A FETAG - Federação organizou o protesto que se repetiu em outros doze pontos do Estado. Para O presidente do STR de Estrela Rogério Hemann é importante a participação da sociedade para pressionar os governantes encontrar soluções para a manutenção dos hospitais


Por acreditar que cada vez que um hospital fecha leitos, reduz atendimentos ou cancela exames, a população é a principal prejudicada, e sobretudo, pela distância, quem está no campo sofre ainda mais com a precarização dos serviços do SUS, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG/RS) se uniu aos Hospitais Filantrópicos e Santas Casas do Rio Grande do Sul em um ato para chamar a atenção da sociedade e dos governos sobre grave crise na saúde pública do Estado. 

No Vale do Taquari a manifestação aconteceu em frente a sede da 16º Coordenadoria Regional de Saúde em Lajeado, reunindo trabalhadores rurais de Estrela-RS e de outros municípios. Outros doze pontos do Rio Grande do Sul sediaram as mobilizações.

Heemann diz também que a Fetag está atenta a proposta de criação de planos de saúde a preços populares, sugerida pelo governo para desafogar os atendimentos do sistema de saúde pública. 

Ele ressaltou que outro motivo que leva o STR para a rua é o fato da entidade ter participado da luta pela democratização do Sistema Único de Saúde e precisa atuar na resistência contra a precarização do SUS. “ Alguma coisa está errada e falta prioridade. Nós somos contrários a esse trabalho que o governo está fazendo e no nosso entendimento a intenção é forçar as pessoas a migrar para um plano pago e pela falta de investimento fazer as pessoas usar menos o SUS”.

Nenhum comentário: