Notícias Vale do Taquari - 10 de setembro de 2012


Vale do Taquari Notícias - 10 de setembro de 2012

Hoje serão realizadas sessões em diversas câmaras de vereadores da região. Na cidade de Encantado a sessão do legislativo inicia às 17 horas. Em São Valentim do Sul a sessão da câmara ocorre às 18 horas. Às 18 horas e 30 minutos ocorrem sessões em Coqueiro Baixo e Estrela. Em Fazenda Vilanova, Venâncio Aires e Roca Sales as sessões dos legislativos começam às 19 horas. Já na cidade de Nova Bréscia a sessão da Câmara de Vereadores ocorre às 19 horas e 30 minutos.  

A Secretaria de Educação e Cultura de Arroio do Meio em parceria com o SENAR, promove curso de artesanato em palha de trigo. A capacitação ocorre a partir de amanhã. As inscrições podem ser feitas ainda hoje, no Departamento de Cultura de Arroio do Meio.
       
A Câmara do Comércio, Indústria e Serviços – CACIS, de Estrela abre hoje a série de quatro eventos programados para este mês. Às 19 horas desta segunda-feira acontece na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, o lançamento do livro “Perfis de Estrela” de autoria de Werner Schinke.
       
Apenas sete prefeitos participaram da reunião da Amvat realizada na última quinta-feira, na cidade de Arvorezinha. A próxima assembleia da entidade ocorre em outubro, após as eleições, em local a ser definido.
       
O complexo educacional que está em fase de construção em Colinas, terá um investimento de R$ 2 milhões e deve entrar em funcionamento no começo de 2013, abrigando cerca de 400 estudantes, desde a educação infantil até a série final do ensino fundamental. Os recursos para a obra estão sendo liberados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
       
Investindo mais de R$ 6 milhões, o STR de Arroio do Meio amplia o seu supermercado e anuncia a abertura do espaço novo para o dia 28 de setembro. Entre as novidades, está o espaço para estacionamento, com capacidade para 75 veículos em área coberta.
        
A CDL de Lajeado e a Univates promovem quinta-feira, dia 13, às 20 horas, palestra com o publicitário e diretor da Peretroiska (escola de atividades criativas), Tiago Mattos. Ele apresentará o tema “A Era da Experiência”, no Salão Panorâmico do Clube Tiro e Caça, em Lajeado. 
        
A Secretaria de Saúde de Encantado anuncia para o próximo sábado, dia 15, uma ação comunitária, no Loteamento São José. Na oportunidade serão efetuados diversos testes de saúde, encaminhamentos de exames e confecção do cartão SUS.
           
Ontem aconteceu o encerramento da programação da Semana da Pátria de Capitão, com o desfile do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, com sede em Santa Cruz do Sul.
         
As lideranças da comissão de mobilização pela aceleração das obras de asfaltamento da ERS-121, entre Forquetinha e Sério, terão uma audiência com representantes do DAER. Um dos líderes do movimento, André da Rocha Castro, alerta que não será aceita   enrolação e se preciso for, a estrada será fechada por tempo indeterminado
       
Depois de duas manifestações com o bloqueio da VRS-482 entre Arroio do Meio e Capitão,  a comissão de mobilização de moradores que residem ao longo das margens desta rodovia, preparam  um calendário de mobilização. No dia 13 de outubro  haverá um manifesto na RS 130, trevo de acesso à cidade de Arroio do Meio, com a entrega de mudas de árvores e soltura de balões com sementes de essências nativas e mensagens de apelo aos governantes. Outra manifestação será dia 20 de outubro, na RS 130, no acesso para a VRS-482. Os moradores querem o reinício das obras de pavimentação da rodovia.

A Cooperativa Languiru realiza nesta terça-feira, dia 11, um seminário sobre agroclimatologia. Serão debatidas tendências do clima para épocas de plantio e colheita, e projetadas situações para as próximas safras. Confirmados como palestrantes a meteorologista da Metsul, Estael Sias, e do geógrafo e professor da Ulbra, Dr. Dakir Larara. O evento será realizado na sede da Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia.
          
A UESA (União Encantadense das Associações de Água) realiza reunião na quarta-feira, dia 12, às 19 horas e 30 minutos, no Auditório Imigrante, do Centro Administrativo. Na oportunidade serão tratados assuntos relacionados a outorga dos poços artesianos comunitários. Todos presidentes e vices das associações de água estão sendo convocados para o encontro.

Amanhã, a partir das 13 horas e 30 minutos, acontece no Auditório Imigrante, do Centro Administrativo de Encantado, uma palestra para os criadores de bovinos, abordando temas como “Produção de Pastagens” e “Nutrição Animal”. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Agricultura em parceria com a empresa Boqueirão.
        
Com o objetivo de incentivar a leitura e promover a cultura, de 11 a 16 de setembro acontecerá, no Parque do Imigrante, a VII Feira do Livro. Além da exposição e comercialização de livros, acontecerão apresentações artísticas, encontros com escritores, oficinas e palestras. A ação é promovida pela Prefeitura de Lajeado em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).
           
O Sindicato dos Bancários, com sede em Lajeado, tem eleições nesta terça e quarta-feira. Concorre chapa única liderada por Edson Antônio Leidens. A eleição somente será validada se houver dois terços dos votos válidos.

Nenhum comentário: