessandro Cenci

12h 15 - About Owls & Folk - Guilherme Nyland e João Pedro Fell

13h - Piti Arruda, Sandro Lucas e Ju Petry

13h 45 - André Mâncio

14h 30 - Saudades do Samba - Solon Chaves, Andreia Marchini e Ju Petry

15h 20 - Guilherme Gregory e Ana Caroline Cézar

16h - VOCAL EM CENA

16h40 - LaRoots Mini Version - Jerônimo Schuhl

17h 30 - Banda Nêga Frida - Lucas Brolese, Caio Vicente, Enio Berga, Ju Petry, Regiane Assolini

Além disso, a Univates promoverá uma Oficina de Escrita Literária, das 15h às 17hs, dentro do Projeto Veredas da Linguagem - Coordenação da professora Rosiene Haetinger

Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: