Notícias Vale do Taquari - 15 de fevereiro de 2013

Notícias Vale do Taquari - 15 de fevereiro de 2013

Em Travesseiro as aulas na rede municipal de ensino serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 18.   
        
Na próxima quarta-feira, dia 20, às 19 horas, acontece audiência pública na Câmara de Vereadores de Putinga, para esclarecer questões relacionadas ao leilão do serviço de distribuição de energia elétrica. Atualmente este serviço é prestado por um departamento municipal, porém sem a outorga da Aneel.

Podem ser realizadas, até o dia 28 de fevereiro, as inscrições para o curso de Informática para a Terceira Idade da Univates. As aulas acontecem no câmpus de Lajeado durante 15 semanas, com um encontro semanal de duas horas, no turno da tarde. Serão oferecidos cinco módulos, com 30 horas cada.

Na próxima quarta-feira, dia 20, acontece reunião do Conselho do Idoso de Arroio do Meio com os presidentes dos grupos da terceira idade. O encontro ocorre às 14 horas, no auditório da Secretaria de Educação. Na oportunidade será oficializado o calendário de atividades para este ano.
       
Cerca de dois mil alunos da rede municipal de ensino de Arroio do Meio retornam às salas de aula no dia 20 de fevereiro. Antes disso, nos dia 18 e 19, os 180 professores e as equipes diretivas das 13 escolas municipais  terão atividades de preparação para o ano letivo.
         
A Dália Alimentos iniciou o processo de realização das assembleias regionais. São oito encontros direcionados aos associados das regiões de cobertura da Cooperativa. No dia 18, segunda-feira, o encontro será na Região 3, às 10 horas, no CTG Querência do Arroio do Meio.
     
Com o objetivo de dar as boas-vindas de uma maneira especial a todos os alunos ingressantes nos cursos de graduação, sequenciais e técnicos, a Univates promove, dias 25 e 26 de fevereiro, o “Encontro com os Bixos”. A atividade ocorrerá no turno da noite, das 19h15min às 22h15min, no Ginásio de Arena do Complexo Esportivo - Câmpus Lajeado. Na ocasião, os participantes poderão esclarecer dúvidas sobre o universo acadêmico e o funcionamento de setores da Univates.

Tem sequência hoje, na cidade de Guaporé, o roteiro de assembleias do Sicredi Região dos Vales. A assembleia inicia às 20 horas e 30 minutos.
        
Na noite de hoje acontece o Baile de Carnaval no Ginásio Esportivo de Fazenda Vilanova. Haverá premiação para os melhores e mais numerosos blocos que participarão do evento.
        
Hoje, às 21 horas, acontece na Concha Acústica do Parque dos Dick, em Lajeado, a etapa regional do concurso Garota Verão 2013. Na passarela estarão jovens classificadas em concursos municipais de 18 cidades. A região alta do vale estará representada por Liane Bonometti, de Anta Gorda; Kênia Weber Rocha, de Doutorr Ricardo; Vitória Bertozzi Lahude, de Encantado; e, Giulia Momberger, de Roca Sales.
        
Neste fim de semana, chega ao fim o horário de verão. À meia-noite de domingo, moradores de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e do Distrito Federal devem atrasar seus relógios em uma hora. Em vigência desde o dia 21 de outubro, o horário de verão tem como objetivo diminuir o risco de problemas de fornecimento de energia elétrica no período em que a demanda cresce, devido ao calor intenso e a produção industrial.

A solenidade de inauguração da nova sede da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), localizada na Rua Padre Anchieta, 1511, sala 201, no centro de Encantado, está marcada para o dia 09 de março. Até o início do ano a associação funcionava junto ao poder legislativo da cidade, mas o espaço foi solicitado pela mesa diretora. A solenidade de inauguração está marcada para às 11 horas e 45 minutos.

No dia 09 de março, data da inauguração da nova sede da AVAT, ocorre também a primeira reunião do ano da entidade. Será na Câmara de Vereadores de Encantado, a partir das 8h30min. Kátia Heemann, da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, e o vice-presidente do Banrisul, Flávio Lammel, serão os palestrantes.

A Fábrica de Calçados Oportuna vai se instalar em Bom Retiro do Sul, gerando inicialmente 30 postos de trabalho.

Nesta semana a Defesa Civil de Estrela distribuiu mais de cem telhas a moradores dos bairros Moinhos e Marmitt, que tiveram suas casas destelhadas num temporal no início deste mês.

Instalada na tarde de ontem pela Assembleia Legislativa, a comissão montada por deputados gaúchos para acompanhar a investigação do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, já foi alvo de polêmica. Horas após assumir a coordenação da Comissão de Representação Externa, o deputado Jorge Pozzobom (PSDB) deixou o cargo após ser noticiada a sua atuação como advogado de um dos sócios da casa noturna, Mauro Hoffmann, em um processo envolvendo outro negócio do empresário. O presidente da Assembleia, Pedro Westphalen (PP), informou que Pozzobom seria substituído pelo deputado Paulo Odone (PPS), 1º vice-presidente da Casa.

Encerram hoje as inscrições de artistas que desejam expor os seus trabalhos na Univates, ao longo de primeiro semestre de 2013. Podem ser expostos “desenhos, gravuras, pinturas, esculturas, cerâmicas, arte têxtil, fotografias” e outros. Os espaços serão abertos em pelo menos seis prédios do complexo universitário em Lajeado.
       
A Câmara de Vereadores de Putinga realiza no dia 09 de março, às 09 horas, a Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Cada vereador indicará uma homenageada. 
        
As escolas de ensino fundamental de Encantado iniciam na próxima semana o ano letivo de 2013. As atividades para os professores ocorrem nos dias 20, 21 e 22. Já as aulas serão retomadas no dia 25 de fevereiro.
           
A Univates recebe inscrições para o curso de pós-graduação em Branding & Business, ligado ao Curso de Design. As aulas serão ministradas por mestres da área, vindos de diversos países como Chile, Espanha, França e Estados Unidos. As aulas iniciam em abril.    

Preocupado com a falta de objetividade e determinação das lideranças encantadenses  pela implantação de uma UTI  no Hospital Santa Teresinha, o vereador Adroaldo Conzatti (PSDB), propôs a criação de uma Comissão Externa para tratar do assunto.  Segundo o vereador, não existe por parte da direção do Hospital  e nem da Secretaria Municipal da Saúde, uma definição clara quanto a prazos, custos e origem dos recursos para a efetivação do projeto, situação que deve ser corrigida.
       
Na próxima quinta-feira, dia 21, às 09 horas, acontece no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, a assembleia da AMVARP (Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo). Entre os assuntos em pauta, o Consórcio Intermunicipal de Serviços.
          
No próximo domingo, dia 17, ocorre mais uma edição do Vestibular Complementar da Univates. A prova única de redação será aplicada, das 13h30min às 16h30min, no câmpus de Lajeado, no Prédio 12, e no câmpus de Encantado. Os vestibulandos devem chegar ao local da prova com antecedência mínima de 30 minutos e munidos de documento de identidade, comprovante de inscrição, lápis, borracha e caneta preta ou azul. A lista completa com a localização da sala da prova pode ser conferida nosite www.univates.br/vestibular.

Os vereadores de Bom Retiro do Sul autorizaram o prefeito Pedro Aelton Wermann a firmar convênio com o Banrisul, dentro do Programa Gaúcho de Microcrédito. A implantação do programa possibilitará o apoio a novos empreendimentos no município.
           
Em Teutônia o vereador Marcelo Brentano está propondo que as sessões ordinárias sejam filmadas e disponibilizadas via internet.
        
O ex-prefeito de Boqueirão do Leão João Davi Goergen, continua defendendo junto ao governo do estado, a urgente necessidade de asfaltar os acessos para todos os pequenos municípios. No Vale do Taquari continuam com acesso por estrada de chão, as cidades de Relvado, Coqueiro Baixo, Capitão, Sério, Canudos do Vale e Boqueirão do Leão.

O grupo de artesãs de Travesseiro está trabalhando na organização de uma exposição dentro das festividades de aniversário do município, que ocorre em março. Os trabalhos são coordenados pela extencionista da Emater, Mara Segheto.

A Secretaria da Assistência Social de Capitão estrutura um curso com 180 horas para habilitar pessoas a cuidar de idosos. O curso gratuito exige idade mínima de 17 anos do participante, e as inscrições podem ser efetuadas até o dia 07 de março. O curso está sendo oportunizado através do   PRONATEC – Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego – Brasil sem Miséria.
       
A Escola Estadual de Capitão iniciará as atividades escolares do ano de 2013, na segunda-feira, dia 18, com os professores, e, no dia 20, quarta-feira, com os alunos. As aulas ocorrem nos três turnos, manhã, tarde e noite, sendo que ainda há vagas nos ensinos fundamental e médio.      
        
Iniciam neste mês as atividades da Escolinha Municipal de Esportes de Capitão. Na terça-feira, dia 19, às 14 horas, começam os treinos para o feminino. As atividades do masculino iniciam no dia 20 de fevereiro, às 09 horas e 30 minutos, para quem estuda no turno da tarde, e, às 14 horas para quem estuda de manhã. Já no dia 21 de fevereiro serão retomadas as aulas da Escolinha de Vôlei. As atividades ocorrem na sede da Sociedade Esportiva Sete de Setembro.
      
A Secretaria da Agricultura de Travesseiro colocou a disposição dos agricultores um caminhão de transporte de dejetos líquidos. Os agricultores devem agendar o serviço na própria secretaria.

Encantado se prepara para receber a 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Motonáutica – Copa Dália, no próximo dia 24. O local escolhido, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, a Lagoa da Garibaldi, vai receber no sábado (23), a partir das 14h os treinos livres, no domingo pela manhã (10h) prova extra de jet ski e a partir das 14h a etapa oficial que abre a temporada do tradicional campeonato estadual que reúne pilotos de todas as regiões.

Em Marques de Souza os carnês do IPTU já estão a disposição e podem ser retirados no setor de protocolo da Prefeitura.
               
 Os contribuintes de Roca Sales já podem retirar na Prefeitura os boletos referentes ao IPTU do exercício 2013. A data para o primeiro vencimento é 1º de abril, quando o desconto para pagamento em cota única chega a 10%. Aqueles que optarem pelo parcelamento poderão dividir em quatro parcelas iguais, com vencimentos em 1º de abril, 31 de maio, 02 de setembro e 02 de dezembro.
        
Em Capitão, o Grupo de Prevenção em Saúde retoma as atividades no mês de março de 2013.

A Prefeitura de Paverama vai comprar dois caminhões através do pregão presencial no dia 26 de fevereiro, na prefeitura, aplicando recursos liberados a partir de emendas parlamentares.
       
O alistamento militar para os jovens nascidos em 1995 deve ser feito até o dia  28 de junho. Quem nasceu antes de 1995 e ainda não se alistou também deve comparecer às juntas de serviço militar, apresentando a certidão de nascimento e uma foto 3x4.

A Câmara de Vereadores de Arroio do Meio continua em recesso e deve ter a sua primeira sessão ordinária da atual legislatura, às 18 horas e 30 minutos, do dia  1º de março.
           
O Detran/RS realiza concurso público para  preencher 216 vagas de níveis médio, técnico e superior. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira, dia 18, no site da Fundatec. A prova objetiva do concurso está programada para o dia 07 de abril, em Porto Alegre. Os salários oferecidos variam de R$ 1.578,00 à  R$ 4.456,00.
                  
A Secretaria de Agricultura de Marques de Souza realiza até o dia 15 de março, o levantamento dos talões de produtor. O agricultor que não registrar as vendas no talão e não apresentá-lo perderá o bônus auxilio da administração.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Continuado da  Faculdade La Salle de Estrela. O processo seletivo está marcado para segunda-feira, dia 18, às 19 horas, na Faculdade. A prova será uma redação. Há vagas nos cursos de Administração, Agronegócio e Gestão Ambiental. A taxa de inscrição é de R$ 10.

No dia 20 de fevereiro acontece em Ilópolis, uma programação especial para comemorar os cinco anos de criação do Museu do Pão, junto a escola de panificação. Entre as atrações será realizada uma oficina de culinária, ministrada por técnicos da Emater.
                  
As secretarias de Agricultura e de Obras de Muçum, com apoio do STR e orientação da Emater, programam a Feira do Peixe Vivo para a Semana Santa. Os piscicultores com interesse em participar, podem contatar  com os organizadores. 
        
A administração municipal de Santa Clara do Sul já trabalha visando a estruturação da segunda edição da "Santa Flor", feira que acontece no mês de setembro. A primeira atividade será a escolha da rainha e princesas da feira, evento programado para dia 23 de março, na Sociedade Centro de Reservistas. As jovens interessadas em participar devem se inscrever até o dia 24 de fevereiro.
       
Nos dias 02 e 03 de março ocorre em Linha Cabriúva - Paverama, a terceira edição da "Carreteada de Bois". Estão sendo preparadas cerca de trezentas carretas puxadas por bois, num desfile de 12 quilômetros de estradas de chão. O evento é complementado por um festival de música sertaneja raiz.
               
A Secretaria da Agricultura de Encantado está realizando o levantamento das notas e respectivas contra notas dos talões de produtor rural do exercício de 2012. O horário de atendimento é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. O prazo de apresentação dos talões encerra-se no dia 28 de fevereiro.

No dia 20 de fevereiro acontece o início do ano letivo no Colégio Teutônia. 
           
A Secretaria da Agricultura de Capitão realiza até o dia 28 de fevereiro, o período de encomenda de alevinos.

A secretária de Educação em Ilópolis, Silvia Perin, confirma que as aulas nas escolas municipais começam dia 27 de fevereiro.
        
Estão sendo intensificados os preparativos para mais uma edição da Expoagro Afubra. O evento ocorre de 20 a 22 de março,em Rincão Del Rey - Rio Pardo.  

A administração municipal de Travesseiro definiu o calendário de atividades alusivas ao aniversário do município no mês de março. Entre as atrações, para o dia 03 está programado o Veloterra; dia 10 festa na Picada Felipe Essig; nos dias 16 e 17 o Encontro de Trilheiros do Moctra (Moto Clube de Travesseiro); e, dia 31 de março tem Domingueira no Travesseirense com animação da Banda Portal da Serra.

A Secretaria da Agricultura de Roca Sales estará recebendo até o dia 29 de março o Talão de Produtor dos agricultores com as notas extraídas em 2012. Mesmo quem não extraiu nenhuma nota deve fazer a apresentação, evitando assim, que o talão seja baixado junto à Receita Federal.

O poder legislativo de Mato Leitão está em recesso. A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 05 de março.
           
A Câmara de Vereadores de Estrela está em período de recesso parlamentar, a próxima sessão ordinária está marcada para o dia 18 de fevereiro, às 18h30min.

No dia 29 de março, acontece em Muçum, a encenação “A Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo”. O evento ocorre na Praça da Matriz, a partir das 20 horas, sem cobrança de ingresso.

O Setor de Tributação da Prefeitura de Travesseiro iniciou o levantamento dos talões de produtor formando a base de dados para calcular o retorno do índice de ICMS do município. A apresentação dos talões é feita na prefeitura e é preciso que o agricultor leve as notas e respectivas contra notas de 2012. Os produtores que trabalham com as empresas integradoras deverão obrigatoriamente levar as notas de fechamento dos lotes do ano passado.

O reinício das aulas na rede estadual de ensino ocorre dia 27 de fevereiro. 
       
O Curso de Gastronomia Gaúcha da Univates, que já formou 600 profissionais, recebe até o final de fevereiro as inscrições para mais uma edição. O curso que terá 20 alunos, está programado para iniciar no dia 04 de março. As inscrições devem ser feitas pelo site da Univates.

Programado para este ano a realização de um curso gratuito com 180 horas,  de “Cuidador de Idosos”, no Senac em Lajeado. O curso deve iniciar no dia 19 de março, com aulas uma vez por semana.

Até o dia 01 de março de 2013 o atendimento ao público no Cartório Eleitoral de Encantado ocorre no horário das 13 às 19 horas.
             
Os Vales Rio Pardo e Taquari se unem na organização de um evento que se propõe a fortalecer o setor turístico. O Salão do Turismo dos Vales (Turisvales2013) - Explore Novos Caminhos - reunirá a exposição das rotas, roteiros e atrativos turísticos menos explorados da região Sul do país. O Turisvales 2013 ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de agosto no Parque do Imigrante, em Lajeado, e deve ter 200 espaços comercializados.O evento é promovido pela Amturvales e a Aturvarp.A realização é da Lume Organização de Eventos e conta com as parcerias da Secretaria Estadual de Turismo do RS e da Prefeitura de Lajeado.


Nenhum comentário: