Coluna Pílulas em Preto e Branco, da Folha de Estrela - Luiz Carlos Freitag


Coluna Pílulas em Preto e Branco, da Folha de Estrela de 14.02.13:

MAGRA-INVENTIVA: Por enquanto não tem. Mas semana que vem, tudo deve voltar ao normal, com o fim das férias dos Senhores Vereadores. As Sessões Ordinárias da Câmara retornam a partir do dia 18, segunda-feira. Um monte de gente já me falou que vai lá assistir. Será verdade?

FRASE: "

O inter é um circo, este ano, pois sem estádio vai ter que se apresentar em várias cidades daqui prá frente"(Gremista tirando sarro, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Muito bonito a gente vir de Lajeado, à noite, e chegar no meio da Ponte sobre o Rio Taquari. Começa uma iluminação maravilhosa da BR 386. O Prefeito Rafael Mallmann me disse que estudará uma maneira de ampliá-la, até o Laguinho. Daí sim, vai ser uma loucura!

Bem, o Carnaval terminou, o Feriadão também. Como teve locais fechados na segunda-feira, aproveitando o Carnaval! Isso que as Folias de Momo em Estrela e Vale do Taquari estão pequenas, quase nem existem mais. Mas tudo bem, foi tudo aproveitado. Agora os preparativos para a chegada do Fim de Ano. Sim, porque depois do Carnaval, o Natal já está batendo às nossas portas.

E a AMBAPI - Associação dos Moradores do Bairro Pinheiros, continua a mil, se preparando para a primeira promoção do ano. Vai ser o Jantar-Baile do dia nove de março, na sua sede. A Diretoria está satisfeita com a procura de ingressos. Custam R$ 18,00 com direito ao churrasco servido na mesa, no espeto. Ah, e a animação vai ser do Embalo Musical com Celso Machado, de Sapiranga.

O Presidente Estadual do PMDB, Deputado estadual Edson Brum, recebeu a visita do Prefeito de Colinas, Gilberto Keller. Entre os assuntos, a eleição do próximo ano. É intenção do parlamentar aumentar o número de deputados na Assembléia. E para isso, seguramente teremos um candidato a Deputado Estadual no Vale do Taquari. E continuam as tratativas para acertar a coligação PMDB/PDT, para concorrer ao Palácio Piratini. A propósito: Será que teremos também aqui um candidato a Deputado Federal, como na eleição passada?

Falando nisso: O Vale do Taquari, com mais de 240 mil votos, não conseguiu eleger nenhum Deputado Estadual. Federal então, nem se fala. Mas sempre tivemos pelo menos um representante na Assembléia Legislativa - até dois - agora não temos nenhum daqui. Quem manda votar em candidato Copa-do-Mundo? Daqueles que só aparecem por aqui de quatro em quatro anos, legítimos para-quedistas.

E nossa gasolina? Agora custando R$ 3,00 e até mais, em alguns postos. Assim tá dificil. Os rumores são de que a Petrobras estaria quebrando. Gastos excessivos deve ser o motivo. Mas é brabo a gente ficar pagando o pato.

Ainda eleições: Não pensem que a Campanha para Prefeito terminou e que só vai recomeçar depois da eleição do ano que vem. Já tem gente se preparando para concorrer em 2016. Dá para observar alguns políticos começando a manter contatos, preparando futuras coligações.

Comentei que o PMDB vai ter candidato a Deputado Estadual, pelo Vale do Taquari: Mas evidentemente que não será o único Partido. Sem dúvida teremos também candidatos do PT, PP, PDT, PR, PTB, PPS. E quem sabe também do PSDB, DEM e PSD. Nomes, por enquanto não,mas sem dúvida que teremos mais de um candidato por Estrela. Qualquer informação, a Coluna está aberta.

Então vamos ver: Quantos candidatos a Deputado Estadual poderemos ter em Estrela, ano que vem? Já dá prá começar a calcular. Acho que teremos tres, ou até quatro. Duvidam? Não vou falar em nomes por enquanto, mas que isso pode acontecer, ah, sem dúvida que pode. Se bem que destes quatro - se forem quatro - tres deverão concorrer para se preparar para a eleição a Prefeito em 2016. Todo mundo sabe que em matéria de eleições, o objetivo principal é ficar na vitrine. E quem sabe não teremos também um candidato a Senador? Lembrem que Estrela já teve uma candidata a Suplente de Senadora.

Quinta-feira da próxima semana, dia 21, mais uma reunião dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari. Desta vez serão convidados os atuais Secretários. Vamos ver quantos se farão presentes. Ah, esta reunião será em Estrela e o anfitrião é o Hilário Eidelwein. Os Ex-Secretários vão se colocar a disposição dos atuais, para ajudar no que for necessário.

Pessoal e máquinas contratadas pela Prefeitura para limpeza das ruas, trabalharam esta semana no Bairro Pinheiros. Eu estava aguardando, para ver de perto. Realmente, fazem um bom serviço. Além de tirar todo o capim das ruas, recolhem tudo, inclusive a terra que sobra e um caminhão levou embora. Até acho que seria um bom negócio adquirir tal equipamento.

Mais uns dias e as aulas iniciam. É, as férias estão acabando. Mas bem que a garotada deve estar querendo voltar para a escola. Se bem que o verão deve ser aproveitado ao máximo.

A coleta de lixo funcionou normalmente no Feriadão. Nenhuma falha, tudo foi feito de acordo com o cronograma estabelecido. Legal.

Nenhum comentário: