Estrela-RS - Câmara de Vereadores - 25 de fevereiro de 2013


Vereador propõe regulamentação para volume de veículos de propaganda 
O vereador Luis Fernando Schneider (PMDB) iniciou sua manifestação na tribuna da Câmara de Vereadores falando sobre seu arquivo pessoal, no qual o edil reúne suas ações ao longo dos 12 anos de vereança. Lui afirmou que sempre que necessário vai trazer seus arquivos para “lembrar respeitosamente” a administração de que muitas demandas já foram reivindicadas há mais tempo. Voltando ao seu arquivo, falou sobre uma tentativa, em dezembro de 1999, de solução da questão dos veículos que fazem serviço de publicidade móvel que praticam um som acima do permitido. Schneider ressaltou que não só os veículos de publicidade, mas também os locais que tem música ao vivo precisam respeitar um nível de volume que não prejudique os demais munícipes, pois muitos moradores procuram o vereador para reclamar. Ao fim de seu pronunciamento Schneider ainda propôs que esta questão volte a ser debatida pelo Poder Legislativo 

Vereador critica administração municipal no caso das lombadas 
Na sessão de segunda-feira (25), o vereador Paulo Floriano Scheeren (PPS) citou reportagens que foram veiculadas na imprensa sobre os controladores de velocidade que não estão em funcionamento. O edil criticou o governo municipal que não resolveu o problema até o momento. 

O parlamentar Gerson Adriano da Silva (PT) lembrou que há muitos anos atrás, muitos acidentes ocorriam, especialmente em vias de grande movimento de automóveis e pedestres como a Avenida Rio Branco, citando que estatisticamente, vias que possuem o sistema de lombadas ou algum dispositivo que obrigue o condutor a reduzir a velocidade, previne muitos acidentes. O vereador José Itamar Alves (PTB) rebateu as acusações de Scheeren, afirmando que não foi possível solucionar o problema ainda, pois o mesmo foi culpa da administração anterior, ressaltando que já foi convocada uma nova licitação para que seja resolvida essa situação. 

Telefonia Rural preocupa Vereador 
O vereador Marcelo Braun (PSDB), iniciou seu pronunciamento da tribuna falando sobre um pedido de informação encaminhado em novembro do ano passado, onde requeria maiores informações sobre a situação da telefonia rural do município e alegou não ter sido atendido pela antiga administração. Segundo o vereador, há muitas reclamações quanto a telefonia e à internet fornecida nas localidades do interior, e por isso gostaria de saber se o equipamento, cuja compra foi autorizada pela legislatura anterior, foi instalado. O vereador Paulo Floriano Scheeren (PPS) rebateu afirmando que o equipamento resolverá o problema, mas que este ainda não foi instalado.

Corte de árvore gera debate na Câmara de Estrela 
Depois da denúncia do vereador Paulo Floriano Scheeren (PPS), sobre o corte de uma árvore no estacionamento de um supermercado, nas proximidades do parque Princesa do Vale, rendeu debates na sessão da Câmara de Vereadores de Estrela desta segunda-feira (25). 

O vereador Adriano “Pida” Scheeren (PSB) rebateu a denuncia de Paulão apresentando na tribuna um documento assinado pela ex-vice prefeita do município autorizando o corte da referida árvore. “Eu busquei entender o que foi feito e descobri um laudo de uma vistoria que recomendava e autorizava o corte da árvore. O laudo diz que esta árvore tinha pouca base e podia cair em cima de veículos” afirmou o vereador, que ainda lembrou que a documentação está na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

O Vereador Élio Jair Kunzler, dirigindo-se a Paulo Scheeren, afirmou que foi o próprio governo defendido por Paulão quem autorizou o corte. Paulo Scheeren rebateu: “Os fatos ainda vão ser apurados”.

Vereador quer turismo rural e asfaltamento da RS129 entre Estrela e Bom Retiro do Sul 
O vereador Adriano “Pida” Scheeren (PSB) revelou na tribuna da Câmara de Vereadores, que esteve em reunião a direção regional do DAER, acompanhando o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann e seu vice Valmor Griebeler e também o prefeito de Bom Retiro do Sul, Pedro Aelton para tratar sobre projeto de melhorias e asfaltamento da RS 129, no trecho que liga os dois municípios. Scheeren destacou que é necessário um trabalho em três frentes de atuação. “É preciso apoio da comunidade, da administração municipal e também de municípios vizinhos” frisou. O edil ainda sugeriu que a melhoria nesta via seja acompanhado de um projeto de aproveitamento turístico, pois segundo ele há espaço para criação de uma rota de turismo rural.

Vereador pede controladores de velocidade no bairro Auxiliadora 
O vereador Vanderlei Eidelwein (PR) pediu que a Administração Municipal instalasse redutores de velocidade na Rua Geraldo Pereira, no bairro Auxiliadora, pois segundo o edil, esta seria uma forma de reduzir os riscos de acidentes já que muitos motoristas imprimem velocidades elevadas ao passar por esta via. 

Deputado Estadual vai palestrar no MultiMulher 
No uso de seu espaço na tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela na sessão de segunda-feira (25), a vereadora Lorena Hauschild (PR) confirmou a presença do deputado estadual Edegar Pretto como um dos palestrantes da agenda do MultiMulher que acontece em março. Segundo Hauschild, o deputado vai palestrar na sede do Poder Legislativo no dia 12 de março para falar sobre a campanha do “Laço Branco”, que busca engajar o publico masculino na luta pela não violência contra a mulher.

Vereador divulga Calendário de Eventos do município e revela verba para o Centro Municipal de Cultu 
Durante o uso de seu espaço na tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela na segunda-feira, o vereador Andréas Hamester (PP) divulgou o Calendário de Eventos 2013 do Município. O edil ressaltou que o calendário é um instrumento que agrega informações de praticamente todas as atividades das entidades de Estrela e destacou que as imagens que ilustram cada mês, são de eventos realizados pela SeculTur. Hamester ainda falou sobre o Centro de Cultura de Estrela, que em breve estará concluído, e revelou que vice-prefeito informou o vereador que uma verba de cerca de R$500 mil foi obtido para a conclusão do Centro de Cultura. 
__________________ 
Joilson Marcelo Pereira

Nenhum comentário: