Câmara recebe Exposição "50 Anos - Revolução de 1964 - A Conquista do Estado"



Câmara recebe Exposição "50 Anos - Revolução de 1964 - A Conquista do Estado"

Iniciou na ultima semana, no mezanino da Câmara de Vereadores de Estrela, a Exposição "50 Anos - Revolução de 1964 - A Conquista do Estado".

A mostra contém artigos e matérias de jornais e revistas além de fotografias, todas extraídas do acervo da AEPAN-ONG. 

Segundo o curador da exposição e diretor da AEPAN-ONG, Airton Engster dos Santos a exposição busca a neutralidade na abordagem dos fatos. "O objetivo é que os visitantes acessem esse material e tirem suas próprias conclusões. A proposta é de reflexão sobre este período" afirma.

Estão expostos no legislativo estrelense, documentos que compreendem todo o período, desde o Golpe de Estado, na madrugada de 31 de março para 1º de abril de 1964, até os anos finais da ditadura na década de 1980, destacando momentos importantes como as "Diretas já" e os primeiros anos de reabertura política. O trabalho também destaca algumas das principais lideranças em ambos os lados e suas relações com Estrela.

Segundo o supervisor administrativo da casa, Daniel Pedrini é preciso lembrar deste período. "Não apenas pelo resgate histórico, mas para criar uma consciência para as gerações futuras" afirma.

O presidente do Poder Legislativo Marcelo Braun (PSDB) ressalta a importância de debater esse tema. "Também é papel do Legislativo abrir suas portas para incentivar esse debate de forma democrática" sentencia.

A Exposição permanece na Câmara de Vereadores de Estrela até o dia 15 de abril, e a visitação é aberta à comunidade nos horários de funcionamento da casa (de seg á qui das 08h ás 11h30min e das 13h30min às 17h, e sex das 08h às 14h).

Documentário

Na segunda-feira (31), será exibido antes da sessão um documentário sobre o período, produzido pela TV Escola com o historiador Boris Fausto. A exibição inicia antes da sessão, ás 17h50min.

Joilson Marcelo Pereira

Nenhum comentário: