COLUNA DO LUCA – 31.03.14 - Jornal O Informativo do Vale-Lajeado Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 31.03.14 - Jornal O Informativo do Vale-Lajeado
Luiz Carlos Freitag 

Prefeito Rafael Mallmann e Secretários estiveram quinta-feira à noite na Associação dos Moradores do Bairro Pinheiros. Além da prestação de contas de 2013, vários assuntos foram tratados, como a conclusão da Creche do Bairro, que vai ficar pronta em breve então zerar a lista de espera. Foi destacada a prioridade da localidade, que é a pavimentação de ruas – duas receberão a melhoria em seguida, pois estão no PAC. O Prefeito Rafael, Presidente da AMBAPI Valmir Endres e o Vereador do Bairro, Secretário do Planejamento Marco Wermann.

Mas com a nova creche finalmente termina a fila de espera das mães que querem colocar seus filhos numa creche em Estrela. No começo de 2013, haviam 596 crianças esperando vaga, mas no início de 2014 tivemos 318 novas vagas e ficaram só 139 crianças na fila. “Em 2015 não teremos mais fila de espera”, afirmou o Prefeito Rafael Mallmann. A propósito, acessei o sitewww.tce.rs.gov.br e vi que o orçamento da folha de pagamento do município, que em 2012 estava num total de 44.53% caiu para 42,96% em 2013. Informação do Tribunal de Contas do Estado. A meta é chegar aos 41% até o final desta administração.

Hoje (segunda-feira) assume o novo Presidente da CERTEL, de Teutônia. Trata-se de Erineo Hennemann sendo que o atual, Egon Édio Hoerle, assumirá a Vice-Presidência. O Egon ficou no cargo 40 anos e sempre foi muito dedicado à Cooperativa, recebendo sempre elogios e com ele a CERTEL cresceu de forma incrivel inclusive criando o setor de lojas, que são um exemplo e uma atração para nós consumidores. Quanto ao Erineo, conheço ele há muitos anos e o primeiro contato foi quando a CERTEL instalou o transformador de alta tensão para o novo Parque de Transmissores da Rádio Alto Taquari em 1977, no hoje Bairro Chacrinha. Na época, só tinha um transmissor, de 250w. 

Lorena Hauschild (PR) fez amplos elogios à Primeira Dama do Município, Carine Schwingel, pelo sucesso de entrega do 1º Troféu Multimulher, para 10 mulheres de Estrela. “A noite, no Estrela Palace Hotel foi um sucesso, faltou lugar de tanta gente que tinha. Quem foi não se arrependeu”, afirmou. Realmente de parabéns a noitada - e parece que já começaram os preparativos para o próximo evento, ano que vem.

Paulo Birck (PTB) mostrou-se preocupado com as exigências dos Bombeiros para as associações e comunidades da cidade e interior. Disse que cada vez as obrigações para realizar promoções nas sedes, ficam maiores. “Se for assim não teremos mais festividades nem bailes. Os bombeiros estão cada vez mais rigorosos”. Ele disse que mais reuniões serão feitas para tratar do assunto.

FRASE DA SEMANA: “A Secretaria de Obras de Estrela criou uma equipe que vai vistoriar as ruas de noite, verificar onde estão as lâmpadas queimadas, que serão trocadas de dia.” (Vereador Ernani de Castro (PMDB) elogiando o Secretário de Obras Cristiano Nogueira.) .

Nenhum comentário: