Vale do Taquari Notícias - 11 de setembro de 2012

Vale do Taquari Notícias - 11 de setembro de 2012

A Receita Federal liberou hoje a consulta ao lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física declarado este ano, e de lotes residuais de 2011, 2010, 2009 e 2008. O contribuinte interessado deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. A restituição estará depositada nas agências bancárias na próxima segunda-feira, dia 17.

A Univates sediou ontem o lançamento da 17ª edição do livro “Os Jovens Poetas de Lajeado”. A obra conta com 195 poesias e 31 desenhos de 226 alunos de 31 escolas da região, a partir das séries iniciais do Ensino Fundamental. Professores, familiares e autoridades da região lotaram o auditório do Prédio 7 para prestigiar os estudantes. A iniciativa é do Rotary Club Lajeado-Engenho.

 Hoje, a partir das 13 horas e 30 minutos, acontece no Auditório Imigrante, do Centro Administrativo de Encantado, uma palestra para os criadores de bovinos, abordando temas como “Produção de Pastagens” e “Nutrição Animal”. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Agricultura em parceria com a empresa Boqueirão.
        
No dia 24 de setembro, a Univates promove em parceria com a Pastoral Universitária Ecumênica (Pasune), o evento “Recursos hídricos: debater para participar”. A atividade ocorre, a partir das 19h15min, no auditório do Prédio 11. A atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade acadêmica e demais interessados.

Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado. Às 19 horas ocorrem sessões ordinárias nas câmaras de Imigrante e Bom Retiro do Sul. Já às 19 horas e 30 minutos, tem sessão do poder legislativo de Muçum.
        
Neste momento está sendo realizada Reunião-Almoço empresarial, na SOVA, em Venâncio Aires. O palestrante é o consultor empresarial e professor de economia, Marcelo do Carmo Rodrigues que aborda o tema: “A evolução do pensamento estratégico”.
           
Acontece amanhã, às 14 horas, a audiência em Porto Alegre, sobre a lentidão das obras de asfaltamento da ERS-121, trecho entre Boqueirão do Leão e Sério. A direção do Daer, receberá a comissão de moradores e de representantes das administrações municipais das duas cidades.
       
O prefeito de Boqueirão do Leão e também coordenador estadual do movimento dos municípios sem acesso asfáltico, João Davi Göergen, revelou que restam 88 cidades gaúchas, todas de pequeno porte que ainda tem estradas de chão como principal acesso. No Vale do Taquari estão nesta situação, os municípios de Relvado, Capitão, Coqueiro Baixo, Sério e Boqueirão do Leão sem acesso asfáltico.
       
A Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia realiza nesta quarta-feira, dia 12, a primeira Reunião-Almoço com os candidatos a prefeito e vice. Será a oportunidade de Renato Altmann  e seu vice Evandro Biondo, da coligação “Teutônia com Muito Orgulho”, apresentarem o plano de governo. O evento ocorre no Grêmio Cultural e Recreativo Teutoniense, a partir das 11h45min. Já os candidatos a prefeito e vice Jonatan Brönstrup e  Werner Wiebusch, da coligação “Teutônia em Primeiro Lugar”, palestram no dia 18 de setembro.
          
Realizada na tarde de ontem em Lajeado a reunião dos prefeitos  diretamente ligados com as RSC-453, ERS-129 e ERS-130, entre Venâncio Aires e Muçum, com a Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari, para debater os avanços alcançados na proposta de duplicação destas rodovias. Os projetos principais, impacto ambiental e impacto econômico, devem ser patrocinados pela comissão e entregues a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística em dois meses. Há uma empresa interessada em elaborar estes projetos cobrando R$50 mil, valor que será rateado entre os sete municípios. 
       
O concurso "Soluções para Cidades 2012", organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, está reconhecendo o trabalho de cinco estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates. A proposta foi encontrar uma alternativa de moradia para 133 famílias residentes em área de risco, no município de Ubatuba, no litoral paulista.  A dupla  Gisela Paula Giongo e Cristiane Lavall conquistou o 3º lugar e o grupo formado por Janaína Khun, Alexandre Hollermann e Artur Pretto, recebeu menção honrosa

A Biblioteca Pública Municipal de Lajeado tem seus horários de funcionamento alterados durante a VII Feira do Livro. De hoje até sexta-feira, dia 14, o atendimento ocorre das 9 às 15 horas, enquanto que no sábado, dia 15, não haverá expediente.

Na próxima quinta-feira, dia 13, a Univates realiza mais uma edição do Café & Cultura, com apresentação do músico Max Lima. O show ocorrerá a partir das 20h30min, na Cafeteria do Prédio 9. O evento, que tem por objetivo reunir músicos, escritores, poetas e demais interessados, ocorre todos os meses, sendo gratuito e aberto à comunidade.
         
A Cooperativa Languiru realiza hoje, às 14 horas, um seminário sobre Agroclimatologia. Serão debatidas tendências do clima para épocas de plantio e colheita, e projetadas situações para as próximas safras. Confirmados como palestrantes a meteorologista da Metsul, Estael Sias, e do geógrafo e professor da Ulbra, Dr. Dakir Larara. O evento será realizado na sede da Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia.
          
Entre os dias 12 e 14 de setembro, será realizado o 9° Simpósio Jurídico Jusvale, no prédio sete da Univates. O  objetivo é  trazer informações a respeito de assuntos não abordados em sala de aula. O primeiro painel no dia 12, enfoca a  “Copa 2014, reflexos positivos e negativos”.
         
A UESA (União Encantadense das Associações de Água) realiza reunião nesta quarta-feira, dia 12, às 19 horas e 30 minutos, no Auditório Imigrante, do Centro Administrativo. Na oportunidade serão tratados assuntos relacionados a outorga dos poços artesianos comunitários. Todos presidentes e vices das associações de água estão sendo convocados para o encontro.

Nenhum comentário: